Nursing professionals before of the birth of a child with congenital malformation
Los profesionales de Enfermería en el nacimiento de un niño con malformación congénita
Os profissionais de Enfermagem diante do nascimento da criança com malformação congênita
Iêda Maria Ávila Vargas Dias; Rosangela da Silva Santos
Abstract
Study of qualitative nature that used the History of Life Method and had as study subject the perception of the nursing staff about the experience acting in a child's birth with congenital malformation. The result allowed the construction of three thematic categories: the perception of the nursing staff when attending a child's birth with congenital malformation; the strategies used by the nursing team; and the factors that infuse on the performance of the team. The study evidenced that the experience of acting in malformed child's birth is noticed as much a pleased and gratifying experience, as a stressful and uncomfortable experience. The perception of that experience is influenced by the history of the individual's life; process of the professional's formation; time of performance and institutional support, concerning to the relation to the technical aspects, scientific and emotional ones.
Keywords
Resumen
Estudio de naturaleza cualitativa que utilizó el Método Historia de Vida y tuvo por objeto de estudio la percepción del equipo de enfermería a través de la experiencia en actuar al nacimiento de un niño portador de malformación congénita. Los resultados permitieron la construcción de tres categorías temáticas: La percepción del equipo de enfermería al asistir el nacimiento de un niño con malformación congénita; Las estrategias empleadas por el equipo de enfermería; y los factores que influencian la actuación del equipo. El estudio evidenció que la experiencia de actuar en el nacimiento de un niño malformado es percibida tanto como una experiencia que da placer y que gratifica, así como una experiencia estresante e incómoda. La percepción de esa experiencia es influenciada por la historia de vida del individuo; proceso de formación del profesional; tiempo de actuación y soporte institucional en relación a los aspectos técnicos, científicos y emocionales.
Palabras clave
Resumo
Estudo de natureza qualitativa utilizou o Método História de Vida e teve por objeto de estudo a percepção da equipe de enfermagem de sua experiência em atuar no nascimento de uma criança portadora de malformação congênita. Os resultados permitiram a construção de três categorias temáticas: a percepção da equipe de enfermagem ao assistir o nascimento de uma criança com malformação congênita; as estratégias empregadas pela equipe de enfermagem; e os fatores que influenciam a atuação da equipe. O estudo evidenciou que a experiência de atuar no nascimento de criança malformada é percebida tanto como uma experiência prazerosa e gratificante quanto como uma experiência estressante e incômoda. A percepção dessa experiência é influenciada pela história de vida do indivíduo; processo de formação do profissional; tempo de atuação e suporte institucional em relação aos aspectos técnicos, científicos e emocionais.
Palavras-chave
Referencias
1. Organización Panamericana de Salude OPS. Salud materno infantil y atención primária en las Américas. Washington, DC(USA); 1994.
2. Pechalt D, Stefanelli RM, Spinks PE. Différences et similitudes dans l'experience des méres et péres d'un enfant ayant deficience. Les Cahiers Internationaux de Psychologie Sociale 2003; 3(5): 73-82.
3. Pechalt D. Lánnonce de la deficience et processus dádaptation de la famille handicap, medecine, éthique. Les Cahiers de l'Afrée 1994, 6(8): 81-88.
4. Glat R. Questões atuais em educação especial. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro(RJ): Sette Letras; 1995.
5. Santos RS. Ser mãe de uma criança especial: do sonho à realidade. [tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; 1995.
6. Souza MJ, Carvalho V. A família da pessoa Down na ótica da mãe: um estudo para a prática de cuidar. Rio de Janeiro (RJ):UFRJ/EEAN; 2000.
7. Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16ª ed.Petrópolis (RJ): Vozes; 2000.
8. Brioschi LR, Trigo MHB. Relatos de vida em ciências sociais: considerações metodológicas. Ciência e Cultura 1987; 7 (39): 631-36.
9. Bertaux D. L'Approche biografique: sa valideté méthodologique, ses otenctialialités. Cahiers Internationaux de Sociologie
10. Rodrigues MSP, Leopardi MT. O método de análise de conteúdo: uma versão para enfermeiros. Fortaleza (CE): Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura; 1999.
11. Haddad MCL. Importância do apoio psicológico aos enfermeiros que assistem pacientes terminais. Rev Enferm Moderna 2004; 3(2):9-16.
12. Kubbler-Ross E. Sobre a morte e o morrer. São Paulo (SP): EDART; 1997.
13. Gauderer EC. Autismo. 3ª ed. São Paulo (SP): Atheneu; 1993.
14. Beck CLC. O sofrimento do trabalhador - da banalização à re-significação ética na organização da enfermagem. Florianópolis (SC): UFSC; 2001.
15. Bowlby J. Cuidados maternos e saúde mental. 5ªed. São Paulo (SP): Martins Fontes; 1996.
16. Dejours C. A loucura do trabalho. 3ª ed. São Paulo (SP): Cortez; 1994.
17. Pechalt D, Lefèbvre H. Intervention précoce auprés de parents ayant une déficience: un lieu d'apprentissages pour les families et les intervenantes. Apprentissage et Socialisation 2004; 1(7): 105-17.
18. Popim RC. O cuidador na ação cuidar na enfermagem oncológica: uma perspectiva orientada sob o enfoque de Alfred Schütz. [tese de doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; 2001.
Submitted date:
25/01/2006
Reviewed date:
25/09/2006
Accepted date:
15/06/2007