Aspects of the professional formation in the Alfredo Pinto Nursing School (1943-1949)
Aspectos de la formación profesional en la Escuela de EnfermerÍa Alfredo Pinto (1943-1949)
Aspectos da formação Profissional na escola de enfermagem Alfredo Pinto (1943-1949)
Marina do Nascimento Bessa; Wellington Mendonça de Amorim
Abstract
The object of this study is the access to the course and curricular adaptations during the reorganization of the professional education of nurses in the Alfredo Pinto Nursing School (EEAP), in the first half of the management of Maria de Castro Pamphiro (1943- 1949). Objectives: To identify the forms and ways of access to the course of nurses in the Alfredo Pinto Nursing School, in the period between 1943 and 1949; and to analyze the curriculum in this school and its adaptations front to the requirements of the theoretical and practical education in the formation of these nurses, in this period. Historical- social study carried through from 2003 till 2005 and based in document analysis of the Sectorial Archive of EEAP/UNIRIO and existing literature about the subject. The results had evidenced that the Director used strategies that had been beyond the demanded ones for the 1942 regulation, to guarantee the access to the nursing course and to raise the quality of education of the EEAP being approached its resume of that would be demanded by Law 775/49.
Keywords
Resumen
El objetivo de este estudio es el acceso al curso y las adaptaciones curriculares durante la reorganización de la instrucción profesional de enfermeros y enfermeras en la Escuela de Enfermería Alfredo Pinto (EEAP), en la primera mitad de la gestión de Maria de Castro Pamphiro (1943-1949). Objetivos: Identificar las formas y modos de acceso al curso de enfermeras y enfermeros de la Escuela de Enfermería Alfredo Pinto, en el periodo de 1943 a 1949; y analizar el currículo en esa escuela y sus adaptaciones frente a las exigencias de enseñanza teórica y práctica en la formación del enfermero, en ese periodo. Estudio histórico-social realizado de 2003 al 2005 y basado en el análisis de documentos escritos del Arquivo Sectorial de la EEAP de la UNIRIO y de la literatura existente sobre el tema. Los resultados evidenciaron que Maria de Castro Pamphiro utilizó estrategias que fueron más allá de las exigidas por el reglamento de 1942 para asegurar el acceso al curso de enfermería y elevar la calidad de la enseñanza de la EEAP, aproximando el curriculo de aquel que sería exigido por la Ley 775/49.
Palabras clave
Resumo
O objeto deste estudo é o acesso ao curso e as adaptações curriculares durante a reorganização do ensino profissional de enfermeiros e enfermeiras na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), na primeira metade da gestão de Maria de Castro Pamphiro (1943- 1949). Objetivos: Identificar as formas e modos de acesso ao curso de enfermeiras e enfermeiros da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, no período de 1943 a 1949; e analisar o currículo nessa escola e suas adaptações frente às exigências de ensino teórico e prático na formação do enfermeiro, nesse período. Estudo histórico-social realizado de 2003 a 2005 e baseado em análise de documentos escritos do Arquivo Setorial da EEAP / UNIRIO e da literatura existente sobre o tema. Os resultados evidenciaram que a Diretora utilizou estratégias que foram além das exigidas pelo regulamento de 1942, para garantir o acesso ao curso de enfermagem e elevar a qualidade de ensino da EEAP aproximando seu currículo daquele que seria exigido pela Lei 775/49.
Palavras-chave
Referencias
1. Lei nº. 775 de 06 de agosto de 1949. Dispõe sobre o ensino de enfermagem no país e dá outras providências. Enfermagem: leis, decretos e portarias. 2ª ed. Rio de Janeiro (DF): Ministério da Saúde/ SESP; 1959.
2. Decreto Lei nº 4.725 de 22 de setembro de 1942. Reorganiza a Escola Profissional de Enfermeiros criado pelo Decreto nº 791 de 27 de setembro de 1890 e dá outras providências. Coleção de Leis da República dos Estados Unidos do Brasil 1942 jul/set; 6: 544- 47.
3. Decreto Lei nº 10.472 de 22 de setembro de 1942. Aprova o regulamento da Escola de Enfermeiro Alfredo Pinto. Coleção de Leis da República dos Estados Unidos do Brasil 1942 jul/set; 6: 292 - 93.
4. Portaria de 01 de setembro de 1921. Aprova o regimento interno da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras da Assistência a Alienados. Diário Oficial da República dos Estados Unidos do Brasil, Rio de Janeiro (DF), 01 de set 1921.
5. Moreira A, Machado W, Geovanini T, Dornelles S. História de enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro (RJ): Revinter; 1995.
6. Amorim WM. A reconfiguração da primeira escola de enfermagem brasileira: A missão de Maria de Castro Pamphiro, 1937-1949 [tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ; 2004.
7. Decreto nº. 20.109 de 15 de junho de 1931. Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa as condições para a equiparação das escolas de enfermagem e instruções relativas ao processo de exame para a revalidação de diplomas. Enfermagem: leis, decretos e portarias. 2ª ed. Rio de Janeiro (DF): Ministério da Saúde/ SESP; 1959.
8. Baptista SS. Trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira. Esc Anna Nery Rev Enferm 1997 dez; 1(2): 85-105.
9. Barreira IA, Baptista SS. A
10. Cardoso CF, Vainfas R. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. 5ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Campus; 1997.
11. Bourdieu P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas (SP): Papirus; 1997.
12. Félix LO. História e memória: a problemática da pesquisa.
13. Souza AR, Baptista SS. A adoção do modelo anglo-americano de ensino de enfermagem na capital paulista. Esc Anna Nery Rev Enferm 2002 ago; 6(2): 211-27.
14. Fausto B. História do Brasil. São Paulo(SP): USP; 2001.
15. Lei nº 378 de 13 de Janeiro de 1937. Dá nova organização ao Ministério da Educação e Saúde Pública. Diário Oficial da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro (DF) 15 jan 1937.
16. Decreto-Lei nº 4.244 de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário.[on line]; [citado 01 mai 2005]. Disponível em
17. Silva Junior OC, Moreira A, Amorim WM, Porto F. A enfermagem psiquiátrica e a enfermagem moderna no Rio de Janeiro: uma lição da história. Rev Bras Enferm 2001 abr/jun; 53 (4): 229- 36.
Submitted date:
15/07/2005
Reviewed date:
07/11/2005
Accepted date:
24/11/2005