Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000200021
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Patients with spinal cord injury: teaching experience about the care for their families

Pacientes con lesión raquimedular: experiencia de enseñanza sobre el cuidado para sus familias

Pacientes com lesão raquimedular: experiênica de ensino-aprendizagem do cuidado para suas famílias

Zuila Maria de Figueiredo Carvalho; Karenine Maria Holanda; Giselle Lima de Freitas; Gelson Aguiar da Silva

Downloads: 0
Views: 2

Abstract

This is the report of an experience lived as a nursing teacher about care teaching to the relatives staying with patients hospitalized who had a spinal medulla injury resulting from a spinal cord injury. The work was conducted in an emergency and trauma hospital at the city of Fortaleza, Ceará, the place in which we carry out the practical activities of the "Nursing of the Caretaking Process II" course, offered for students of the 5th Semester of the B.Sc. course in Nursing of the Faculty of Pharmacy, Dentistry and Nursing of the Federal University of Ceará. The evaluation of the learning shows that care learning is: complicated, tiresome, simple, rewarding and pleasant. That way of teaching presents itself as a condition to search for a better life quality of the patients and the relatives of the patients with spinal medulla injury.

Keywords

Family Nursing; Education in Nursing; Spinal Medulla Injury

Resumen

Este artículo describe una experiencia vivida por la docente de enfermería, en la enseñanza de cuidados para los familiares que cuidan los pacientes ingresados que tienen una lesión medular provocada por un traumatismo vertebro-medular. El trabajo se desarrolla en un hospital de emergencia y traumatología de la ciudad de Fortaleza (Ceará - Brasil), escenario del desarrollo de las actividades prácticas de la disciplina de Enfermería de el Proceso de Cuidado II, para los alumnos del 5º semestre del Curso de Graduado en Enfermería de la Facultad de Farmacia, Odontología y Enfermería de la Universidad Federal del Ceará. La evaluación del aprendizaje muestra que aprender los cuidados es: complicado, agotador, simple, recompensador y agradable. La modalidad de enseñanza se muestra como una manera innovadora de buscar una mejor calidad de vida de los pacientes con lesión medular y de sus familiares.

Palabras clave

Enfermería de la familia; Educación en Enfermería; Lesión Medular

Resumo

Trata-se do relato da experiência vivenciada como docente de enfermagem, sobre o ensino de cuidados para os familiares acompanhantes dos pacientes internados que apresentavam lesão medular, decorrente de traumatismo raquimedular. O trabalho foi realizado em um hospital de emergência e trauma da cidade de Fortaleza-Ceará, cenário de desenvolvimento das atividades práticas da disciplina Enfermagem do Processo de Cuidar II, ofertada para alunos do 5º Semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. A avaliação da aprendizagem retrata que aprender cuidados é: complicado, cansativo , simples, recompensador e agradável. Essa modalidade de ensino apresenta-se como subsídios para buscar uma melhor qualidade de vida dos pacientes e dos familiares das pessoas com lesão medular.

Palavras-chave

Enfermagem Familiar; Educação em Enfermagem; Paraplegia

Referências

1. Beck CLC. Sofrimento e esperança: vivências com familiares de pacientes internados em UTI. In: Gonzales RMB et al. Cenários de cuidados: aplicação de teorias de enfermagem. Santa Maria(RS): Pallotti; 1999.

2. Nasi AL, organizador. Rotinas em pronto socorros. 2Ş ed. Porto Alegre(RS): Artmed; 2005.

3. Carvalho ZMF. Cuidado de enfermagem com pessoas paraplégicas hospitalizadas: estudo à luz da teoria de Jean Watson. [Tese de Doutorado] Fortaleza (CE): Programa de Pós-Graduação em Enfermagem /UFC ; 2002.

4. Henriques FMD. Paraplegia: percursos de adaptação e qualidade de vida. Coimbra(PO): Ed Sinais Vitais; 2004

5. Cardoso J. Adaptação psicológica à lesão vertebro-medular: da centralidade da doença à centralidade do sujeito. Actas do 3ş Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa(PO): Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2000. p. 401- 08

6. Henriques FMD. Adaptação à paraplegia traumática. Rev Investigação Enferm 2002 fev: 3-25.

7. Pascual MG, Calvo MD, León IM, Valero JV, Vila RM. Lesión medular: guía de autocuidados. Valencia(ES): Hospital Universitário/ Ed Generalitat Valenciana; 2001.

8. Santos LCR. Redimensionando limitações e possibilidades: a trajetória da pessoa com lesão medular traumática. [Tese de Doutorado]. São Paulo(SP): Escola de Enfermagem/ USP; 2000

9. Carvalho ZMF. O cuidado de enfermagem dirigido a pessoas com lesão vertebro medular. Interacções 2004 abr: 6 (1):175 83.

10. Paes PFA, Santo FHE. Limites e possibilidades no cotidiano do familiar e cuida do idoso com Alzheimer no ambiente domiciliar. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005; 9(2):192-98.

11.Marconi S, Andrade OG, Silva MDP. Percepção de cuidadores familiares sobre o cuidado no domicílio. Texto & Contexto Enferm 1998 maio/ago; 7(2): 289-307.

12. Conselho Nacional de Saúde(BR). Resolução nş 196 de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Bioética 1996 ; 5(2) :13-44.

13. Queirós AA. Empatia e respeito: dimensões centrais da relação de ajuda. Coimbra (PT): Quarteto; 2003.

14. Carvalho ZMF, Damasceno MMC. Viva bem com a sua lesão medular: manual de orientação.2Ş ed. Porto (PT): Humbertipo; 2003.

15. Hespanha PMT, Carapinheiro G. Risco social e incerteza: pode o estado social recuar mais? Porto(PO): Afrontament ; 2002.

16. Castro ES, Mendes PW, Ferreira MA. A interação no cuidado: uma questão fundamental. Esc Anna Nery Rev Enferm 2005; 9(1): 39-45.

17. Phaneuf M. La planification des soins: un système intégré et personalisé. Montreal(CA): Les Éditions de la Chenelière; 1996.
 


Submetido em:
17/10/2005

Revisado em:
14/06/2006

Aceito em:
14/07/2006

6877fbc4a9539544e5724e84 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections