Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem General and specific knowledge: substantive and adjective detachs to an epistemology of nursing
Sobre el conocimiento general y específico: destaques substantivos y adjetivos para una epistemología de la Enfermería
Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem
Vilma de Carvalho
Abstract
This paper focuses on the general and specific knowledge concerning Nursing - teaching and practice in the art of caring, with implications to the relevant aspects of reality investigation and the search for answer to scientific construction. Objective: To clarify the definitions concerned to Nursing: theory, knowledge itself and research. Methodology discursive with philosophical approach to propositions and arguments on theoretical and practical aspects of human knowledge, the consciousness (subjectivity) and reality (object of study), considering the thought and the scientific knowledge. In the analysis of those aspects, some epistemological concepts allow the discussion of questions on professional knowledge and science, related to the practice of teaching and assistance in nursing. The problem of the specific and general knowledge is related not only to the conceptual difficulties and the acquisition of knowledge itself, but also to the experience of acquiring the professional abilities and a critical consciousness facing the challenges of the complete practice of nursing teaching, research and assistance, with consequences to the creation of a professional profile in the Nursing area.
Keywords
Resumen
En este trabajo, se trata del conocimiento general y específico para la enfermería - enseñanza y práctica del arte de cuidar, con implicaciones para los aspectos importantes de la investigación de la realidad y la búsqueda de respuestas pertinentes a la construcción científica. Objetivo: Esclarecer las definiciones relacionadas al saber, al conocimiento en si y a la investigación de la enfermería. Metodología basada en el abordaje filosófico y discursivo en lo concerniente a las proposiciones y argumentos relacionados con los aspectos teóricos y prácticos que abarcan el saber, la conciencia (subjetividad) y de la realidad (objeto estudiado), en el plano del pensamiento y conocimiento científico. En el análisis de los aspectos mas destacados, algunos conceptos epistemológicos sirven para conferir problemas del saber profesional y de la ciencia en su relación con la práctica de la enseñanza y de la asistencia en enfermería. La problemática del conocimiento general y específico se relaciona con dificultades conceptuales del propio conocimiento en si mismo, pero también con la experiencia de la formación de la conciencia crítica y del perfil profesional frente a los retos de la práctica total de la enfermería enseñanza, investigación y asistencia extensiva a las repercusiones para la formación del perfil profesional en el área de la enfermería.
Palabras clave
Resumo
Temática: Trata de trabalho sobre o conhecimento geral e específico no interesse da Enfermagem - ensino e prática da arte de cuidar, com implicações para aspectos destacados de investigar a realidade e buscar respostas relativas à construção científica. Objetivo: Clarear definições pertinentes ao saber, ao conhecimento em si e à investigação na enfermagem. Metodologia discursiva com abordagem filosófica no que concerne a proposições e argumentos quanto aos aspectos teóricos e práticos que abrangem o saber, a consciência (subjetividade) e a realidade (objeto estudado), no plano do pensamento e do conhecimento científico. Na análise dos aspectos destacados, alguns conceitos epistemológicos servem para conferir questões do saber profissional e da ciência enquanto correlacionadas à prática do ensino e da assistência na enfermagem. A problemática do conhecimento geral e específico condiz não só com dificuldades conceituais e de domínio do conhecimento em si, mas também com a experiência de formar a consciência crítica e a competência profissional frente aos desafios da prática total da enfermagem - ensino, pesquisa e extensão/assistência, com repercussões para a formação do perfil profissional na área da enfermagem.
Palavras-chave
Referencias
1. Japiassu N, Marcondes D. Dicionário básico de filosofia. Rio de Janeiro (RJ): J Zahar; 1990.
2. Hessen J. Teoria do conhecimento. Tradução João Vergílio Gallerani Cuter. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1999.
3. Vita LW. Que é filosofia. São Paulo (SP): DESA / USP; 1965. (Coleção Buriti).
4. Platão. Diálogos I (Menon). São Paulo (SP): Ed Globo/ Ed Ouro; 1966.
5. Parain B,organizador. Historia de la filosofía: la filosofía griega: Eutidemo, Teeteto e outros. México (DF): Siglo XXI Ed; 1997.
6. Descartes R. Obra escolhida. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo (SP): Difusão Européia do Livro; 1962.
7. Bochenski JM. Diretrizes do pensamento filosófico. São Paulo (SP): Herder; 1961. (Coleção Caleidoscópio).
8. Japiassu H. Introdução ao pensamento epistemológico. 2a ed. Rio de Janeiro (RJ): Francisco Alves; 1977.
9.Einstein A Como vejo o mundo. Tradução de HP de Andrade. Rio de Janeiro (RJ): Nova Fronteira; 1981.
10. Bachelard G. A formação do espírito científico. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro (RJ): Contraponto; 1996.
11. Carvalho V. Dimensões do saber-fazer do enfermeiro que fundamentam o conteúdo do currículo de graduação: uma contribuição à identidade profissional. São Paulo (SP): Frôntis Ed; 1996. Trabalho apresentado originalmente no Encontro Nacional de Escolas de Enfermagem-ENESC realizado pelo Departamento de Enfermagem/ UNIFESP, com apoio da ABEn - Seção SP.
12. Parsons, EO. A enfermagem moderna no Brasil. [fac-símile]. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 jul; 1(n.º esp lançamento): 10-24.
13. Carvalho V, Castro IB. Reflexões sobre a prática da enfermagem.
14. Carvalho V. A enfermagem de saúde pública como prática social. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 jul; 1(n.ºesp lançamento): 25-41.
15. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. Tradução de Amália Corrêa de Carvalho. Prefácio de Ieda Barreira e Castro. São Paulo (SP): Cortez / ABEn - CEPEn; 1989.
16. Carvalho V. Enfermagem fundamental: predicativos e implicações. Rev Latino-am Enfermagem 2003 set / out; 11(5): 664-71.
17. Ziman J. Conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. Tradução de Tomás R. Bueno. Campinas (SP): Papirus; 1996.
Submitted date:
24/01/2006
Reviewed date:
15/01/2007
Accepted date:
20/02/2007