Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2023-0174en
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Social network support and family care for children in the context of social distancing

Apoyo en redes sociales y atención familiar a la niñez en el contexto del distanciamiento social

Apoio da rede social e cuidados familiares às crianças no contexto de distanciamento social

Mariah Stephanie Albuquerque de Oliveira; Maria Roseane dos Santos Penha; Aline Silva de Oliveira; Iris Nayara da Conceição Souza Interaminense; Ana Paula Esmeraldo Lima; Luciana Pedrosa Leal

Downloads: 0
Views: 178

Abstract

Objective: to assess family care for children and social network support during the covid-19 pandemic.

Method: a cross-sectional study, with 57 mothers/guardians of children aged two to ten years in Recife, PE. Data were collected virtually, applying a structured questionnaire on Google Forms® from June ato August 2021. The chi-square test or Fisher’s exact test were used to associate support, difficulties and socioeconomic, housing, care and biological variables. Student’s t-test and Wilcoxon’s test were used to analyze changes in care for continuous variables.

Results: there was an increase in processed/ultra-processed food consumption (p=0.036) and in the number of meals (p=0.000) and a reduction in satisfaction with the help of teachers (p=0.047). Difficulty in care was associated with help from domestic workers (p=0.011), changes in diet (p=0.026) and not reconciling care with other activities (p=0.039). Support from the social network in care was evident (78.9%).

Conclusion and implications for practice: there was difficulty in reconciling care with other activities, change in children’s eating patterns and routine, support from the social network in general and reduction in satisfaction with support from teachers. Healthcare and education professionals must provide support to families in care aimed at promoting child health.

Keywords

Covid-19; Child Care; Nursing; Social Networking; Children’s Health  

Resumen

Objetivo: evaluar el cuidado familiar de los niños y el apoyo de las redes sociales durante la pandemia de covid-19.

Método: estudio transversal, con 57 madres/tutores de niños de dos a diez años en Recife, PE. Los datos se recolectaron de manera virtual, aplicando un cuestionario estructurado en Google Forms ® de junio a agosto de 2021. Para asociar apoyo, dificultades y variables socioeconómicas, habitacionales, de cuidados y biológicas se utilizó la prueba de chi-cuadrado y la prueba exacta de Fisher. En el análisis de cambios en la atención, en variables continuas, se aplicó la prueba t de Student y la prueba de Wilcoxon.

Resultados: hubo un aumento en el consumo de alimentos procesados/ultraprocesados ​​(p=0,036) y en el número de comidas (p=0,000) y una reducción en la satisfacción con la ayuda de los docentes (p=0,047). La dificultad en el cuidado se asoció con la ayuda de una trabajadora doméstica (p=0,011), cambios en la dieta (p=0,026) y no combinar el cuidado con otras actividades (p=0,039). Se evidenció apoyo de la red social en el cuidado (78,9%).

Conclusión e implicaciones para la práctica: hubo dificultad para conciliar el cuidado con otras actividades, cambio en los patrones y rutinas alimentarias de los niños, apoyo de la red social en general y reducción de la satisfacción con el apoyo de los docentes. Los profesionales de la salud y la educación deben brindar apoyo a las familias en cuidados destinados a promover la salud infantil.

Palabras clave

Covid-19; Cuidado del Niño; Enfermería; Red Social; Salud infantil

Resumo

Objetivo: avaliar os cuidados familiares às crianças e o apoio da rede social durante a pandemia de covid-19.

Método: estudo transversal, com 57 mães/responsáveis por crianças de doia a dez anos em Recife, PE. Os dados foram coletados virtualmente, aplicando-se questionário estruturado no Google Forms® de junho a agosto de 2021. Para associação entre apoio, dificuldades e variáveis socioeconômicas, de habitação, de cuidados e biológicas, utilizaram-se o teste qui-quadrado ou teste exato de Fisher. Na análise das mudanças nos cuidados, em variáveis contínuas, aplicaram-se o teste t de Student e o teste de Wilcoxon.

Resultados: houve aumento no consumo de alimentos processados/ultraprocessados (p=0,036) e no número de refeições (p=0,000) e redução na satisfação com o auxílio dos professores (p=0,047). A dificuldade nos cuidados foi associada à ajuda de trabalhador doméstico (p=0,011), às mudanças na alimentação (p=0,026) e a não conciliar o cuidado com outras atividades (p=0,039). Evidenciou-se apoio da rede social no cuidado (78,9%).

Conclusão e implicações para a prática: houve dificuldade em conciliar os cuidados com outras atividades, mudança no padrão alimentar e rotina das crianças, apoio da rede social em geral e redução na satisfação com o apoio dos professores. Profissionais de saúde e educação devem proporcionar apoio às famílias no cuidado voltado à promoção da saúde infantil.

Palavras-chave

Covid-19; Cuidado da Criança; Enfermagem; Rede Social; Saúde da Criança  

References

1 Aliança para a Proteção da Criança em Ações Humanitárias. Nota Técnica: proteção da criança durante a pandemia do Coronavírus [Internet]. 2020 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/7516/file/nota-tecnica_protecao-da-crianca-durante-a-pandemia-do-coronavirus.pdf.

2 González-Pasarín L, Urbano-Contreras A, Bernedo IM, Oliver J. Perceived impact of the COVID-19 lockdown on the family context of foster and non-foster families. J Child Fam Stud. 2022;31(2):421-32. http://doi.org/10.1007/s10826-021-02185-x.

3 Gayatri M, Puspitasari MD. The impact of COVID-19 Pandemic on family well-being: a literature review. Fam J. 2023;31(4):606-13. http://doi.org/10.1177/10664807221131006.

4 Sociedade Brasileira de Pediatria. Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19 [Internet]. Rio de Janeiro: SBP; 2020 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://biblioteca.fmcsv.org.br/wp-content/uploads/2023/07/pais-filhos-confinamento-durante-pandemia-covid-19-2.pdf

5 Organização Mundial de Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cuidados de criação para o desenvolvimento na primeira infância Plano de vinculação dos objetivos de Sobreviver e Prosperar para transformar a saúde e o potencial humano [Internet]. 2018 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/07/nurturing-care-framework-first-consultation-pt.pdf

6 Alliance for Child Protection in Humanitarian Action. Guidance note: protection of children during infectious disease outbreaks [Internet]. 2016 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://alliancecpha.org/sites/default/files/technical/attachments/cp_during_ido_guide_0.pdf

7 Comitê Científico do Núcleo Pela Infância. Importância dos vínculos familiares na primeira infância: estudo II [Internet]. São Paulo: FMCSV; 2016 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/crianca_feliz/Treinamento_Multiplicadores_Coordenadores/WP_Vinculos%20Familiares.pdf

8 Duan L, Shao X, Wang Y, Huang Y, Miao J, Yang X et al. An investigation of mental health status of children and adolescents in China during the outbreak of COVID-19. J Affect Disord. 2020 out;275:112-8. http://doi.org/10.1016/j.jad.2020.06.029. PMid:32658812.

9 Sanicola L. As dinâmicas de rede e o trabalho social. São Paulo: Veras Editora; 2008.

10 Cevallos M, Egger M. STROBE (Strengthening the Reporting of Observational studies in Epidemiology). In: Moher D, Altman DG, Schulz KF, Simera I, Wager E, editors. Guidelines for reporting health research: a user’s manual. Chichester: John Wiley & Sons; 2014. p. 169-79. http://doi.org/10.1002/9781118715598.ch17.

11 Pasquali L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 4ª ed. Petrópolis: Vozes; 2011.

12 Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2019.

13 Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (BR). Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília, 2012 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

14 Ministério da Saúde (BR), Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional em Ética. Carta Circular nº 1/2021-CONEP/SECNS/MS [Internet]. Brasília; 2021 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://sites.pucgoias.edu.br/puc/cep/wp-content/uploads/sites/2/2021/08/Carta-Circular-n%C2%BA-1.2021-CONEP.pdf

15 Marques de Miranda D, Silva Athanasio B, Sena Oliveira AC, Simoes-E-Silva AC. How is COVID-19 pandemic impacting mental health of children and adolescents? Int J Disaster Risk Reduct. 2020 dez;51:101845. http://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2020.101845. PMid:32929399.

16 Duan L, Shao X, Wang Y, Huang Y, Miao J, Yang X et al. An investigation of mental health status of children and adolescents in China during the outbreak of COVID-19. J Affect Disord. 2020 out 1;275:112-8. http://doi.org/10.1016/j.jad.2020.06.029. PMid:32658812.

17 Christoffel MM, Gomes ALM, Souza TV, Ciuffo LL. Children’s (in)visibility in social vulnerability and the impact of the novel coronavirus (COVID-19). Rev Bras Enferm. 2020;73(Suppl 2):e20200302. http://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0302.

18 Louzada MLC, Costa CS, Souza TN, Cruz GL, Levy RB, Monteiro CA. Impacto del consumo de alimentos ultraprocesados en la salud de niños, adolescentes y adultos: revisión de alcances. Cad Saude Publica. 2021 Apr;37(Suppl 1):e00323020. http://doi.org/10.1590/0102-311x00323020.

19 Dalton L, Rapa E, Stein A. Protecting the psychological health of children through effective communication about COVID-19. Lancet Child Adolesc Health. 2020 maio;4(5):346-7. http://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30097-3. PMid:32243784.

20 Mata IRS, Dias LSC, Saldanha CT, Picanço MRA. As implicações da pandemia da COVID-19 na saúde mental e no comportamento das crianças. Resid Pediatr. 2020;10(3):1-5. http://doi.org/10.25060/residpediatr-2020.v10n3-377.

21 Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Recomendações do CONANDA para a proteção integral a crianças e adolescentes durante a pandemia do Covid-19 [Internet]. Brasília: CONANDA; 2020 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/recomendacoes-conanda/recomendacao-no-01-de-23-de-marco-de-2020.pdf

22 Lima RC. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis. 2020;30(2):e300214. http://doi.org/10.1590/s0103-73312020300214.

23 Sociedade Brasileira de Pediatria. Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19. Rio de Janeiro: SBP; 2020.

24 - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Desigualdades sociais por cor ou raça no brasil. estudos e pesquisas de informação demográfica e socioeconômica [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2022 [citado 2020 Jun 15]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101972_informativo.pdf

25 Caffo E, Scandroglio F, Asta L. Debate: COVID-19 and psychological well-being of children and adolescents in Italy. Child Adolesc Ment Health. 2020 set;25(3):167-8. http://doi.org/10.1111/camh.12405. PMid:32654361.

26 Lira AS, Paixão TM, Souza MHDN, Costa MM, Vasconcellos RN, Conceição NVM. Rede e apoio social no cuidado de crianças com Síndrome de Down. Revista Enfermagem UERJ. 2022;30(1):e69572. http://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69572.

27 Nóbrega VM, Souza MHN, Santos MM, Silva MEA, Collet N. Governança e suporte da rede social secundária na atenção à saúde de crianças e adolescentes com doenças crônicas. Cien Saude Colet. 2018;23(10):3257-65. http://doi.org/10.1590/1413-812320182310.13942018.
 


Submitted date:
01/14/2024

Accepted date:
08/05/2024

67ae39b4a953950be35150b3 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections