Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/S1414-81452006000100004
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Factors that interfere on sleep and rest of the child in the intensive care therapy

Factors that interfere on sleep and rest of the child in the intensive care therapy

Fatores que interferem na prevenção do sono e repouso de criança em Terapia Intensiva

Márcia Barbosa de Paiva; Célia Antunes C. de Souza; Enedina Soares

Downloads: 0
Views: 2

Abstract

This study focused the case of a child admitted to hospital in an Intensive Therapy Paediatrics Unit, to identify factors that interfere on his sleep and rest. We used as method for data collection the participant observation, over the procedures done and the way of the child care in the multiprofessional team. The results denote that sleep and rest were interrupted in 25 minutes intervals, showing the need and the deprive of the sleep under those circumstances. We concluded that the assistance of children who needs intensive care must be looking for their individual necessities using for that an humanistic approach which implies in joints formation, professional interdisciplinarity, searching the wholeheartedly, the unit and interdependence.

Keywords

Enfermería Pediátrica; Cuidados intensivos; Sueño; Descanso

Resumen

Estudio de caso con un niño internado en Unidad de Terapia Intensiva Pediátrica, cuyo objetivo es describir los factores que interfieren en la preservación de su sueño y reposo. Se utilizó como método, para la colecta de datos, la observación directa, a partir de los procedimientos realizados y de la manera de cuidar del niño por el equipo profesional. Los resultados denotan que el sueño y el reposo fueron interrompidos en intervalos de 25 minutos, evidenciando la necesidad y la privatización del sueño y reposo en estas circunstancias. Se concluye que la asistencia al niño que necesita de cuidados intensivos debe estar dirigida para atender sus necesidades individuales utilizando una abordaje humanística que implica en la formación de conjuntos, en la interrelación de disciplinas de los profesionales, buscando la integralidad, la unicidad y la interdependencia.

Palabras clave

Enfermería Pediátrica; Cuidados intensivos; Sueño; Descanso

Resumo

Trata-se de um estudo de caso com uma criança internada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, cujo objetivo é descrever os fatores que interferem na preservação de seu sono e repouso. Utilizou-se como método, para a coleta de dados, observação direta, a partir dos procedimentos realizados e da maneira de cuidar da criança pela equipe multiprofissional. Os resultados denotam que o sono e o repouso foram interrompidos em intervalos de 25 minutos, evidenciando a necessidade e a privatização do sono e repouso nestas circunstâncias. Conclui-se que a assistência à criança que necessita de cuidados intensivos deve estar voltada para atender suas necessidades individuais, utilizando para tal uma abordagem humanística que implica na formação de conjuntos, na interdisciplinaridade dos profissionais, buscando a integralidade, a unicidade e a interdependência.

Palavras-chave

Enfermagem Pediátrica; Cuidados intensivos; Sono; Repouso

Referências

1.Cianciarullo TI. Instrumento básico para o cuidar: um desafio para a qualidade da assistência. São Paulo (SP): Atheneu; l996.

2. Paiva MBA Comunicão no ambiente de terapia Intensiva. Trabalho apresenta no 49o Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1997 dez 7-12; Belo Horizonte (MG), Brasil. Belo Horizonte (MG): ABEn; 1997.

3.Waldow VR. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre (RS): Artes Médicas; l995.

4. Grande Enciclopédia Médica: roteiro da saúde - repouso. São Paulo (SP): Nova Cultura; 1987.vol. 7.p.26-8.

5. Lemos RCA, Rossi LA. O significado culural atribuido ao Centro de Terapia Intensiva por clientes e seus familiares: um elo entre a beira do abismo e a liberdade. Rev Latino-am Enfermagem 2002 maio/junho; 10 (3): 345-57.

6. Alves O. O corpo e as palavras. In: Brauns, HT, organizador. Conversando sobre o corpo. 3ª ed. Campinas (SP): Papiros; 1989.

7. Nightingale F. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. São Paulo (SP): Cortez; 1987.

8. Schmitz EM et al. A enfermagem pediatrica e puericultura. São Paulo (SP): Atheneu; 1989.

9. Tuffik S, Nery LE, Bitancout LRA, Polombini L, Bagnoto MC, Moura SMT et al. Como diagnosticar e tratar distúrbios do sono. Rev Bras Medicina 1977 jan/fev; 54(1/2): 12-30.

10. Sanvito WL. O cérebro e suas vertentes. 2a ed. São Paulo (SP): Roca; 1991.

11. Guyton AC. Fisiologia e mecanismo das doenças. 5ªed. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan; 1993.

12. Stefane JMJ Sono na infância In: Schimitz EM. A enfermagem em pediatria e puericultura. São Paulo (SP): Atheneu; 2000.

13.Handem PC, Figueiredo NMA. Imaginário das mães de filhos internados em UTI-Neonatal no pós-parto: contribuição para a enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm 2004 ago; 8 (2): 211-16.

14. Nascimento MAL. A síndrome da criança membro superior imobilizado para infusão venosa: uma contribuição da semiologia para o cuidado de Enfermagem.[tese de doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery /UFRJ; 1996.
 


Submetido em:
14/03/2005

Revisado em:
21/11/2005

Aceito em:
13/12/2005

6877a88ea953951e815ccf12 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections