Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000200006
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

The Leadership theme insertion in the Nursing Administration of a private college in São Paulo city 1998 to 2004

La inserción del tema Liderazgo en las disciplinas de Administración en Enfermería de una facultad particular de la ciudad de São Paulo 1998 a 2004

A inserção do tema Liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem de uma faculdade particular da cidade de São Paulo 1998 a 2004

Lucimar Regina Constantino; Maria Cristina Sanna

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

With the objective of describe the evolution of leadership approach of the plans in the eight disciplines, dedicated to nursing administration, magistrsted at nursing the college of Unisa in the period from 1996 to 2004 , were analyzed from 27 plans of disciplines practicing in the period, the objectives, the strategic of teaching- learning of to and of value, the utilized treatment analysis of speech Bardin, point that leadership theme was not much evaluated in the period studied, it was observed too that the curriculum of the course has passed by three moments of the changes in the period studied, propitious to improve the dedication to leadership theme, but it did not happen, remaining only the creation of one optional discipline with this content, conclusion was that academic staff responsible for their discipline nursing administration made change in the plans, but not having in mind the educational direction paradigm which could stand out the leadership theme.

Keywords

Nursing; Administration; Education; History; Leadership

Resumen

Con el objetivo de describir la evolución del abordaje del Liderazgo en los programas de las ocho disciplinas dedicadas a la Administración de la Enfermeria, ministradas en la Facultad de Enfermeria de la Universidad UNISA, en el periodo de 1996 a 2004, fueron analizados, de los 27 planes de disciplinas practicados en ese periodo, los objetivos, las estrategias de la enseñanza aprendizaje y de evaluación. El tratamiento utilizado - análisis de discurso de Bardin, apuntó que el tema Liderazgo fué poco valorizado en el periodo estudiado. Se observó también que el curriculo del curso pasó por tres modificaciones, momentos propicios para la expansión de la dedicación al tema Liderazgo, mas esto no ocurrió, consiguiéndose apenas la creación de una disciplina optativa con ese contenido. Concluyese que los docentes responsables por las disciplinas de Adminitración en Enfermeria hicieron mudanzas en los programas, mas no en dirección a un paradigma educacional que diese destaque al tema Liderazgo.

Palabras clave

Enfermería; Administracción; Enseñanza; Historia; Liderazgo

Resumo

Para descrever a evolução da abordagem da Liderança nos programas das disciplinas de Administração em Enfermagem, ministradas na FACENF-UNISA, no período de 1998 a 2004, foram analisados, dos 27 planos de disciplina praticados no período, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. O tratamento utilizado, análise de discurso de Bardin, apontou que o tema foi pouco valorizado no período estudado. Observou-se, também, que o currículo do curso passou por três modificações, momentos propícios para a ampliação da dedicação ao tema Liderança, mas isso não aconteceu, havendo apenas a criação de uma disciplina optativa com esse conteúdo. Concluiu-se que os docentes responsáveis pelas disciplinas ministradas fizeram mudanças nos programas, mas não adotaram um paradigma que desse destaque à Liderança.

Palavras-chave

Administração; Enfermagem; Ensino; História; Liderança

Referências

1. Relatório para o reconhecimento do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade de Santo Amaro. FACENF; 2000.

2. Sanna MC. A evolução da disciplina de administração aplicada à enfermagem na Escola de Enfermagem da USP no período de 1980 a 1995. Rev Esc Enf USP 1999; 33 (1): 17-30.

3. Rozendo C. Liderança na enfermagem brasileira: aproximando-se de sua desmistificação.[Dissertação de Mestrado] Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP; 1994.

4. Martins EG, Sanna MC. A produção científica sobre administração em enfermagem no Brasil no período de 1947 a 1972. Rev Bras Enf 2005; 58(2): 235-39.

5. Simões AL, Fávero N. O desafio da liderança para o enfermeiro Rev Latino-Am Enfermagem 2003; 11(5): 567-73.

6. Simões AL de. Desenvolver o potencial de liderança: Um desafio para o Enfermeiro [tese de doutorado].Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP; 2001.

7. Secaf V. Liderança: desafio para as enfermeiras Enf Novas Dimens 1977; 3 (4): 250-55.

8. Simões AL, Fávero N. Aprendizagem da Liderança: opinião de enfermeiros sobre a formação acadêmica. Rev Latino-Am Enfermagem 2000; 8(3): 91-96.

9. Galvão CM, Trevisan MA, Sawada NO. A liderança do enfermeiro no século XXI: algumas considerações. Rev Esc Enf USP 1998; 32(4): 302-06.

10. Chaves EHB. Aspectos da liderança no trabalho do enfermeiro. Rev Gaúcha Enferm 1993; 4(1): 55-58.

11. Higa EFR, Trevisan MA. Os estilos de liderança idealizados pelos enfermeiros Rev Latino-Am Enfermagem 2005; 13 (1): 59-64.

12. Recomendações: o 20º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Rev Bras Enf 1968 ago; 21(4): 171.

13. Annales de la Conferencia Liderazgo de la Enfermería en el nuevo milenio. 2000; Miami (USA): ICN/Fundación Kellog.

14. Relatório do 4º Encontro Nacional de Docentes de Administração em Enfermagem. 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem; 2004; Gramado(RS), Brasil. Gramado(RS): ABEn; 2004.

15 - Nimtz MA. O ensino da disciplina de administração em enfermagem nas escolas de graduação da Grande São Paulo.[Dissertação de Mestrado] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem da USP /EEUSP; 1999.

16 - Ribeiro M, Santos SL, Meira TGBM. Refletindo sobre liderança em Enfermagem. Esc. Anna Nery Rev Enferm. 2006 10(1): 109-15.

17 - Sena RR, Silva KL, Coelho S, Braga PP. Inovação no ensino da enfermagem: o UNI impulsionando a diferença. Rev. Baiana Enf. 2002; 15(1/2):121-127

18 - Nimtz MA, Ciampone MHT. O significado da capacitação docente na práxis educacional. Rev Paul Enf 1999; 18(1/3): 27-33.

19 - Faria IL, Casagrande LDR. A educação para o século XXI e a formação do professor reflexivo na enfermagem. Rev Latino-Am Enfermagem 2004;12(5):821-27.

20 - Gomes JB, Casagrande LDR. A educação reflexiva na pós-modernidade: uma revisão bibliográfica. Rev Latino-Am Enfermagem 2002; 10 (5):696-03.

21 - Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 11. ed. Petrópolis (RJ):Vozes; 1989.

22 - Abreu MC, Masetto MT. O professor universitário em aula. 9. ed.São Paulo(SP): 1990

23 - Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo (SP): HUCITEC; 2000.

24 - Bardin L. Análise de conteúdo.Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edições 70; Lisboa (PT): 1977.

25 - Ciampone MHT, Leite MMJ, Gaidzinski RR. Ensino da disciplina administração em enfermagem: em busca de um novo paradigma. Rev Esc Enf USP 1996; 30(n. esp.): 45-58.

26 - Casa ECGS. O uso de Portifólio como instrumento de reflexão na formação de enfermeiros líderes [dissertação de mestrado]. São Paulo (SP): Universidade de Santo Amaro/UNISA; 2005.

27 - Sanna MC, Cunha ICKO, Campos JP. Estratégias inovadoras no ensino de administração aplicada à enfermagem. Rev. Paul. Enf. 1999; 18(1/3):16-26.

28 - Takahashi RT Peres HHC. O desafio da utilização de técnicas pedagógicas inovadoras no ensino da administração em enfermagem. Rev. Paul. Enf. 2000; 19(2): 20-24.

29 - Barbosa MA, Brasil VV, Sousa AL, Monego ET. Refletindo sobre o desafio da formação do profissional da saúde. Rev Bras Enf 2003; 56 (5): 574-76

30 - Freire P. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1981.

31- Jennings E. Liderança nas organizações e na história. São Paulo (SP): Brasiliense; 1970.
 


Submetido em:
29/11/2005

Revisado em:
12/06/2006

Aceito em:
26/06/2006

6877c90da953952e152f9647 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections