Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452007000200007
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Art therapy in oncology's nursing care: productions, expressions and meanings among patients and graduation students

Terapia con arte en la ayuda de enfermería en oncología: producciones, expresiones y sentidos entre pacientes y estudiantes de Graduación

Arteterapia na assistência de enfermagem em oncologia: produções, expressões e sentidos entre pacientes e estudantes de graduação

Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa; Míria Conceição Lavínas Santos; Glória da Conceição Mesquita Leitão

Downloads: 0
Views: 18

Abstract

The objective of this article is to report the experience lived by a group of students of the Course of Graduation in Nursing of the Federal University of Ceará (Brazil), in the Administration of the Process of Work in Nursing II discipline, in the administration of the idleness of the patients in a hospital of Fortaleza - Ceára, Brazil. The didactic experience was a plastic representation from the Cognitive and Behavioral Reference Picture carried through in April of 2002, and had as citizens seven patients and six students of nursing. The artistic creativity of the patients flowed in consequence of the dialogue of the artist with the production. The analysis of the artistic productions was complemented by the observations of the students. The produced pieces had been interpreted with the help of the test of colors from Lüscher which allowed infer in the behavior and in the feelings exteriorized in the varied colors selected by the patients.

Keywords

Art Therapy; Nursing Care; Oncologic Nursing

Resumen

El objetivo de este artículo es relatar la experiencia vivida por un grupo de alumnas del Curso de Graduación en Enfermería de la Universidad Federal del Ceará (Brasil), en la disciplina Administración del Proceso de Trabajo en Enfermería II, en la administración de la ociosidad de los pacientes en un hospital de Fortaleza - Ceára, Brasil. La experiencia didáctica fue una representación plástica desde el Cuadro de Referencia Cognoscitivo y del Comportamiento realizado en abril de 2002, y tenía como sujetos siete pacientes y seis alumnas de enfermería. La creatividad artística de los pacientes fluyó en consecuencia del diálogo del artista con su producción. El análisis de las producciones artísticas fue complementado por las observaciones de las alumnas. Las obras producidas habían sido interpretadas con la ayuda de la prueba de colores de Lüscher que permitió inferir en el comportamiento y en las sensaciones exteriorizadas en los colores variados seleccionados por los pacientes

Palabras clave

Terapia con Arte; Atención de Enfermería; Enfermería Oncológica

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência vivida por um grupo de alunas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, na disciplina Administração do Processo de Trabalho em Enfermagem II, na administração do ócio dos pacientes em um hospital de Fortaleza-CE. A experiência didática foi uma representação plástica a partir do Quadro de Referência Cognitivo-Comportamental realizado em abril de 2002, e teve como sujeitos sete pacientes e seis alunas de enfermagem. A criatividade artística dos pacientes fluiu em conseqüência do diálogo do artista com sua produção. A análise das produções artísticas foi complementada pelas observações das alunas. As obras produzidas foram interpretadas com a ajuda do teste de cores de Lüscher o que permitiu inferir o comportamento e os sentimentos exteriorizados nas cores variadas selecionadas pelos pacientes.

Palavras-chave

Terapia pela Arte; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Oncológica

Referencias

1. Paim RCN. Problemas de enfermagem e a terapia centrada nas necessidades do paciente. Rio de Janeiro (RJ): União dos Cursos Cariocas; 1978.

2. Dahlke R. A doença como linguagem da alma: os sintomas como oportunidade de desenvolvimento.Tradução de Dante Pignatari. São Paulo (SP): Cultrix; 2002.

3. Pinkus L. Psicologia do doente. Tradução de João Aníbal G. S. Ferreira. São Paulo (SP): Paulinas; 1998.

4. Pain S, Jarreau G. Teoria e técnica da arteterapia: a compreensão do sujeito. São Paulo (SP): Artes; 1982.

5. De Masi D, Russel B, Lafargue P. A Economia do ócio. 2 ed. Tradução: Carlos Irineu W. Costa, Pedro Jorgensen Júnior, Lea Manzi. Rio de Janeiro (RJ): Sextante; 2001.

6. Hagedorn R. Fundamentos da prática da terapia ocupacional Tradução de José Batista São Paulo (SP): Dynamis l; 1999.

7. Oliveira J, Garcez L. Explicando a arte: uma iniciação para entender e apreciar as artes visuais. Rio de Janeiro (RJ): Ediouro;2001.

8. Haack AW,coordenador. O teste das cores de Lüscher: o extraordinário teste que revela a personalidade através da cor. Rio de Janeiro (RJ): RENES; 1969.
 


Submitted date:
08/11/2006

Reviewed date:
24/04/2007

Accepted date:
14/05/2007

68753ca5a9539507fe2211b7 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections