Professional militancy of nurses in the field of nursing education: versions and interpretations of journalism
Militancia profesional de las enfermeras en el campo de la educación en Enfermería: versiones e interpretaciones del Periodismo
Militância profissional de enfermeiras no campo da formação em Enfermagem: versões e interpretações do Jornalismo
Aline Di Carla Laitano; Gilberto Tadeu Reis da Silva; Deybson Borba de Almeida; Victor Porfirio Ferreira Almeida Santos; Miller Fontes Brandão; Ridalva Dias Martins
Abstract
Objective: to analyze the versions and interpretations of journalism on the professional militancy of nurses in the field of nursing education.
Method: a historical and documental study, of qualitative approach, based on the Social History theory and with comprehensive argumentative typification. The data was collected between September and October 2017, in Salvador, Bahia, through a survey of the news published in the newspaper A Tarde, in the period from 01/01/1970 to 31/12/1989. A total of 1,666 reports were identified that dealt with nurses and, of these, 16 reports were used, which dealt with professional militancy in the field of Nursing education. The analysis and interpretation of the material followed the proposal of Content Analysis, in the Thematic modality.
Results: the findings point to the nurses' professional militancy in favor of university education; to technical education, including technical and auxiliary staff; and to professional qualification, addressing complementary education beyond the undergraduate curriculum.
Conclusion and implications for practice: the publications showed the engagement of nurses against decontextualized university teaching and outdated methodologies, the fight for the qualification of middle-level workers and the militant action of the representative institutions, which used the media to communicate the need for mobilization of the category in favor of professional development.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: analisar as versões e interpretações do Jornalismo sobre a militância profissional de enfermeiras no campo da formação em Enfermagem.
Método: estudo histórico, documental, de abordagem qualitativa, embasado na teoria da História Social e com tipificação argumentativa compreensivista. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2017, em Salvador, Bahia, por meio do levantamento das notícias publicadas no jornal A Tarde, no período de 01/01/1970 a 31/12/1989. Foram identificadas 1.666 reportagens que versavam sobre as enfermeiras e, destas, foram utilizadas 16 reportagens, as quais abordavam a militância profissional no campo da formação em Enfermagem. A análise e a interpretação do material seguiram a proposta da Análise de Conteúdo, na modalidade Temática.
Resultados: os achados apontam para a militância profissional das enfermeiras em prol da formação universitária; para a formação técnica, compreendendo o pessoal técnico e auxiliar e para a qualificação profissional, abordando a formação complementar para além do ensino curricular da graduação.
Conclusão e implicações para a prática: as publicações evidenciaram o engajamento das enfermeiras contra o ensino universitário descontextualizado e com metodologias ultrapassadas, a luta pela qualificação dos trabalhadores de nível médio e a atuação militante das instituições representativas, que se utilizaram da mídia para comunicar a necessidade de mobilização da categoria em prol do desenvolvimento profissional.
Palavras-chave
Referências
1 Almeida DB, Silva GTR, Freitas GF, Padilha MI, Almeida IFB. Discursive archaeology: constituting knowledge of militant nurses in trade associations. Rev Bras Enferm. 2018;71(3):1128-201.
2 Collière MF. Promover a vida: da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem. 5 ed. Lisboa: Lindel; 1999.
3 Chinn P. Critical theory and emancipatory knowing. In: Butts JB, Rich KL, editors. Philosophies and theories for advanced nursing practice. Mississippi: Jones & Bartlett Learning; 2015.
4 Cicchelli V. The Contemporary Engagement of young people in France: normative injunctions, institutional programas and the multiplying forms of grouping. Ital J Sociol Educ. 2009;1(2):104-27.
5 Pires CDO, Melo CMM. Gênese do movimento estudantil na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1947-1959). Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008;12(3):437-43.
6 Almeida DB, Silva GTR, Freitas GF, Almeida IFB, Cunha ICKO, Amestoy SC. Freedom practices of nursing activists for the construction of other nursing objectification modalities. Rev Baiana Enferm. 2018;32:e25099.
7 Silva AL, Padilha MICS, Borenstein MS. Imagem e identidade profissional na construção do conhecimento em enfermagem. Rev Latino-am Enferm. 2002;10(4):586-95.
8 Carvalho V. Sobre a Associação Brasileira de Enfermagem – 85 anos de história : pontuais avanços e conquistas, contribuições marcantes, e desafios. Rev Bras Enferm. 2012;65(2):207-14.
9 Ghilardi-Lucena MI. Representações do gênero masculino na mídia impressa brasileira. 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação” [Internet]; Porto; 2005. Porto: Universidade do Porto; 2005. p. 1018-25 [citado 2018 out 11]. Disponível em:
10 Botelho D. Sobre os meios e modos de fazer jornalismo na Primeira República: Lima Barreto entre a história e a ficção. Antíteses. 2013;6(11):32-52.
11 Barros JD. O projeto de pesquisa em história: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes; 2017.
12 Almeida Fo JC, Santos BO, Silva No AO. A historiografia brasileira: antes e depois de Capistrano de Abreu a Escola dos Annales. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional [Internet]; Aracaju; 2015. Aracaju: Unit; 2015. p. 1-11. (vol. 8, no. 1) [citado 2018 out 11]. Disponível em:
13 Conselho Federal de Enfermagem. Enfermagem em números [Internet]. Salvador: COFEN; 2018 [citado 2018 nov 11]. Disponível em:
14 Oliveira NL. História das diretoras da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1946-1956) [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2016 [citado 2018 ago 25]. Disponível em:
15 Almeida DB, Silva GTR, Queiros PJP, Freitas GF, Almeida IFB. Lúcia Esther Duque Moliterno: knowing the life story of a militant nurse. Rev Enferm UERJ. 2017;25:e13345.
16 Almeida DB, Silva GTR, Queiros PJP, Freitas GF, Almeida IFB. Life story of Josicélia Dumêt Fernandes, teacher and nurse. Rev Enferm UERJ. 2017;25(1):1-5.
17 Almeida DB, Silva GTR, Freitas GF, Padilha MI, Almeida IFB. Arqueologia Discursiva: os saberes constitutivos de enfermeiras militantes. Investig Qual em Saúde [Internet]. 2017; [citado 2018 set 7];2:305-14. Disponível em:
18 Miranda NM. Jornalistas em cena, artistas em pauta: análise da cobertura jornalística dos espetáculos teatrais baianos realizada pelos jornais A Tarde e Correio na década de 90 [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2001 [citado 2018 ago 29]. Disponível em:
19 Mattos S. Como Jorge Calmon via o Jornalismo e o jornalista. Intercom Rev Bras Ciências da Comum. 2010;33(1):311-20.
20 Franco MLPB. Análise de conteúdo. 4. ed. Brasília: Liber Livro Ltda; 2012.
21 Passos E. De anjos a mulheres 2. ed. Salvador: EDUFBA; 2012.
22 Fernandes JDC. Memorial da Escola de Enfermagem 1946-1996. Salvador: UFBA; 2001.
23 Alarcão I. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. Rev Fac Educ. 1996;22:11-42.
24 Almeida MCP. A Formação do Enfermeiro Frente à Reforma Sanitária. Cad Saude Publica. 1986;2(4):505-10.
25 Bellaguarda MLR. Nexus e circunstâncias da história do Conselho Regional de Enfermagem em Santa Catarina (1975-1986) [tese]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2013 [citado 14 jul 2018]. Disponível em:
26 Pava AM, Neves EB. A arte de ensinar enfermagem: uma história de sucesso. Rev Bras Enferm. 2011;64(1):145-51.
27 Oliveira MCM, Lima TL, Baluta VH. A formação do profissional enfermeiro, no contexto das reformas de ensino no Brasil. Rev Grifos. 2014;36-37:161-86.
28 Melo GA, Natividade AS, Nascimento RF. Conselhos de Enfermagem: criação e atribuições do sistema COFEN/COREN. Rev Científica FASETE [Internet]. 2015; [citado 2018 set 12]:260-73. Disponível em:
29 Santos TA. Valor da força de trabalho da enfermeira [dissertação]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2012 [citado 24 maio 2018]. Disponível em:
30 Dutra HS. Social division of work and nursing. Rev Enferm UFPE on line. 2016;10(11):4161-3.
31 Göttems LBD, Alves ED, Sena RR. Brazilian nursing and professionalization at technical level: a retrospective analysis. Rev Latino-am Enferm. 2007;15(5):1033-40.
32 Silveira RJT. Disciplina e liberdade no ensino: notas preliminares para a crítica ao espontaneísmo pedagógico a partir de Gramsci. EccoS. Rev Cient. 2017;0(44):289-305.
Submetido em:
15/02/2021
Aceito em:
05/06/2021