Ways of feel and learn among women in a popular education in health project
Modos de sentir y aprender entre mujeres en un proyecto de educación popular en salud
Modos de sentir e aprender entre mulheres em um projeto de educação popular em saúde
Elizabeth Teixeira
Abstract
Comes a cutting of institutional research of evaluation of the repercussions of the extension project in the daily of all the participants. It leans on the concepts of community aprendente, to know to take care, sharing of you know. The object is constituted of the manners of to learn and to feel of participant women of an extension project in popular education in health, developed between 2004 and 2006 in the island of Caratateua, Belém. He/she researches qualitative that interviewed fifteen women in 2005 and it used the method of the collective subject’s speech. The collective speeches reveal intense association between the cognitive and the affectionate; they indicate that the ruled educational practices in the circles of dialogues promote repercussions in the daily of the participants’ life and they point changes of behaviors cares in knowing to take care. It is ended that the project favored not only crossings of you know, but a (with) existence of affections, that defined the permanence in the project and it marked the manners of to feel and to learn to produce health.
Keywords
Resumen
Se presenta un recorte de investigación institucional de evaluación de las repercusiones del proyecto de extensión en el cotidiano de todos los participantes. Se apoya en los conceptos de la comunidad aprendente, saber cuidar, compartimiento de saber. El objeto constituyese de las maneras de aprender y sentir de mujeres participantes de un proyecto de extensión en educación popular en salud, desarrollado entre 2004 y 2006 en la isla de Caratateua, Belém - Brasil. Investigación cualitativa que entrevistó quince mujeres en 2005 y utilizó el método del discurso del ciudadano colectivo. Los discursos colectivos divulgan la intensa asociación entre el cognitivo y el afectivo; indican que las prácticas educativas pautadas en los círculos de diálogos promueven repercusiones en el cotidiano de vida de las participantes y apuntan cambios de comportamientos cuidativos en saber cuidar. Se concluye que el proyecto favoreció no solamente travesías de saber, pero un (con) vivir de afectos, que definió la permanencia en el proyecto y marcó las maneras de sentir y de aprender para producir salud.
Palabras clave
Resumo
Apresenta-se um recorte de pesquisa institucional de avaliação das repercussões do projeto de extensão no cotidiano de todas as participantes. Apóia-se nos conceitos de comunidade aprendente, saber cuidar, compartilhamento de saberes. O objeto constitui-se dos modos de aprender e sentir de mulheres participantes de um projeto de extensão em educação popular em saúde, desenvolvido entre 2004 e 2006 na ilha de Caratateua, Belém. Pesquisa qualitativa que entrevistou quinze mulheres em 2005 e utilizou o método do discurso do sujeito coletivo. Os discursos coletivos revelam intensa associação entre o cognitivo e o afetivo; indicam que as práticas educativas pautadas nos círculos de diálogos promovem repercussões no cotidiano de vida das participantes e apontam mudanças de comportamentos cuidativos no saber cuidar. Conclui-se que o projeto favoreceu não só travessias de saberes, mas uma (com) vivência de afetos, que definiu a permanência no projeto e marcou os modos de sentir e aprender para produzir saúde.
Palavras-chave
Referencias
1. Pedrosa JIS. Avaliação das práticas educativas em saúde. In: Vasconcelos EM, organizador. A saúde nas palavras e nos gestos. São Paulo(SP): Hucitec; 2001.
2. Kulesza WA. Ciência e educação popular. In: Costa MV, organizador Educação popular hoje. São Paulo(SP): Loyola; 1998.
3. Santos BS. A universidade no século XXI. São Paulo(SP): Cortez; 2004.
4. Lefévre F, Lefévre AMC. O discurso do sujeito coletivo. Caxias do Sul (RS): EDUCS; 2003.
5. Bauman Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro (RJ): J Zahar; 2003.
6. Brandão CR. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo (SP): Contexto; 2005.
7. Teixeira E. Travessias, redes e nós: complexidade do cuidado cotidiano de saúde entre ribeirinhos. Esc Anna Nery Rev Enferm 2000 ago; 4(2): 269-78.
8. Boff L. Saber cuidar. Petrópolis(RJ): Vozes; 1999.
9. Vasconcelos MS. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. Educ Soc, Campinas 2004 maio/ago; 25 (87): 616-20.
10. Valla VV. Apoio social e saúde: buscando compreender a fala das classes populares. In: Costa MV, organizador. Educação popular hoje. São Paulo (SP): Loyola; 1998.
11. Schier J. Tecnologia de educação em saúde: o Grupo aqui e agora. Porto Alegre (RS): Sulina; 2004.
12. Silva D GV, et al. Grupos como possibilidade para desenvolver educação em saúde. Texto&Contexto Enferm 2003 jan/mar.;12(1): 97-113.
13. Zerbetto SR, Pereira MAO. O trabalho do profissional de nível médio de enfermagem nos novos dispositivos de atenção em saúde mental. Rev Latino-am Enfermagem 2005 jan /fev; 13(1): 38-45.
14. Arantes VA. Afetividade e cognição: rompendo a dicotomia na educação. In: Oliveira MK, Rego T, organizadores. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo(SP): Moderna; 2002.
15. Freire P. Pedagogia da autonomia. São Paulo (SP): Cortez; 1996.
Submitted date:
14/06/2007
Reviewed date:
24/08/2007
Accepted date:
19/09/2007