The circumstances of the reconfiguration process of the professional school of assistance to psychopaths of the Federal District
Las circunstancias del proceso de reconfiguración de la escuela profesional de ayuda a psicópatas del Districto Federal
As circunstâncias do processo de reconfiguração da escola profissional de assistência a psicopatas do Distrito Federal
Wellington Mendonça de Amorim; Ieda de Alencar Barreira
Abstract
Historical-social study based in documentary analysis. It deals with the circumstances of the process of reconfiguration of the Professional School of Nurses of the Service of Assistance to Psychopaths of the Federal District, in the first half of Century XX, future Alfredo Pinto School of Nursing, from the Federal University of the State of Rio de Janeiro. OBJECTIVES: To describe the movements that the public health and psychiatry had developed, in the scope of the newly-organized Ministry of the Education and Public Health, to adjust itself to the politics of the beginning of the Vargas period; and to analyze the characteristics of the Professional School of Nurses and of the Anna Nery School that corresponded the distinct visions. The fields of the public health, psychiatry and the nursing had structuralized themselves from the principles of vision and division, which had guided the fights, the controversies and the competitions between the diverse involved agents and had imposed the limits and the historical possibilities in these two schools of nursing, in the Federal District.
Keywords
Resumen
Estudio histórico-social basado en análisis documental. Se ocupa de las circunstancias del proceso de reconfiguración de la Escuela Profesional de Enfermeros y Enfermeras del Servicio de Ayuda a Psicópatas del Districto Federal, en la primera mitad del siglo XX, futura Escuela de Enfermería Alfredo Pinto, de la Universidad Federal del Estado de Rio de Janeiro. OBJETIVOS: Describir los movimientos que la salud pública y la psiquiatría habían desarrollado, en el ámbito recién-organizado del Ministerio de Educación y Salud Pública, para ajustarse a la política del inicio del período Vargas; y analizar las características de la Escuela Profesional de Enfermeros y Enfermeras y de la Escuela Anna Nery lo que correspondía a visiones distintas. Los campos de la salud pública, de la psiquiatría y de la enfermería fueron estructurados a partir de los principios de visión y división, que orientarón las luchas, las controversias y las competiciones entre los diversos agentes implicados y habían impuesto los límites y las posibilidades históricas en estas dos escuelas de enfermería, en el Districto Federal.
Palabras clave
Resumo
Estudo histórico-social baseado em análise documental. Trata das circunstâncias do processo de reconfiguração da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Serviço de Assistência a Psicopatas do Distrito Federal, na primeira metade do século XX, futura Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVOS: Descrever os movimentos que a saúde pública e a psiquiatria desenvolveram, no âmbito do recém-organizado Ministério da Educação e Saúde Pública, para se adequarem às políticas do início do período Vargas; e analisar as características da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras e da Escola Anna Nery que correspondiam a visões distintas. Os campos da saúde pública, da psiquiatria e da enfermagem se estruturaram a partir dos princípios de visão e divisão, que orientaram as lutas, as controvérsias e as competições entre os diversos agentes envolvidos e impuseram os limites e as possibilidades históricas nestas duas escolas de enfermagem, no Distrito Federal.
Referências
1. Engel MG.
2. Machado R, Loureiro A, Luz R, Muricy K.
3. Arruda E.
4. Decreto nº 1.559, de 7 de outubro de 1893. Dispõe sobre a reorganização do Serviço de Assistência Médico-Legal de Alienados. Collecções das Leis da República dos Estados Unidos do Brazil. Atos do Poder Executivo. Rio de Janeiro(DF): Impressa Nacional; 1894. p. 689-771. v.1e 2.
5. Decreto nº 8.834, de 11 de junho de 1911. Dispõe sobre a reorganização da assistência aos alienados. Collecções das Leis da República dos Estados Unidos do Brazil. Atos do Poder Executivo. Rio de Janeiro(DF): Impressa Nacional; 1915. p.139-68. v.2. (Modificou a denominação de Hospício Nacional de Alienados para Hospital Nacional de Alienados)
6. Pontes C.
7. Kirschbaun DIR. Análise histórica das práticas de enfermagem no campo da assistência psiquiátrica no Brasil: período compreendido entre as décadas de 20 e 50.
8. Sauthier J, Barreira, IA.
9. Possollo A.
10. Bourdieu P.
11. Barreira IA. Os primórdios da enfermagem moderna no Brasil.
12. Ministério da Justiça e Negócios Interiores(BR). Portaria de 1º de setembro de 1921. Aprova o regimento interno da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras da Assistência a Alienados do Distrito Federal.
13. Pereira Neto AF.
14. Silva Junior OC, Braga MN. A Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Hospício Nacional dos Alienados e a enfermagem no alvorecer do século XX: 1890-1921. Rio Janeiro (RJ): UFRJ; 2002. (Relatório final de pesquisa)
15. Fausto B.
16. Bezerra MRM, Baptista SS. A criação da Escola de Enfermeiras Luiza de Marilac: estratégias para a manutenção do poder da igreja católica nos espaços hospitalares.
17. Decreto nº 19402 de 14 de novembro de 1930. Cria uma Secretaria de Estado com a denominação de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. Rio de Janeiro(DF); 1930. (Coleção de Leis do Brasil).
18. Bourdieu P.
19. Hochman G. A saúde pública em tempos de Capanema: continuidades e inovações. In: Bomeny H, organizadora.
20.Ministério da Educação e Saúde Pública (BR). Relatório da gestão do Ministro Washington Ferreira Pires: 1932-1934. Rio de Janeiro (DF): Impressa Nacional; 1934. 128p. (Acervo da Casa de Oswaldo Cruz Manguinhos, RJ).
21. Resende G. Gustavo Riedel Administrador.
22. Baptista SS. Trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira.
23. Barreira IA. Contribuições da História da Enfermagem Brasileira para o desenvolvimento da profissão.
24. Olinto P. Aptidões e deveres da enfermeira de hygiene mental.
25. Lobo RH. Era nova.
26. Moreira J. Qualidades necessárias a um enfermeiro de psychopatas.
27. Reis M. Enfermeiros de insanos.
28.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Centro de Documentação. Correspondência de agosto de 1935. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ/ EEAN/CEDOC. (Módulo A, cx. 50)
Submetido em:
10/10/2005
Revisado em:
08/02/2005
Aceito em:
22/02/2006