Psychiatric nursing and mental health education in nursing college of the Federal University of Goiás - Brazil
Enseñanza de enfermería psiquiátrica y de salud mental en la Facultad de Enfermería de la Universidad Federal de Goiás - Brasil
Ensino de enfermagempsiquiátrica / saúde mental na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás
Denize Bouttelet Munari; Maria Tereza Hagen Godoy; Elizabeth Esperidião
Abstract
This article describes the experience of education in Mental Health and Psychiatric Nursing in the Nursing College of Federal University of Goiás, marking potentialities and fragilities in the search for new ways of attention in mental health and psychiatry nursing. We detach some important aspects as easy integration among the disciplines of different areas, the contribution to the nurses' general formation in the development of related abilities, management and qualification to understand, to plan and to develop actions that will rescue the humanistic assistance at the health services, with special attention to take care of who take care. The limiting factor found was the fragility of the psychosocial care attention services that constitutes an obstacle and a challenge to be exceed for the implementation of changes in the assistance and education.
Keywords
Resumen
Este artículo describe la experiencia de enseñanza en Enfermería Psiquiátrica/Salud Mental en la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal de Goiás puntuando potencialidades y fragilidades en la búsqueda de nuevas maneras de atención en enfermería de salud mental y psiquiatría. Enfatizamos aspectos importantes como facilidad de integración entre varias disciplinas de áreas diferentes, la contribución en la formación general del enfermero en el desarrollo de habilidades de relacionar, la administración, de calificación para entender, planear y desarrollar acciones para rescatar ayuda humanística en servicios de salud, con destaque especial al cuidado de aquel que cuida. Como factor limitante puntuamos la fragilidad de la red de servicios de atención psicosocial que constituye un obstáculo y gran desafío de ser superados para la implementación de cambios en el cuidado y enseñanza
Palabras clave
Resumo
Este artigo descreve a experiência do ensino em Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental na Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Goiás, pontuando potencialidades e fragilidades na busca de novos caminhos para atenção em enfermagem de saúde mental e psiquiatria. Destacamos aspectos relevantes como facilidade de integração entre as disciplinas da área com outras áreas, a contribuição na formação geral do enfermeiro no desenvolvimento de competências relacionais, de gestão, de capacitação para compreender, planejar e desenvolver ações de resgate da humanização nos serviços de saúde, com destaque especial ao cuidado do cuidador. Como fator limitante, pontuamos a fragilidade da rede de serviços de atenção psicossocial que constitui um obstáculo e grande desafio a ser superado para a implementação de mudanças na assistência e ensino.
Palavras-chave
Referencias
1. Amarante P, organizador. Psiquiatria social e reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro (RJ): Ed. da FIOCRUZ; 1994.
2. Desviat M. A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro (RJ): Ed. da FIOCRUZ; 1999.
3. Braga VA, Souza AMA, Fraga MNO. Políticas de saúde, saúde mental e interdisciplinaridade: avaliação e métodos. Fortaleza (CE): Pós-Graduação DENF/UFC/FFOE/ FCPC; 2002.
4. Amarante P. O planejamento na desconstrução do aparato manicomial. In: Gallo E, organizador. Planejamento criativo: novos desafios técnicos em políticas de saúde. Rio de Janeiro (RJ): Relumé-Dumará; 1992.
5. Rocha RM. Enfermagem psiquiátrica: que papel é este? Rio de Janeiro (RJ): Instituto Franco Basaglia/Ed. Te Corá; 1994.
6. Olschowsky A, Barros S. Graduaçäo em enfermagem: aprendendo a aprender a reforma psiquiátrica brasileira. Rev Esc Enferm USP 1999 dez; 33(4): 377-83.
7. Miranda CML, Rocha RM, Sobral VRS. O ensino, a pesquisa e a assistência de Enfermagem psiquiátrica. Rev Enferm UERJ 1999 jul-dez; 7(2): 193-97.
8. Alencastre MB, organizador. Estudos sobre ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Brasil. Ijui(RS): Unijui; 2000.
9. Munari DB, Medeiros M. Assistência psiquiátrica em Goiás: realidade e desafios Programa.do 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem.10] Congreso Panamericano de Enfermeria; 1999 out. 2-7; Florianópolis.(SC), Brasil. Florianópolis.(SC): ABEn; 2000.
10. Esperidião E, Munari DB. Holismo só na teoria: a trama dos sentimentos do graduando de enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2004 set-dez; 38 (3): 332-40.
11. Esperidião E, Munari DB, Stacciarini JMR. Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o auto conhecimento do enfermeiro. Rev Latino-Am Enferm 2002 jul; 10(4): 516-22.
12. Esperidião E. Repensando a formação do enfermeiro: o processo de conscientização crítica e práticas docentes à luz do referencial ético-humanista. [tese de doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP; 2005.
13. Tavares CMM, Branchat MA, Conceição S, Silva B, Knust R. Therapeutical activites as technologies of caring in mental health. [on-line] Brasilian Journal of Nursing. 2002 Aug. [citado 12 Sep 2006] 1 (2) Disponível em:
14. Munari DB, Merjane TVB, Cruz RMM. A aplicação do modelo de educação de laboratório no processo de formação do enfermeiro. Rev Enferm UERJ 2005 set-dez; 13 (3): 263-69.
15. Munari DB, Oliveira NF, Fernandes CNS. O modelo de educação de laboratório na formação do enfermeiro: avaliação do graduando de enfermagem. Rev Enferm UERJ 2006 set/dez; 14 (3): 385-90.
Submitted date:
03/09/2006
Reviewed date:
31/10/2006
Accepted date:
19/11/2006