Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452008000100014
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Care practice related to the pain: the culture and the popular alternatives

Prácticas de cuidado con relación al dolor: la cultura y las alternativas populares

Práticas de cuidado em relação à dor: a cultura e as alternativas populares

Maria de Lourdes Denardin Budó; Darielli Gindri Resta; Janete Maria Denardin; Lúcia Beatriz Ressel; Zulmira Newlands Borges

Downloads: 0
Views: 14

Abstract

This research aimed to detect the care giving practices related to pain presence in users of the Brazil’s Unified Health System - Sistema Único de Saúde. The data collection focused on interviews with 60 adults, in which 34 of these belonged to an outpatient department of a public hospital, and 26 of these patients belonged to the Basic Health Unit. This study used thematic analysis and qualitative approach. Hierarchy of care related values was observed in which women are found to be the main caregivers. The family network is activated in which the female gender is predominant in the home care giving. The continuity of the therapeutical itinerary occurs with the use of home remedies, family support and neighborhood. They also resort to God and self-medication. They seek for health service after homemade attempts. This itinerary can take some time in which the people live with the pain. The research reveals a complex net of feelings and meanings that interact with the socio-cultural environment. I can be concluded that it is important for the professionals to know care giving alternatives contextualized to the users.

Keywords

Nursing Care; Nursing; Pain; Culture; Complementary Therapies

Resumen

Investigación con abordaje cualitativo cuyo objetivo fue detectar prácticas de cuidado relacionados a la presencia de dolor en usuarios del Sistema Único de Salud. La colecta de datos se concentró en entrevistas con 60 adultos, 34 pertenecientes al ambulatorio de hospital público y 26 a la unidad básica de salud. Fue realizado análisis temático. Se observó jerarquía de valores relativo al cuidado en que la mujer aparece como principal cuidadora. La red familiar es accionada predominando el género femenino en el cuidado casero. La continuidad del itinerario terapéutico ocurre con el uso de medicinas caseras, apoyo familiar y vecindad. Recurren también a Dios y a la automedicación. El servicio de salud es procurado tras tentativas caseras. Ese itinerario puede llevar algún tiempo en que las personas conviven con el dolor. La investigación revela una estructura compleja de sentimientos y significados que interaccionan con el ambiente sociocultural. Se concluye sobre la importancia de que los profesionales conozcan alternativas de cuidado contextualizadas a los usuarios.

Palabras clave

Atención de Enfermería; Enfermería; Dolor; Cultura; Terapias complementarias

Resumo

Pesquisa com abordagem qualitativa cujo objetivo foi detectar práticas de cuidados relacionados à presença de dor em usuários do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados concentrou-se em entrevistas com 60 adultos, 34 pertencentes a ambulatório de hospital público e 26 à unidade básica de saúde. Foi realizada análise temática. Observou-se hierarquia de valores relativa ao cuidado em que a mulher aparece como principal cuidadora. A rede familiar é acionada predominando o gênero feminino no cuidado caseiro. A continuidade do itinerário terapêutico ocorre com uso de remédios caseiros, apoio familiar e vizinhança. Recorrem também a Deus e automedicação. O serviço de saúde é procurado após tentativas caseiras. Esse itinerário pode levar algum tempo em que as pessoas convivem com a dor. A pesquisa revela teia complexa de sentimentos e significados que interage com o ambiente sócio-cultural. Conclui-se sobre a importância dos profissionais conhecerem alternativas de cuidado contextualizadas aos usuários.

Palavras-chave

Cuidado de Enfermagem; Enfermagem; Dor; Cultura; Terapias Complementares

Referencias

1 Villarruel A. Cultural perspectives of pain. In: Leininger M. Transcultural nursing: concepts, theories, research and practices. New York (USA): McGraw-Hill; 1995.

2 Pinheiro R, Ceccim RB. Experienciação, formação, conhecimento e cuidado: articulando conceitos, percepções e sensações para efetivar o ensino em integralidade. In: Pinheiro R, Ceccim RB, Mattos RA, organizadores. Ensinar saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde (org.) 2ª ed. Rio de Janeiro(RJ): IMS/UERJ; 2006.

3 Mauss M. O ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo (SP): EDUSP;1974.

4 Acioli S. Os sentidos das práticas voltadas para a saúde e doença: maneiras de fazer de grupos de sociedades civis. In: Pinheiro, R; Mattos, RA. Os sentidos da integralidade: na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro (RJ): IMS/ABRASCO; 2001.

5 Geertz C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro (RJ): Livros Técnicos e Científicos; 1989.

6 Geertz C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro (RJ): J Zahar; 2001.

7 Helman CG. Cultura, saúde e doença. 4ª ed. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; 2003.

8 Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Tradução de Ana Thorell. 5ªed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2004.

9 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed. São Paulo (SP): Hucitec; 2004.

10 Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Resolução CNS nº196, de 10 de outubro de 1996. Inf Epidemiol SUS 1996; 5 (2 supl 3): 13-41.

11 Victora CG, Knauth DR, Hassen MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre (RS): Tomo Ed; 2000.

12 Meyer DEE, Mello DF, Valadão MM, Ayres JRCM. Você aprende. A gente ensina?: interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad Saude Publica 2006 jun; 22 (6): 1335-342.

13 Klein C. A produção da maternidade no Programa Bolsa-Escola. Rev Estudos Feministas 2005 abr;13 (1): 31-52.

14 Ressel LB. Vivenciando a sexualidade na assistência de enfermagem: um estudo na perspectiva cultural. [tese de doutorado] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem /USP; 2003.

15 Budó MLD. A família rural e os cuidados em saúde. In: Elsen I, Marcon SS, Silva MRS. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2ª ed. Maringá (PR): EdUEM; 2004.

16 Elsen I. Cuidado familial: uma proposta inicial de sistematização conceitual. In: Elsen I, Marcon SS, Silva MRS. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. 2ª ed. Maringá (PR): EdUEM; 2004.

17 Souza AC. Como manda o figurino: a medicalização das práticas de terapêuticas entre idosos de Porto Alegre. [dissertação de mestrado] Porto Alegre (RS): Escola de Enfermagem /UFRGS); 2005].

18 Castro ES, Mendes PW, Ferreira MA. A interação no cuidado: uma questão na enfermagem fundamental. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005 abr; 9 (1): 39-45.
 


Submitted date:
02/05/2007

Reviewed date:
17/08/2007

Accepted date:
19/09/2007

686d705fa9539514096a48e8 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections