Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000100013
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Managemental performance of the nurse in the perspective of the just-egresses of the nursing course

Actuación administrativa del enfermero en la perspectiva de los recién egresados del curso de enfermería

Atuação gerencial do enfermeiro na perspectiva dos recém-egressos do curso de enfermagem

Vanessa Alves Martins; Janete Rodrigues da Silva Nakao; Neide Fávero

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

In their professional practice, nurses are concentrated on administrative functions, thus taking distance from direct patient care. The articulation of these functions is difficult, perhaps due to the lack of preparation among nurses and the disjointed way in which teaching institutions deal with these contents and establish a relation with daily work practice. This descriptive study takes the form of an "opinion poll", aimed at finding out people's opinions about a certain issue. We carried out interviews with graduating nursing students (2002) who had not entered professional practice yet, with a view to verifying their opinion on management activities of clinical nurses and how they evaluate the knowledge about management issues acquired during the course. Results demonstrate that a dichotomy between nursing care and management is present in the labor market as well as in professional formation.

Keywords

Nursing; Management; Professional practice location

Resumen

En la práctica profesional, los enfermeros se concentran en la función administrativa distanciándose del cuidado directo al paciente. Articular esas dimensiones es difícil. Esa dificultad tal vez se deba a la falta de preparación acadêmica del enfermero y la manera desarticulada como las instituciones de enseñanza abordan esos contenidos y los relacionan con la práctica cotidiana del trabajo. El presente trabajo es un estúdio descriptivo de tipo de "investigación de opinión" que busca conocer la opinión de un grupo de personas acerca de un asunto. Fueron realizadas entrevistas con alumnos egresados del curso de enfermería (2002) que aun no están laborando en la práctica profesional, con el objetivo de verificar como ellos ven la actuación administrativa del profisional enfermero y como ellos evalúan el conocimeinto adquirido en la escuela sobre las cuestiones gerenciales. Los resultados demuestran que existe una dicotomía entre assistencia y gerencia en enfermería tanto en el mercado de trabajo y durante la formación profesional.

Palabras clave

Enfermería; Gerencia; Ubicación de la práctica profesional

Resumo

Na prática profissional, os enfermeiros concentram-se na função administrativa distanciando-se do cuidado direto ao paciente. Articular essas dimensões está difícil. Essa dificuldade talvez se deva ao despreparo do enfermeiro e a maneira desarticulada com que as instituições de ensino abordam esses conteúdos e os relacionam com a prática cotidiana do trabalho. O trabalho apresentado é um estudo descritivo, na forma "pesquisa de opinião" que busca conhecer a opinião de um grupo de pessoas acerca de um assunto. Foram realizadas entrevistas com alunos egressos do curso de enfermagem (2002), que ainda não estejam atuando na prática profissional com o objetivo de verificar como eles vêem a atuação gerencial do profissional enfermeiro e como eles avaliam o conhecimento adquirido na escola sobre as questões gerenciais. Os resultados demonstram que existe uma dicotomia entre assistência e gerencia em enfermagem tanto no mercado de trabalho como durante a formação profissional.

Palavras-chave

Enfermagem; Gerência; Área de atuação profissional

References

1. Bernardes A. O trabalho do enfermeiro sob a ótica de outros profissionais. [dissertação de mestrado] Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP; 2000.

2. Kurcgant P et al. O significado da administração aplicada à enfermagem segundo a opinião de graduandos. Rev Esc Enf USP 1994; 28(1): 15-26.

3. Conselho Regional de Enfermagem- COREnSP. Documentos Básicos de Enfermagem: Enfermeiros Técnicos e Auxiliares. São Paulo (SP); 2001.

4. Nimtz MA. O ensino da disciplina de administração em enfermagem nas escolas de graduação da Grande São Paulo. [dissertação de mestrado] São Paulo (SP): Escola de Enfermagem /USP; 1999.

5. Triviños ANS. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4ªed. São Paulo (SP) Atlas; 1994, 175p.

6. Cervo AL, Bervian PA. Metodologia cientifica. 5ª ed. São Paulo (SP): Prentice Hall; 2002. p. 66-77.

7.Minayo MC. Fase de análise ou tratamento do material. In: Minayo M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2ª ed. São Paulo (SP): HUCITEC-BRASCO; 1993. p.197-247.

8. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (PO): Ed. 70; 1991.

9. Prochnow AG, Alcântara LM, Leite JL, Silva ICM, Moreira MC. Liderança em enfermagem: um repensar necessário à prática gerencial hospitalar. Esc Anna Nery Enferm. 2003 dez. 7 (3): 318-24.

10. Bellato R,organizador. Algumas reflexões sobre o método funcional no trabalho da enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 1997; 5(1): 75-82.

11. Almeida MCP. Processo e divisão do trabalho na enfermagem. Anais do 39ºCongresso Brasileiro de EnfermagemCentro de Convenções; 1987 nov; Salvador (BA), Brasil, Salvador (BA); 1987.p.19-25.

12. Menegola M. Avaliar para aprender avaliar por avaliar é um ato antipedagógico. Porto Alegre (RS): Ed. Evangraf; 1994.

13. Abreu MC, Masetto TM. O professor universitário em aula. São Paulo (SP): Ed. Cortez; 1980.

14. Sordi MR; Freitas. A prática de avaliação do ensino superior e ma experiência na enfermagem. São Paulo (SP): Cortez; 1995.

15. Sousa LLA. Ensino e prática na formação do enfermeiro. Saúde em Debate 1994; (42): 23-29.
 


Submitted date:
07/12/2005

Reviewed date:
11/13/2005

Accepted date:
11/24/2005

6877b038a9539522087cdf76 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections