Between nursing and mother nursing: a study on the nurse and the new-born interaction
Entre la enfermería y la maternería: un estudio sobre la interacción enfermera y recién nacido
Entre a Enfermagem e a maternidade: um estudo sobre a interação enfermeira e recém-nascido
Flávia Cristina Cordeiro Biesbroeck; Mariana Gomes Cardim; Maria Aparecida de Luca Nascimento
Abstract
Descriptive and exploratory study with the objective to correlate the affective and inter-rational behavior of the nurses during the offer of food to the new-born by the technique of the small glass, in a neonatal unit, to a essential nursing care, aiming the vulnerability of these clientele. Was observed, trough images, twenty nurses during the execution of the cited procedure, and their gestures are discussed based in referential of the human physiology, of the interaction and of the child psychology, among others. It was conclude that the nursing care give to the new-born, besides be scientifically complex, demands, from whom do it, attention, tenderness and sensitivity, subjective elements implicit in the nursing care, that not must be credited to the mother nursing, but to the care dressed in the professionalism, responsibility, scientificity and ethics.
Keywords
Resumen
Estudio descriptivo y exploratorio con el objetivo de correlacionar el comportamiento afectivo e inter-racional de las enfermeras durante la oferta del alimento al recién nacido por medio de la técnica del vaso pequeño, en una unidad neonatal, a un cuidado esencial de enfermería, teniendo en vista la vulnerabilidad de esta clientela. Fué observada, a través de imágenes, veinte enfermeras durante la ejecución del procedimiento citado, y sus gestos son discutidos a la luz de referencias de la fisiología humana, de la interacción y de la psicología infantil, entre otras. Concluyese que el cuidado de enfermería al recién nacido, además de científicamente complejo, demanda, de quien lo practica, atención, ternura y sensibilidad, elementos subjetivos implícitos en el cuidado de enfermería, que no se deben acreditar a la maternería, pero al cuidado revestido de profesionalismo, responsabilidad, cientificidad y ética.
Palabras clave
Resumo
Estudo descritivo exploratório que tem por objetivo correlacionar o comportamento afetivo e interacional das enfermeiras durante a oferta de alimento ao recém-nascido por meio da técnica do copinho, em uma unidade neonatal, a um cuidado essencial de enfermagem, tendo em vista a vulnerabilidade desta clientela. Foram observadas, através de imagens, vinte enfermeiras durante a execução do referido procedimento, e os seus gestuais são discutidos à luz de referenciais da fisiologia humana, da interação e da psicologia infantil, dentre outros. Conclui-se que o cuidado de enfermagem dispensado ao recém-nascido, além de cientificamente complexo, requer, de quem o pratica, atenção, ternura e sensibilidade, elementos subjetivos implícitos no cuidado de enfermagem, que não devem ser creditados à maternagem, mas ao cuidado revestido de profissionalismo, responsabilidade, cientificidade e ética.
Palavras-chave
Referências
1. Biesbroeck FCC, Novaes MC, Nascimento MAL. A resposta fisiológica do recém nato à percepção sonora: quando cantar é uma forma de cuidar em enfermagem na UTI neonatal. Anais do 13º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem 2005 jun; São Luis (MA), Brasil. São Luis (MA): ABEn; 2005.
2. Ribas AFP, Moura MLS. Manifestações iniciais de trocas interativas mãe-bebê e suas transformações. Estud Psicol 1999 jul/dez; 4 (2): 273-88.
3. Nascimento MAL. O cuidado de enfermagem e a ciências que nele incidem. Rev Enferm Brasil 2004:165-69.
4. Knapp ML, Hall JA. Comunicação não-verbal na interação humana. São Paulo(SP): JSN; 1999.
5. Shiniaishiky R. A carícia essencial: uma psicologia do afeto. São Paulo(SP): Gente; 1985.
6. Leloup J. O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial. Petrópolis(RJ): Vozes; 1998.
7. Houzel SH. Sexo, drogas, rock'n roll... e chocolate. O cérebro e os prazeres da vida cotidiana. Rio de Janeiro(RJ): Vieira & Lent; 2003.
8. Montagu A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo (SP): Summus; 1988.
9. Houaisss A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. [CDROM]. Rio de Janeiro(RJ): Objetiva; 2002.
10. Polit DF, Beck CT, Hungler B. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: métodos: avaliação e utilização. Porto Alegre(RS): Artmed; 2004.
11. Scappaticci ALSS, Iacoponi E, Blay SL. Estudo de fidedignidade interavaliadores de uma escala para avaliação da interação mãe-bebê. Rev Psiquiatr 2004 jan./abr; 26(1): 39-46.
12. Biesbroeck FCC. Interação entre enfermeira e recém-nato durante a oferta de alimentação pela técnica do copinho. Ajuste e concordância entre avaliadores de uma escala de interação. [dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro(RJ): Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO; 2006.
13. Moura MLS, Ribas AFP, Seabra KC, Pessôa LF, Ribas Junior RC. Nogueira SE. Interações iniciais mãe-bebê. Psicol reflex crit 2004, 17(3):295-302.
14. Santos IMM. Maternagem e o atendimento à criança e á sua mãe. Enferm Atual jan/fev 2004:27-30.
15. Resolução COFEN nº 240 de 30 de agosto de 2000.{on-line]. Aprova o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e dá outras providências. Disponível em:
16. Zborowski IP, Melo MRAC. A comissão de ética de enfermagem na visão do enfermeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm 2004 ago; 8 (2): 224-34.
Submetido em:
17/08/2006
Revisado em:
27/02/2007
Aceito em:
10/03/2007