Education in health and elderly women: promoting of political, social conquests and in health
Educación en salud y las mujeres mayores: promoción de conquistas políticas, sociales y en salud
Educação em saúde e mulheres idosas: promoção de conquistas políticas, sociais e em saúde
Maria do Livramento Fortes Figueiredo; Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes; Maria Helena Barros Araújo Luz
Abstract
This study brings a qualitative approach about the Education in Health and it has as study object the description of the you know and practices, adopted by the senior women subject of the actions of Education in Health in the Program Third Age in Action (PTIA), belonging to the Nucleus of Research and Academical Extension for the Third Age (NUPEUTI) of the Federal University of Piauí (UFPI). The investigation had as objectives: to know the wisdom and the senior woman's practices due to the actions of Education in Health that they make possible autonomy conquests and citizenship; to discuss that forms the members of the research they live them you know acquired through the actions of Education in Health that they favor autonomy conquests and citizenship. The data were contained in three analysis categories. The first refers the senior woman's participation in the public politics, resells citizenship concepts; the second category embraces the social and the senior woman's insert and the third category points out the senior woman and the subjects of health. The study shows that the senior woman is capable to learn and to act.
Keywords
Resumen
Este estudio trae un acercamiento cualitativo sobre la Educación en la Salud y el he/she tiene como el objeto del estudio la descripción del usted sabe y practica, adoptó por las mayores mujeres sujete de las acciones de Educación en la Salud en el Programa Tercera Edad en Action(PTIA), perteneciendo al Núcleo de Investigación y Extensión de Academical para la Tercera Edad (NUPEUTI) de la Universidad Federal de Piauí (UFPI). La investigación tenía como los objetivos: saber saben y las prácticas de la mayor mujer debido a las acciones de Educación en la Salud que los ellos hacen posibles conquistas de autonomía y ciudadanía; discutir eso forma a los miembros de la investigación ellos los viven usted sabe adquirido a través de las acciones de Educación en la Salud que los ellos favorecen conquistas de autonomía y ciudadanía. Los datos se contuvieron en tres categorías del análisis. El primero se refiere la participación de la mayor mujer en la política pública, revende los conceptos de la ciudadanía; la segunda categoría abraza el social y la inserción de la mayor mujer y la tercera categoría señala la mayor mujer y los asuntos de salud. Las muestras del estudio que la mayor mujer es capaz aprender y actuar, mientras.
Palabras clave
Resumo
Este estudo traz uma abordagem qualitativa sobre a Educação em Saúde e tem como objeto de estudo a descrição dos saberes e práticas adotados pelas mulheres idosas, sujeitos das ações de Educação em Saúde no Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), pertencente ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária para a Terceira Idade (NUPEUTI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A investigação teve como objetivos: conhecer saberes e práticas da mulher idosa decorrentes das ações de Educação em Saúde que possibilitem conquistas de autonomia e cidadania; discutir de que forma as integrantes da pesquisa vivenciam os saberes adquiridos por meio das ações de Educação em Saúde que favoreçam conquistas de autonomia e cidadania. Os dados foram agrupados em três categorias de análise. A primeira refere-se à participação da mulher idosa nas políticas públicas, revendo conceitos de cidadania; a segunda categoria abrange o social e a inserção da mulher idosa; e a terceira categoria ressalta a mulher idosa e as questões de saúde. O estudo mostra que a mulher idosa é capaz de aprender e agir, conquistando um novo lugar e significado para sociedade, exercendo plenamente sua cidadania.
Palavras-chave
Referências
1.Veras RP. País jovem com cabelos brancos: a saúde do idoso no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): Relume Dumará; 1994.
2. França LH, Soares NE. A importância das relações intergeracionais na quebra de preconceitos sobre a velhice.In: Veras RP, organizadora. Terceira idade: desafios para o terceiro milênio. Rio de Janeiro (RJ): Relume Dumará; 1997. p.192-243.
3. Peixoto C. De volta às aulas ou de como ser estudante aos 60 anos. In: Veras RP, organizador. Terceira idade: desafios para o terceiro milênio. Rio de Janeiro (RJ): Relume Dumará; 1997. p. 192-241.
4. Afonso F. Semeador de idéias. [on line] [citado 22 de junho de 2006]. Disponível em:
5.Both A. Gerontologogia: educação e longevidade. Passo Fundo (RS): Imperial; 1999.
6. Masson JM. Atentado a verdade. Rio de Janeiro (RJ): J.Olympio; 1984.
7. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1998.
8. Giddens A. A transformação da intimidade. São Paulo (SP): UNESP; 1993.
9. Bruno MRP. Autonomia e cidadania: caminhos e possibilidades para o ser idoso. [dissertação de mestrado].São Paulo (SP): Pontifície Universidade Católica; 2000.
10. Orem DE. Concepts of practice. 5ª ed. New York(USA): Mc Graw-Hill; 1995.
11. Maia TF, Silva LF. O pé diabético de clientes e seu autocuidado: a enfermagem na educação em saúde. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005 abr: 9(1): 95-102.
12. Souza H, Rodriguez C. Ética e cidadania. São Paulo (SP): Moderna; 1994.
13. Rios RR. Gênero, salud y desarrollo: un enfoque en construcción. In: Elza GG. Gênero, mujer y salud em las Américas. (USA): Organização Pan-americana de Saúde. Publicação Científica, Washington, 1993; 541: 3-18.
14. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico-IBGE. Censo demográfico brasileiro. Brasília (DF); 2000.
15.Carvalho MLF. A mulher na terceira idade: significados e sentido para a enfermagem. [dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ; 2000.
16. Triviños AMS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo (SP): Atlas; 1990.
17. Minayo MCS, organizadora. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes; 1996.
18. Motta AB. A dimensão de gênero na análise do envelhecimento. In: Ferreira M, organizadora. Os poderes e os saberes das mulheres: a construção do gênero. São Luís (MA): EDUFMA/ Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa: mulher, cidadania e relações de gênero; Salvador (BA): REDOR; 2001.
19. Gomes MQ. Velhice: a busca de novos espaços de sociabilidade. In: Amaral CCG, organizadora. Múltiplas trajetórias: estudos de gênero. 8º Encontro da REDOR.Fortaleza (CE): REDOR/NEGIF/UFC; 2001.
20. Fajardo ML. A situação de saúde da mulher na América Latina e Caribe: uma análise com a ótica de gênero. Goiânia (GO): OPAS/OMS; 1997.
Submetido em:
16/11/2005
Revisado em:
26/06/2006
Aceito em:
20/08/2006