Mental health and the teaching about drugs in the graduatuon of nursing: the participative methodologies
Salud mental y la enseñanza sobre drogas en la graduación en enfermería: las metodologías participativas
Saúde mental e o ensino sobre drogas na graduação em enfermagem: as metodologias participativas
Elias Barbosa de Oliveira; Celia Caldeira F. Kestenberg; Alexandre Vicente da Silva
Abstract
Experience report presented by the professors of the field Promoting and Recovering the Mental Health of the Nursing College of the University of the State of Rio de Janeiro (FENF/UERJ). We made a temporal cut from 2001 when the FENF/UERJ established a partnership with the Inter American Commission for the Abuse of Drugs Control (CICAD/OEA) until 2006. From this partnership it begins in the FENF/UERJ a process of evaluation of the content, schedule and adopted methodologies in the teaching about drugs. Since we already had work with subjects related to the treatment, we insert the preventive approach focusing the participative methodologies. It was concluded that there is a necessity of to form professionals to deal with the problem of the drugs as a strategy to amplify the acting and attention to the community.
Keywords
Resumen
Relato de experiencia presentado por los profesores del sub-área Promoviendo y Recuperando la Salud Mental, de la Facultad de Enfermería de la Universidad del Estado del Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Hemos realizado un modelo histórico a partir de 2001 cuando la FENF/UERJ estableció un acuerdo con la Comisión Interamericana para el control del abuso de Drogas (CICAD/OEA) hasta 2006. A partir de esta asociación se inició en la FENF/UERJ un proceso de evaluación de los contenidos, horas y metodología utilizada en la enseñanza sobre drogas. Como ya habíamos trabajado con contenidos relativos al tratamiento, incluimos el abordaje preventivo con enfoque en las metodologías participativas. Concluimos que existe una necesidad de formar profesionales para afrontar la problemática de las drogas como una estrategia de ampliación de la actuación y atención a la comunidad.
Palabras clave
Resumo
Relato de experiência apresentado pelos professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ). Realizamos um recorte temporal de 2001 quando a FENF/UERJ estabeleceu uma parceria com a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD/OEA) até 2006. A partir da parceria inicia-se na FENF/UERJ um processo de avaliação dos conteúdos, carga horária e metodologias adotadas no ensino sobre drogas. Como já trabalhávamos com conteúdos relativos ao tratamento, inserimos a abordagem preventiva com enfoque nas metodologias participativas. Conclui-se que há a necessidade de formar profissionais para lidar com a problemática das drogas como uma estratégia de ampliação da atuação e atenção à comunidade.
Palavras-chave
Referencias
1. Pillon SC, Luis MAV, Laranjeira R. Nurses training on dealing with alcohol and drug abuse: a question of necessity. Rev. Hosp. Clín. Fac. Med 2003; 58 (2): 119 -24.
2. Ramos, LH; Pillon SC; Luiz MAV: Pedredi F: Laranjeira RR. O ensino sobre dependência química em cursos de graduação de enfermagem no Brasil, 1998. Rev. Acta Paul Enfermagem 2001; 14 (3): 35 - 43
3. Ministério da Saúde (BR). Secretaria Executiva. Secretaria de Atenção a Saúde. As políticas do Ministério da Saúde para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas. Brasília (DF); 2003.
4. Cartana MHF, Santos SMA, Fenili RM, Spreicigo JS. Prevenção do uso de substâncias psicoativas. Texto& Contexto Enferm 2004; 13 (2): 286-89.
5. Bucher R. Prevenindo contra as drogas e DST/AIDS: populações em situação de risco. Programa Nacional de DST/AIDS. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1995.
6. Caldeira ZF. Prevenção ideal versus prevenção possível. In: Inem C, Baptista M. Toxicomanias: abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro (RJ): Sette Letras;1997.
7. Silva RC. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo (SP): Vetor; 2002.
8. Barros MA, Pillon SC. O enfermeiro como integrante de uma equipe interdisciplinar na prevenção do primeiro uso de drogas. In: Luis MAV, Pillon SC, organizadores. Assistência a usuários de álcool e drogas no Estado de São Paulo: uma amostra de serviços e programas. Ribeirão Preto(SP): FIERP/USP; 2004.
9. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 6ª ed. São Paulo (SP); Hucitec; 1999.
10. Rocha R. M. Enfermagem em saúde mental. 2ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Ed. Senac Nacional; 2005.
11. Schenkel M, Minayo MCS. A implicação da família no uso abusivo de drogas: uma revisão crítica. Rev Ciência e Saúde Coletiva, 2003; 8 (1): 299-306.
12. Pillon SC, Laranjeira RR. Formal education and nurse's attitudes towards alcohol and alcoholism: brazilian sample. Medical Journal, São Paulo , 2005; 123 (4): 175-80.
13. Rocha RM, Kestenberg CCF, Oliveira EB, Silva AV, Nunes MBG. Construindo um conhecimento sensível em enfermagem. Rev. Bras Enferm, Brasília, 2003; 56 (4): 378-80.
14. Freire RP, Guimarães RM, Henriques RLM, Mauro MYC. O currículo integrado da Faculdade de Enfermagem UERJ: uma reflexão sobre a formação de recursos humanos para o SUS. Rev Bras Enferm 2003; 56 (4): 381-84.
15. Kestenberg CCF. O curador ferido: o paradoxo na arte de cuidar. Cad IPUB, Rio de Janeiro, 2000; 6 (19): 121-27.
16. Martins CM, Pillon SC. Análise do programa Saúde da Família e o uso de álcool e drogas. In: Luis MAV, Pillon SC. Pesquisas sobre a prática da assistência a usuários de álcool e drogas no Estado de São Paulo. Ribeirão Preto (SP): Fundação Instituto de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2004.
17. Wrigth MGM. La profesión de enfermeria y el fenómeno de las drogas. In: Comissión Interamericana para el Controle del Abuso de Drogas / CICAD. Los Nuevos Programas de Doctorado en Enfermeria y su Contribución en la Reduión de la demanda de las Drogas en America Latina. Retos y Perspectivas. Washington, D.C, 2003. p. 43 -63.
Submitted date:
11/09/2007
Reviewed date:
19/10/2007
Accepted date:
30/10/2007