Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452007000100009
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Stress in the academic daily: a nursing student view from the Federal University of Piauí - Brazil

Estrés en el cotidiano académico: la visión de los estudiantes de enfermería de la Universidad Federal del Piauí - Brasil

Estresse no cotidiano acadêmico: o olhar dos alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí

Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Jairo Francisco de Medeiros Freitas; Artur Assunção Pereira Ribeiro

Downloads: 0
Views: 6

Abstract

This study aimed at know stress' situations lived by graduate students of nursing from Federal University of Piauí (UFPI) in the academic scope. The methodology consisted of an exploratory study, qualitative, with data collection through semistructured interview applied to 22 students. The results made possible the construction of categories of analysis: stressor situations, stress symptoms and the development of academic activities. It has been verified that stress situations are present during the course, with relevance in certain moments, such as the ingression in the university, the attending pharmacology course for nursing and irregular weekly course load in specific periods of the course. It was evidenced that the symptoms presented by the students was of physiological and emotional aspects. At last, was concluded that stress situations have a negative influence upon the development of academic activities developed by students.

Keywords

Stress; Education, Nursing; Diploma Programs

Resumen

Este estudio tubo el objetivo de conocer situaciones generadoras de estrés vivenciadas por alumnos del Curso de Graduación en Enfermaría de la Universidad Federal del Piauí (UFPI) en el ámbito académico. La metodología constató de un estudio exploratorio, cualitativo, con colecta de dados basada en entrevistas semi-estructurada a 22 alumnos. Los resultados posibilitaron la construcción de categorías de análisis: situaciones de estrés, síntomas de estrés y el desempeño de las actividades académicas. Fue constatado que las situaciones de estrés están presentes durante el transcurso del curso, con relevancia en determinados momentos, tales como el ingreso en la universidad, como el curso de Farmacología para Enfermería y carga horaria semanal irregular en períodos específicos del curso. Los síntomas presentados por alumnos fueran de aspecto fisiológico y emocional. Por fin, se concluye que las situaciones de estrés repercuten de forma negativa en el desempeño de las actividades académicas desarrolladas por alumnos.

Palabras clave

Estrés; Programas de Graduación en Enfermería; Enseñanza Superior

Resumo

Este estudo objetivou conhecer situações geradoras de estresse vivenciadas pelos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí UFPI no âmbito acadêmico. A metodologia constou de estudo exploratório, qualitativo, com produção de dados por meio de entrevista semi-estruturada aplicada a 22 alunos.Os resultados possibilitaram a construção das categorias de análise: situações estressoras, sintomas do estresse e desempenho das atividades acadêmicas. Constatou-se que as situações de estresse estão presentes durante o transcorrer do curso, com relevâncias em determinados momentos, como o ingresso na universidade, o cursar da disciplina Farmacologia para Enfermagem e o cumprimento de carga horária semanal irregular em períodos específicos do curso. Constatou-se que os sintomas apresentados pelos alunos foram de aspectos fisiológico e emocional. Por fim, revelou-se que as situações de estresse repercutem de forma negativa no desempenho das atividades acadêmicas desenvolvidas pelos alunos.

Palavras-chave

Estresse; Programas de Graduação em Enfermagem; Ensino Superior

Referencias

1. Mendes IAC. Convivendo e enfrentando situações de stress profissional. Rev. Latino-Am Enfermagem 2001 mar/dez; 9 (2): 1-5.

2. Cataldi MJG. O stress no meio ambiente de trabalho. São Paulo(SP): LTR; 2002.

3. Stacciarini JM, Trocolli BT. O estresse na atividade ocupacional do enfermeiro. Rev Latino-Am Enfermagem 2001 abr; 9(2):17-25.

4. Molina OF. Estresse no cotidiano. São Paulo(SP): Pancast; 1996.

5. Sapolsky R. Assumindo o controle do estresse. Scientific American 2003 out;13.

6. Lipp MEN. Pesquisas sobre stress no Brasil: saúde, ocupações e grupos de risco. Campinas (SP): Papirus; 1996.

7. Figueiredo RM, Oliveira MAP. Necessidades de estudantes universitários para a implantação de um serviço de orientação e educação em saúde. Rev Latino-Am Enfermagem 1995 jan/fev; 3(1): 05-14.

8. Lobiondo-Wood G, Harber J. Pesquisa em enfermagem: métodos e avaliação crítica e utilização. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 2001.

9. Polit DF, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. Porto Alegre(RS): Artes Médicas; 1995.

10. Bernik V. Estresse: o assassino silencioso.[on-line] [citado 06 ago 2006]. Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm.

11. Smeltzer SC. Brunner& Suddarth: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 9ª ed. Rio de Janeiro(RJ): Guanabara Koogan; 2002.

12. Selye H. Stress in health and disease. Boston (USA): Butterworths;1976

13. Lazarus RS. Stress appraisal and coping. New York (USA): Springer Publ; 1984.

14. Ballone GJ. Estresse: introdução. [on-line] [citado 12 ago 2006]. Disponível em: http://www.psiqweb.med.br/cursos/estresse.html.

15. Pereira MCA, Favero N. A motivação no trabalho da equipe de enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem 2001 set; 9(4):7-12.

16. Souza FP. O estresse e as doenças psicossomáticas.[on line][citado 14 ago 2006]. Disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lpf/revista/index_revista.htm.

17. Rodrigues AL. Stress e trabalho: uma abordagem psicossomática. São Paulo(SP): Atlas; 1999.

18. Meireles NF, Zeitone RCG. Satisfação no trabalho e fatores de estresse da equipe de enfermagem de um centro cirúrgico oncológico. Esc Anna Nery Rev Enferm 2003 abr; 7(1): 78-88.
 


Submitted date:
26/09/2006

Reviewed date:
22/12/2006

Accepted date:
09/01/2007

68717332a95395659859b446 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections