Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452008000200005
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

The Clown Doctors in a pediatric unit of internment: experiences of the nursing staff

Los Doctores de la Alegría en una unidad pediátrica de internación: experiencias del equipo de enfermería

Os Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica: experiências da equipe de enfermagem

Roberta Ramos de Oliveira; Isabel Cristina dos Santos Oliveira

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Abstract

The study was focused on the nursing staff experience with Clown Doctors intervention at one unit of pediatric internment. The objectives were to describe the nursing staff knowledge regarding the Clown Doctors’ performance and to analyze the nursing staff experience with this group. A qualitative study was conducted with ten members of the nursing staff by applying non-directive interview in group. The results highlighted the recognition of the benefits of this intervention over the children illness recovery during their internment, as well as the triad of relations between clowns, accompanying mother and nursing staff. It is concluded that the clowns act as helpers agents, attempting against for the fact of that tricks and toys constitute resources, that may/might to be used in the hospital context, causing new meanings to the taking care of.

Keywords

Equipe de Enfermagem, Criança hospitalizada, Jogos e brinquedos

Resumen

El estudio enfoca la experiencia del equipo de enfermería con los Doctores de la Alegría en una unidad pediátrica de internación, teniendo como objetivos: describir el conocimiento del equipo de enfermería cuanto a de la actuación de los Doctores de la Alegría y analizar las experiencias del equipo de enfermería cuanto a ellos. Estudio de naturaleza cualitativa, y los sujetos fueron diez miembros del equipo de enfermería Para el abordaje de los sujetos fue usado entrevista no directiva en grupo. Constatase que la mayoría de los deponentes conocían la actuación de los Doctores de la Alegría, siendo posible evidenciar reacciones y ventajas durante la hospitalización del niño, tan bien como la tríada de relaciones entre los payasos, la madre acompañando y el equipo de enfermería. Se concluye que los payasos actúan como agentes facilitadores, dando atención para el hecho de que trampeas y juguetes constituyen los recursos, de los cuales pueden/deben ser utilizados en el contexto hospitalario, causando nuevos significados al cuidado.

Palabras clave

Grupo de Enfermería; Niño Hospitalizado; Juego e Implementos de Juego

Resumo

O estudo enfoca a experiência da equipe de enfermagem com a atuação dos Doutores da Alegria na unidade de internação pediátrica, tendo como objetivos: descrever os conhecimentos da equipe de enfermagem quanto à atuação dos Doutores da Alegria e analisar as experiências da equipe de enfermagem quanto a esta atuação. O estudo é de natureza qualitativa, e os sujeitos do estudo foram dez membros da equipe de enfermagem. Para a abordagem dos sujeitos, foi utilizada a entrevista não diretiva em grupo. Constata-se que a maioria das depoentes conhece a atuação dos Doutores da Alegria, sendo possível evidenciar reações e benefícios durante a hospitalização da criança, bem como a tríade de relações entre palhaços, mãe acompanhante e equipe de enfermagem. Conclui-se que os palhaços atuam como agentes facilitadores, atentando para o fato de que brincadeiras e brinquedos constituem recursos que podem/devem ser utilizados no contexto hospitalar, acarretando novos significados ao cuidar.

Palavras-chave

Equipe de Enfermagem; Criança hospitalizada; Jogos e brinquedos

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Submitted date:
07/03/2007

Reviewed date:
02/25/2008

Accepted date:
03/03/2008

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