Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000200013
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

The nursing student's perception about the women care in the labor and birth period: a qualitative approach

La percepción de los académicos de enfermería frente al cuidado de la mujer en el trabajo de parto y nacimiento: un abordaje cualitativo

A percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado à mulher no trabalho de parto e nascimento: uma abordagem qualitativa

Thiago Bicchieri; Leila Rangel da Silva

Downloads: 0
Views: 6

Abstract

The present study has the objective to identify the care given to women in pre-childbirth and childbirth periods under the perception of the nursing students. It is a descriptive case study with a qualitative approach. Over thirty students of Federal Nursing School, situated in the city of Rio de Janeiro, were interviewed and the results demonstrated they possess a critical vision on the care offered to the women in the pregnancy and puerperal cycle and classifies it as an extremely technical care. They recognize that the so called humanized and beneficial activities in the pre-childbirth and childbirth periods are distant of being praised by the Health Department. Therefore, women need to be perceived, heard and considered when the intentions are to develop an assistance to them with best results, strengthing their autonomy and respecting their rights while woman and citizen.

Keywords

Care; Nursing students; Parturian

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo identificar la percepción de los académicos de enfermería sobre el cuidado prestado a la mujer en el trabajo de parto y nacimiento en la percepción de los académicos de enfermería. Se trata de un estudio descriptivo con abordaje cualitativo. Fueron entrevistados 30 académicos de enfermería pertenecientes a una escuela de enfermería de ámbito federal, situada en el municipio de Río de Janeiro. Los resultados demuestran que los universitarios poseen una visión crítica sobre el cuidado ofrecido a la mujer en el centro obstétrico y lo clasifica como cuidado inadecuado extremadamente tecnicista y que las actividades humanizadas y benéficas en el trabajo de parto y parto están distantes del preconizado por el Ministerio de la Salud. Por lo tanto, las mujeres necesitan ser percibidas, oídas, valorizando una asistencia que les traiga los mejores resultados, refuerce su autonomía y respete sus derechos en la condición de mujer y ciudadana.

Palabras clave

Atención; Estudiantes de enfermería; Parto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o cuidado prestado à mulher no trabalho de parto e nascimento. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 30 acadêmicos de enfermagem pertencentes a uma escola de enfermagem de âmbito federal, situada no município do Rio de Janeiro. Os resultados demonstraram que os graduandos possuem uma visão crítica sobre o cuidado oferecido à mulher no centro obstétrico e o classificam como cuidado inadequado e extremamente tecnicista e, que as atividades ditas humanizadas e benéficas no trabalho de parto e nascimento estão distantes do preconizado pelo Ministério da Saúde. Considera que as mulheres precisam ser percebidas e ouvidas, valorizando uma assistência que reforce sua autonomia e respeite seus direitos enquanto mulher e cidadã.

Palavras-chave

Cuidado; Estudantes de Enfermagem; Parto

Referencias

1. Organização Mundial da Saúde (OMS). Assistência ao parto normal: um guia prático. Genebra; 1996.



2. Christoffel  MC, Souza  KV, Silva  LR, Penna  LHG. A percepçăo das puérperas em relaçăo ao atendimento institucional no trabalho de parto e nascimento. Resumos dos trabalhos apresentados no  55ş Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2003 nov 1-15; Rio de Janeiro ( RJ), Brasil, Rio de Janeiro: ABEN- Seçăo RJ; 2003; p. 333-4.



4. Ministério da Saúde (BR). Parto, aborto e puerpério - assistência humanizada à mulher. 2ª ed. Brasília ( DF); 2001.



5. Caparroz  SO. Resgate do parto normal: contribuiçőes de uma tecnologia apropriada. Joinvile ( SC): Ed. Univille; 2003.



6. Gualda  DM, Stefanelli  MC. Abordagens teórico-metodológicas qualitativas: A vivęncia da Mulher no Período Reprodutivo. 1Ş ed. Rio de Janeiro ( RJ): Ed. Guanabara Koogan; 2003.



7. Leininger  M. Culture care diversity and universality: a theory of nursing. 1Ş ed. New York: National League for Nursing Press; 1991.



8. Trivińos  A. Introduçăo ŕ pesquisa em cięncias sociais: A pesquisa qualitativa em educaçăo. Săo Paulo ( SP): Atlas; 1995.



9. Polit DF, Hungler  BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3Ş ed., Porto Alegre: Artes Médicas; 1995.



10. Chauí  M. Um convite ŕ filosofia. Rio de Janeiro ( RJ): Ed. Rubio; 2000.



11. Ministério da Saúde (BR). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde - Resoluçăo 196/96, Brasília; 1996.



13. Minayo  MCS. A violęncia social sob a perspectiva da saúde pública. Cadernos de Saúde Pública. 1994Ş; 10 ( 1 supl): 07-18.



15. Largura  MA Assistęncia ao parto no Brasil. Săo Paulo ( SP): s/ed; 1998.



16. Organizaçăo Panamericana de Saúde (OPAS). Informe mundial sobre la violencia y la salud. Washington ( DC): OPS; 2003



17. Moura, MAV, Chamilco, RIA, Silva, LR. A teoria transcultural e sua aplicaçăo em algumas pesquisas de enfermagem: uma reflexăo teórica. Esc. Anna Nery R Enfermagem 2005 dez; 9 ( 3): 434-40.


 


Submitted date:
26/09/2005

Reviewed date:
08/06/2006

Accepted date:
21/06/2006

6877f3f8a9539540b314eb34 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections