Virtual events promoted by the women’s health care league during the covid-19 pandemic
Eventos virtuales promovidos por care league a la salud de la mujer en la pandemia de covid-19
Eventos virtuais promovidos pela liga de cuidados à saúde da mulher na pandemia de covid-19
Mônica Maria de Jesus Silva; Ludmila de Oliveira Ruela; Cecília Verones Cândido de Morais; Thamíris Martins Michelon; Julia Ferreira Cieto; Gleicy Kelly Felix Costa; Nathalia Santarato; Wellery Stefany Nunes Glavina; Amanda Maria Urei Rodrigues; Juliana Cristina dos Santos Monteiro
Abstract
Objective: to analyze the participants' perception of the online events promoted during the first year of the Covid-19 pandemic by the Women's Health Care League (LCSM).
Methods: cross-sectional, descriptive study, with a quantitative and qualitative approach, developed online with 90 participants in ten events on the theme of women's health, promoted by LCSM in 2020. Data were collected using a semi-structured online form from July to November 2021. For data analysis, IBM SPSS was used, through descriptive statistics of qualitative variables and for the analysis of qualitative data, thematic analysis was used.
Results: 98,89% of the participants answered that the LCSM events in online format had a positive influence on their academic, professional or personal life. The analysis of the responses allowed the identification of three categories: feeling of “closeness” to the University, description of positive influences, and knowledge beyond the classroom.
Conclusion and implications for practice: The data from this study allow us to infer the important and necessary role of information technology and academic leagues in the construction of knowledge and in the deepening of reflections and debate on women's health care.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: analisar a percepção dos participantes sobre os eventos online promovidos durante o primeiro ano da pandemia da Covid-19 pela Liga de Cuidados à Saúde das Mulheres (LCSM).
Métodos: estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvido de forma online com 90 participantes em dez eventos sobre a temática relativa à saúde da mulher, promovidos pela LCSM no ano de 2020. Os dados foram coletados por um formulário semi-estruturado online no período de julho a novembro de 2021. Para a análise de dados, utilizou-se o IBM SPSS, por meio de estatística descritiva das variáveis qualitativas e para a análise dos dados qualitativos utilizou-se a análise temática.
Resultados: 98,89% dos participantes responderam que os eventos da LCSM no formato online influenciaram de forma positiva na vida acadêmica, profissional ou pessoal. A análise das respostas permitiu a identificação de três categorias: sentimento de “aproximação” à Universidade, descrição das influências positivas, e conhecimentos para além da sala de aula.
Conclusão e implicações para a prática: Os dados do presente estudo permitem inferir o importante e necessário papel da tecnologia da informação e das ligas acadêmicas na construção do conhecimento e no aprofundamento das reflexões e do debate sobre os cuidados à saúde das mulheres.
Palavras-chave
Referências
1 Portaria n. 343 de 17 de março de 2020 (BR). Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF), 18 mar 2020 [citado 2022 mar 8]. Disponível em:
2 Oliveira WA, Chaves SN. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia de COVID-19: uma revisão bibliográfica. Rev Saúde [Internet]. 2020; [citado 2022 mar 4];7(2):40-58. Disponível em:
3 Sanz I, Sainza JG, Capilla A. Efectos de la crisis del coronavirus em la Educación [Internet]. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI); 2020 [citado 2022 mar 7]. Disponível em:
4 Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, Henriques RLM, Albuquerque INMA, Maciel GP et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Rev Bras Educ Med. 2018;42(1):199-206.
5 Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Extensão [Internet]. Ribeirão Preto: USP; 2021 [citado 2021 mar 24]. Disponível em:
6 Santarato N, Glavina WSN, Rodrigues AMU, Morais CVC, Costa GKF, Cieto JF et al. Atuação de uma liga acadêmica de cuidados à saúde da mulher durante o primeiro ano da pandemia de COVID-19. Rev Eletron Acervo Saude. 2021;13(9):e8768.
7 Souza LA, Paiva FF, Gatinho FG, Costa JRM, Cardoso MQ, Ferreira PS et al. A importância de ligas acadêmicas no contexto pandêmico da COVID-19: um relato de experiência. Res Soc Dev. 2022;11(3):e7611325872.
8 Machado FRR, Santos RC, Mendonça AG, Silva FMR, Barbosa TCP, Rezende CA et al. O impacto das atividades remotas das ligas acadêmicas no ensino e na aprendizagem na graduação. Res Soc Dev. 2021;10(12):e550101220695.
9 Eysenbach G. Improving the quality of web surveys: the checklist for reporting results of internet e-surveys (CHERRIES). J Med Internet Res. 2004;6(3):e34.
10 Hulley SB, Cummings SR, Browner WS, Grady DG, Newman TS. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2015.
11 Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 (BR). Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União [periódico na internet], Brasília (DF), 13 jun 2013 [citado 2022 abr 6]. Disponível em:
12 Ferreira AMS, Principe F, Pereira H, Oliveira I, Mota L. COVimpact: pandemia COVID nos estudantes do ensino superior da saúde. RIIS. 2020;3(1):7-16.
13 Habowski AC, Conte E, Jacobi DF. Interlocuções e discursos de legitimação em EAD. Ensaio. 2020;28(106):178-97.
14 Carmo ROS, Franco AP. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educ Rev. 2019;35:e210399.
15 Rose C, Mott S, Alvarez AA, Lin M. Physically distant, educationally connected: interactive conferencing in the era of COVID‐19. Med Educ. 2020;54(8):758-9.
16 Vigário PS, Costa RMRA. Covid-19 e o distanciamento social: quando a onda da internet substituiu a onda do mar para a prática de exercícios físicos. Augustus. 2020;25(51):357-69.
17 Ferreira Jr RR, Santa Rita LP. Impactos da Covid-19 na Economia: limites, desafios e políticas. Cad Prospecç. 2020;13(2):459.
18 Camilo GB, Bastos MG, Toledo GC, Ferreira AP, Brandão TG, Reis AFM et al. Análise das ligas acadêmicas de medicina sob a perspectiva dos alunos. Sci Med. 2020;30(1):e36190.
19 Araújo CRC, Lopes RE, Dias MSA, Ximenes No FRG, Farias QLT, Cavalcante AST. Contribuição das ligas acadêmicas para formação em enfermagem. Enferm Foco. 2019;10(6):137-42.
20 Yang G, Braga ACB, Hipólito NC, Vieira KST, Pessanha CG, Abrantes FG et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as múltiplas perspectivas sobre participar de uma liga acadêmica. Rev Bras Educ Med. 2019;43(1):80-6.
21 Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde [Internet]. 3ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2010 [citado 2022 abr 6]. Disponível em:
22 Silva DP, Raimundo ACL, Santos IMR, Gomes NMC, Melo PDCR, Santos DS. Proposição, fundação, implantação e consolidação de uma liga acadêmica. Rev Enferm UFPE on line. 2018;12(5):1486-92.
23 United Nations. Transforming our world: the 2030 agenda for sustainable development [Internet]. New York: United Nations; 2015 [citado 2022 abr 6]. Disponível em:
Submetido em:
10/05/2023
Aceito em:
18/08/2023