The public health nursing in the Distrito Federal: the influence of the goldmark report (1923 to 1927)
La enfermería de salud publica en el Distrito Federal: la influencia del relato goldmark (1923 hasta 1927)
A enfermagem de saúde pública no Distrito Federal: a influência do relatório Goldmark (1923 A 1927)
Mary Ann Menezes Freire; Wellington Mendonça de Amorim
Abstract
Study of historic-social nature based on documental analysis. About the influences of Goldmark’s Repor t about the organization of nursing in public health after the process of Carlos Chagas’s Reform, 1923 - 1927. Objective: To identify the circumstances in which occurred the first proposals to organize the nursing of public health during the Carlos Chagas’s Reform; To analyze the implications on Goldmark’s Report for the organization of knowing and doing in nursing of public health, in the Republic’s Capital on the decade of 1920. We can mention, as one of the implications of Goldmark’s Report on the nursing of public health organization in the ¨Distrito Federal¨, the change of Standard Curriculum that was adopted by School of Nursing of National Depar tment of Public Health face to the one of their central questions that was intended to create a balance in the theoretical-practical teaching, that surely would arise reflection in the knowing and doing of the public health’s nurses.
Keywords
Resumen
Estudio histórico-social basado en el análisis documental. Investiga las influencias del Relato Goldmark en la enfermería de salud publica después del proceso de la Reforma Carlos Chagas, 1923 - 1927. Objetivos: Identificar las condiciones en que ocurrieron las primeras propuestas para organizar la enfermería de salud publica en la Reforma Carlos Chagas; Analizar las implicaciones del Relato Goldmark para la organización de lo saber y de lo hacer en la enfermería de salud publica en la Capital de la Republica en la década de 1920. Podemos citar cómo una de las implicaciones del Relato Goldmark en la organización de la enfermería de salud publica en el Distrito Federal la alteración del "Standart Curriculum", adoptado por la Escuela de Enfermería del Departamento Nacional de Salud Publica, frente una de sus cuestiones centrales que intentó producir un equilibrio en la enseñanza teórica y practica, lo que causó reflejo en lo saber y el que hacer de las enfermerías de salud pública.
Palabras clave
Resumo
Estudo histórico-social, embasado na análise documental. Investiga as influências do Relatório Goldmark na organização da enfermagem de saúde pública, após o processo da Reforma Carlos Chagas, de 1923 a 1927. Objetivos: identificar as circunstâncias em que se deram as primeiras propostas para organizar a enfermagem de saúde pública durante a Reforma Carlos Chagas; analisar as implicações do Relatório Goldmark para a organização do saber e do fazer na enfermagem de saúde pública, na Capital da República, na década de 1920. Podemos citar como uma das implicações do Relatório Goldmark na organização da enfermagem de saúde pública no Distrito Federal a alteração do Standard Curriculum, adotado pela Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública, diante de uma de suas questões centrais, que procurou produzir um equilíbrio no ensino teórico-prático, o que provocou reflexos no saber e no fazer das enfermeiras de saúde pública.
Palavras-chave
Referências
1. Fallante BSC, Barreira IA. Significados da visita domiciliar realizada pelas enfermeiras de saúde pública nas décadas de 20 e 30. Esc Anna Nery Rev Enferm 1998 dez; 2(3): 72 – 85.
2. Faria LR. Os primeiros anos da reforma sanitária no Brasil e a atuação da Fundação Rockefeller: 1915-1920. Physis 1995; 5(1): 109- 27.
3. Fundação Nacional de Saúde- FUNASA. 100 anos de Saúde Pública: a visão da FUNASA. Brasília (DF); 2004.
4. Decreto nº 3.987, de 02 de janeiro de 1920. Dispõe sobre a reorganização dos serviços da saúde pública. Rio de Janeiro (DF); 1920. Coleção das Leis da República dos Estados Unidos do Brasil
5. Decreto nº 14.354, de 15 de setembro de 1920. Dispõe sobre a aprovação do regulamento para o Departamento Nacional de Saúde Pública, em substituição do que acompanhou o Decreto n° 14.189, de 26 de maio de 1920. Rio de Janeiro (DF); 1920. Coleção das Leis da República dos Estados Unidos do Brasil.
6. Santos LAC, Faria LR. A cooperação internacional e a enfermagem de saúde pública no Rio de Janeiro e São Paulo. Horizontes 2004 jul/dez; 22(2): 123-50.
7. Sauthier J, Barreira IA. As enfermeiras norte-americanas e o ensino da enfermagem na capital do Brasil: 1921–1931. 1a ed. Rio de Janeiro (RJ): EEAN/UFRJ; 1999.
8. Parsons E. A enfermagem moderna no Brasil: 1927. [fac-símile]. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 jul; 1(n° lanç
9. Moreira MCN. A Fundação Rockfeller e a construção da identidade profissional de enfermagem no Brasil na Primeira República. Hist Cienc Saude-Manguinhos 1998/1999 nov/fev; 5(3): 621-29.
10. Carvalho AC. Orientação e ensino de estudantes de enfermagem no campo clínico [tese de doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo; 1972.
11. Fraenkel E. Histórico do serviço de enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública. An Enferm 1934 abr/out; 2(4).
12. Fausto B. História concisa do Brasil. São Paulo (SP): EdUSP; 2001.
13. Costa NR. Lutas urbanas e controle sanitário: origens das políticas de saúde no Brasil. Petrópolis (RJ): Vozes; 1986.
14. Silva Junior OC. A profissionalização da enfermagem nos Estados Unidos da América do Norte: a proposta educativa do Relatório Goldmark, 1923. [tese de pós-doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Instituto de Medicina Social/ UERJ; 2003.
15. Barreira IA. Memória e história para uma nova visão da enfermagem no Brasil. Rev Latino-am Enfermagem 1999 jul; 7(3): 87-93.
16. Alves-Massaotti AJ, Gewandsznajder F. O método em ciências sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo (SP): Pioneira; 1998.
17. Cardoso CF, Vainfas R. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. 5ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Campus; 1997.
18. Felix LO. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo (RS): EDIUPF; 1998.
19. Cotrim G. História global: Brasil e geral. 6ª ed. São Paulo (SP): Saraiva; 2002.
20. Linhares MY, organizadora. História geral do Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Campos; 1990.
21. Hochman G. Regulando os efeitos da interdependência: sobre as relações entre saúde pública e construção do Estado (Brasil 1910 – 1930). Est Hist 1993; 6(11): 40 - 61.
22. Lima NT, Hochman G. Condenado pela raça, absolvido pela medicina: o Brasil descoberto pelo movimento sanitarista da Primeira República. In: Maio MC, Santos RV, organizadores. Raça, ciência e sociedade. Rio de Janeiro (RJ): FIOCRUZ/CCBB; 1996.
23. Santos LAC. O pensamento sanitarista na Primeira República: uma ideologia de construção da nacionalidade. Rev Cienc Soc 1985; 28(2): 193 – 210.
24. Baptista SS. Trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 dez; 1(2): 88.
25. Fontenelle JP. A enfermagem de Saúde Pública: sua creação e desenvolvimento no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ): Canton & Reile; 1941.
26. Pereira Neto AF. Ser médico no Brasil: o presente no passado. Rio de Janeiro (RJ): FIOCRUZ; 2001.
27. Report of the Committee for the Study of Nursing Education. Nursing and Nursing Education in the United States. New York(USA): Macmillan Company; 1923.
28. Carvalho AC. Associação Brasileira de Enfermagem:1926-1976. Documentário. Brasília (DF): ABEn; 1976.
29. Departamento Nacional de Saúde Pública. A enfermeira moderna: appello às moças brasileiras. Inspectoria de Demographia Sanitária, Educação e Propaganda. Rio de Janeiro (DF); 1922.
Submetido em:
23/07/2007
Revisado em:
01/10/2007
Aceito em:
07/11/2007