Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2025-0033en
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Special Issue

Faces of aging: children's perception of older adults and aging

Rostros del envejecimiento: la percepción de los niños sobre las personas mayores y el envejecimiento

Faces do envelhecer: percepção de crianças sobre a pessoa idosa e o envelhecimento

Kenji Yuri Mitsuka de Paula; Gislaine Dias Caputo; Yagda Aparecida de Campos Justino; Michelly Cristina Montenote; Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi; Maria Angélica Spadella

Downloads: 0
Views: 44

Abstract

Objectives  to identify children's perception of older adults and aging, through drawings.

Method  this exploratory qualitative study was conducted with children from public schools. Data were collected from February to June 2024 in two elementary schools and three middle schools, totaling 320 children. Each child was asked to draw a picture expressing their perception of older adults and the aging process. Drawings from children whose parents authorized their participation were included in the study. Data were analyzed using the Gestalt therapy approach.

Results  a total of 271 children participated in the study. The collected drawings were categorized in to 12 representative elements, and the most representative ones of aging were: nature, life cycle, happiness/love, as well as elderly people expressing pain, suffering and weakness. Few drawings showed older adults in functional activities.

Final considerations and implications for practice  although children's perception of aging brings positive elements, the fragility and incapacity of older adults are strongly present. These findings may guide educational/social interventions with children in order to promote a more positive and inclusive view of the elderly in society.

Keywords

Child; Population Dynamics; Aging; Older adult; Family Relations

Resumen

Objetivos: identificar la percepción de los niños sobre las personas mayores y el envejecimiento, a través de dibujos.

Método: este estudio cualitativo exploratorio se realizó con niños de escuelas públicas. Los datos se recopilaron entre febrero y junio de 2024 en dos escuelas primarias y tres de educación secundaria, con un total de 320 niños. A cada niño se le pidió que dibujara una imagen que expresara su percepción de las personas mayores y el proceso de envejecimiento. Se incluyeron en el estudio los dibujos de los niños cuyos padres autorizaron su participación. Los datos se analizaron mediante el enfoque de la terapia Gestalt.

Resultados: participaron en el estudio 271 niños. Los dibujos recopilados se clasificaron en 12 elementos representativos, y los más representativos del envejecimiento fueron: la naturaleza, el ciclo vital, la felicidad/amor, así como las personas mayores que expresan dolor, sufrimiento y debilidad. Pocos dibujos mostraban a la persona mayor em actividades funcionales.

Consideraciones finales e implicaciones para la práctica: aunque la percepción del envejecimiento por parte de los niños aporta elementos positivos, la fragilidad e incapacidad de las personas mayores están fuertemente presentes. Estos hallazgos ofrecen subsidios para intervenciones educativas/sociales con niños para promover una visión más positiva e inclusiva de las personas mayores en la sociedad.
 

Palabras clave

Niño; Dinámica Poblacional; Envejecimiento; Personas Mayores; Relaciones Familiares

Resumo

Objetivos: identificar a percepção de crianças sobre a pessoa idosa e o envelhecimento por meio de desenhos.

Método: pesquisa qualitativa exploratória desenvolvida com crianças de escolas públicas. Os dados foram coletados no período de fevereiro a junho de 2024 em duas escolas de ensino fundamental I e três de ensino fundamental II, totalizando 320 crianças. A cada criança foi solicitada a realização de um desenho expressando sua percepção da pessoa idosa e do processo de envelhecimento. Foram incluídos na pesquisa os desenhos das crianças cujos pais autorizaram a participação. Os dados foram analisados pela abordagem psicológica da Gestalt-terapia.

Resultados: o total de 271 crianças participou do estudo. Os desenhos coletados foram categorizados em 12 elementos representativos. Dentre eles, os de maior representatividade sobre o envelhecimento foram: natureza, ciclo da vida, felicidade/amor, como também de pessoas idosas expressando dor, sofrimento e debilidade. Poucos desenhos mostraram a pessoa idosa em atividades funcionais.

Considerações finais e implicações para a prática: embora a percepção infantil do envelhecer traga elementos positivos, a fragilidade e a incapacidade da pessoa idosa estão fortemente presentes. Esses achados oferecem subsídios para intervenções educacionais/sociais com as crianças de modo a promover uma visão mais positiva e inclusiva da pessoa idosa na sociedade.

Palavras-chave

Crianças; Dinâmica Populacional; Envelhecimento; Idoso; Relações Familiares

Referencias

1 Oliveira AS. Transição demográfica, transição epidemiológica e envelhecimento populacional no Brasil. Hygeia; Rev Bras Geogr Med Saude. 2019;17(31):69-79. http://doi.org/10.14393/Hygeia153248614.

2 Gomes I, Brito V. Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos. Agência IBGE Notícias [Internet], 1 nov. 2023 [citado 2023 nov 29]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos

3 Cardoso E, Dietrich TP, Souza AP. Envelhecimento da população e desigualdade. Rev Econ Polit. 2021;41(1):23-43. http://doi.org/10.1590/0101-31572021-3068.

4 Martins TCF, Silva JHCM, Máximo GDC, Guimarães RM. Transição da morbimortalidade no Brasil: um desafio aos 30 anos de SUS. Cien Saude Colet. 2021;26(10):4483-96. http://doi.org/10.1590/1413-812320212610.10852021. PMid:34730637.

5 Nascimento MV, Diógenes VHD. Transição demográfica no Brasil: um estudo sobre o impacto do envelhecimento populacional na previdência social. Rev Evidenc Contab Finanç. 2020;8(1):40-61. http://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2020v8n1.45463.

6 Freitas VS, Naiff LAM. Representações sociais sobre envelhecer com deficiência: um estudo com famílias. Estud Interdiscipl Envelhec. 2021;26(1):3-20. http://doi.org/10.22456/2316-2171.77280.

7 Balduino Jr GC, Paiva NAA. Convivência familiar e vulnerabilidade da pessoa idosa: fundamentos para aplicação da Lei da Alienação Parental. Civilistica.com [Internet]. 2024; [citado 2025 jul 3];13(1):1-33. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/945

8 Rabelo VRC, Arruda A. Representações em construção entre idosas e jovens expostos a novas práticas sociais na velhice. Psicol Rev. 2020;26(1):63-82. http://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p62-81.

9 Leal A. Jovens e velhos: representações sociais cruzadas – o contributo da animação socioeducativa na reconfiguração das representações sociais entre jovens e velhos: o projeto ‘entre nós: os livros’. Estud Interdiscipl Envelhec. 2021;25(3):295-312. http://doi.org/10.22456/2316-2171.118144.

10 Morais RLS, Carvalho AM, Magalhães LC. O contexto ambiental e o desenvolvimento na primeira infância: estudos brasileiros. J Phys Educ. 2016;27(1):2714-6. http://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2714.

11 Todaro MA. Construção da Escala Todaro: atitudes de crianças em relação a idosos. Horizontes. 2017;35(1):141-50. http://doi.org/10.24933/horizontes.v35i1.313.

12 Silva RL, Medina P. Crianças pequenas e a pessoa idosa: contribuição intergeracional. Rev Eletrôn Esquis Educa [Internet].2019; [citado 2025 jun 28];10(22):618-33. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/808

13 Todaro MA, Cachioni M. Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica. Horizontes. 2022;40(1):022045. http://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1212.

14 Todaro MA, Cachioni M. Literatura Infantil para “ouvisentir”: por uma educação anti-idadista. Oikos Fam Soc Debate. 2023;34(2):1-15.

15 Esch CF, Jacó-vilela AM. Gestalt-Terapia chega ao Brasil. Memorandum Mem Hist Psicol. 2019;36:1-29. http://doi.org/10.35699/1676-1669.2019.6847.

16 Velasco CS. O desenho como dispositivo terapêutico na Gestalt-terapia [trabalho de conclusão de curso]. Volta Redonda: Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense; 2018.

17 Oliveira EDF, Grubits S. O desenho na Gestalt-terapia: a versatilidade dos traços em interface com a prática clínica. Estud Pesqui Psicol. 2020;19(4):1036-50. http://doi.org/10.12957/epp.2019.49300.

18 Furtado JR, Gaspar FP. As polaridades controle e confiança na sociedade contemporânea a partir da gestalt-terapia. Rev Abordagem Gestált. 2022;28(1):60-9.

19 Mesquita GRO. Aqui-e-agora na Gestalt-Terapia: um diálogo com a sociologia da contemporaneidade. Rev Abordagem Gestált. 2011;17(1):59-67. http://doi.org/10.18065/RAG.2011v17n1.8.

20 Santana ES, Mendes FRP, Gobira NCMS, Oliveira AS, Lopes AOS, Xavier TT et al. O cuidado destinado ao idoso dependente: motivações de cuidadores do Brasil e de Portugal. Psicol Teor Prat. 2021;23(3):1-29. http://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPSP13428.

21 Araújo LF, Castro JLC, Santos JVO. A família e sua relação com o idoso: um estudo de representações sociais. Psicol Pesqui. 2018;12(2):14-23. http://doi.org/10.24879/2018001200200130.

22 Lima AOP, Silva RMD, Gonçalves JL, Cunha MMT, Capelo MRTF, Baixinho CRSL et al. Sentidos das relações intergeracionais de adolescentes no convívio com a pessoa idosa. Cien Saude Colet. 2025;30(5):e00642025. http://doi.org/10.1590/1413-81232025305.00642025. PMid:40465905.

23 Melo LD, Arreguy-Sena C, Gomes AMT, Parreira PMD, Pinto PF, Rocha JCCC. Social representations elaborated by elderly people about being elderly or aged: structural and procedural approaches. Rev Enferm UFSM. 2020;10:e53. http://doi.org/10.5902/2179769238464.

24 Oliveira FM, Abreu DPG, Gomes GC, Silva BT, Oliveira SM, Figueiredo TR. A percepção de adolescentes sobre o envelhecimento velhice e o ser idoso. Res Soc Dev. 2022;11(13):e162111335150. http://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35150.

25 Lindolpho MC, Caldas CP, Silva MGM, Tavares TJPC, Carvalho RVC, Silva BMC. Personalidade e autocuidado de cuidadores de idosos: estudo transversal. Res Soc Dev. 2020;9(7):e760974537.

26 Martins JA, Watanabe HAW, Braga VAS, Jesus MCP, Merighi MAB. Idosos com deficiência física: vulnerabilidades em relação ao corpo, ambiente físico e social. Rev Bras Enferm. 2020;3(Suppl 3):e20190175. http://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0175. PMid:32667414.

27 Silva IMD, Gonçalves JP. Os estudos das representações sociais sobre a velhice em contextos educacionais. Estud. interdiscipl. Envelhec. 2021;26(2):105-22. http://doi.org/10.22456/2316-2171.98322.
 


Accepted date:
23/07/2025

68c996c6a953956d382763fd ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections