Theoretical-practical articulation in a curriculum of a Nursing course
Articulación teórico-práctica en un currículo de un curso de Enfermería
Articulação teórico-prática em um currículo de um curso de Enfermagem
Vânia Aparecida da Costa Oliveira; Maria Flávia Gazzinelli; Patrícia Peres de Oliveira
Abstract
Objective: To understand how the theoretical-practical articulation is effective in a curriculum of an undergraduate Nursing course.
Method: This is a unique case study, with a qualitative approach, developed through document analysis and individual interviews with semi-structured script with 10 teachers and 14 students interviewed from February to May 2015. Data analysis was performed according to the assumptions of Critical Discourse Analysis.
Results: The data revealed the existence of tensions and ambivalences among two forms of relationship between theory and practice. The first, related to theory-practice as an indissoluble unit and the second, to the view of theory and practice as dichotomous instances and the predominance of theory preceding practice.
Conclusions and implications for practice: There are weaknesses in the implementation of theoretical and practical articulation in the curriculum of the Nursing course investigated, showing the supremacy of the cartesian paradigm in higher education in Nursing. Thus, it is urgent to institute strategies that enable the theoretical-practical inseparability in the curriculum.
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Compreender como a articulação teórico-prática se efetiva num currículo de um curso de graduação em Enfermagem.
Método: Trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, desenvolvido por meio de análise documental e por entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com dez docentes e 14 discentes entrevistados no período de fevereiro a maio de 2015. A análise dos dados foi realizada segundo os pressupostos da Análise Crítica do Discurso.
Resultados: Os dados revelaram a existência de tensões e ambivalências entre duas formas de relação entre teoria e prática. A primeira, relacionada à teoria-prática como unidade indissolúvel e a segunda à visão da teoria e prática como instâncias dicotômicas e predomínio da teoria precedendo a prática.
Conclusões e implicações para a prática: Há fragilidades na efetivação da articulação teórico-prática no currículo do curso de Enfermagem investigado, evidenciando a supremacia do paradigma cartesiano no ensino superior de Enfermagem. Dessa forma, torna-se premente instituir estratégias que viabilizem a indissociabilidade teórico-prática no currículo.
Palavras-chave
Referências
1 Costa RR, Medeiros SM, Santos VEPS, Feijão AR, Bosco Filho J, Araújo MS. Positivism and complexity: interfaces and influences in the educational context in the undergraduate nursing program. Rev. Baiana Enferm. [Internet]. 2017; [citado 2018 dez 10];31(1):e17067. Disponível em:
2 Fernandes JD, Silva RMO, Teixeira GA, Florencio RMS, Silva LS, Rebouças LCC. Aderência de cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Esc Anna Nery. 2013;17(1):82-9.
3 Brehmer LCF, Ramos FRS. The experiences of the reorientation program for professional training in nursing: advances and challenges. Texto Contexto Enferm. 2017;26(2):e3100015.
4 Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001 (BR). Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 9 nov 2001.
5 Marchioro D, Ceratto PC, Bitencourt JVOV, Martini JG, Silva Filho CC, Silva TG. Estágio curricular supervisionado: relato dos desafios encontrados pelos (as) estudantes. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR [Internet]. 2017 [citado 2018 dez 11];21(2):119-22. Disponível em:
6 Ribeiro JF, Costa JML, Silva MAC, Luz VLE, Veloso MV, Ribeiro ALI et al. Prática pedagógica do enfermeiro na docência do ensino superior. Rev Enferm UFPE Online. 2018;12(2):291-302.
7 Oliveira PP, Amaral JG, Barbosa TAV, Doris VFA, Rodrigues AB, Onofre PSC. Knowledge of nursing students with technical-professional training on Alzheimer’s disease. Rev Enferm UFPE OnLine [Internet]. 2013; [citado 2018 dez 11];7(2):527-36. Disponível em:
8 Candau VM. Rumo a uma nova didática. 24ª ed. Petrópolis: Vozes; 2014.
9 Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm. 2013 set;66(Spec):95-101.
10 Fernandes MNS, Beck CLC, Weiller TH, Coelho APF, Prestes FC, Donaduzzi DSS. Satisfação e insatisfação de residentes multiprofissionais em saúde na perspectiva da formação. Rev. Baiana Enferm. 2017;31(3):e18344.
11 Trevisan DD, Minzon DT, Testi CV, Ramos NA, Carmona EV, Silva EM. Formação de enfermeiros: distanciamento entre a graduação e a prática profissional. Cienc. Cuid. Saúde. 2013 abr/jun;12(2):331-7.
12 Veiga-Neto A. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. Foco. 2015;20(1):113-40.
13 Cunha C, Macedo A, Vieira I. Percepções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico. Rev. Enf. Ref. 2017 mar;4(12):65-74.
14 Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.
15 Poupart J, Deslauriers JP, Groulx LH, Laperriere A, Mayer R, Pires A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes; 2014.
16 Magalhães I, Martins AR, Resende VM. Análise de discurso crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília (DF): UNB; 2017.
17 Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Projeto pedagógico do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG; 2006.
18 Vázquez AS. Filosofia da práxis. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1977.
19 Pinheiro R, Silveira RP, Lofego J, Silva-Júnior AG, organizadores. Integralidade sem fronteiras: itinerários de justiça, formativos e de gestão na busca por cuidado. Rio de Janeiro: Cepesc/IMS/UERJ/ Abrasco; 2012.
20 Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaço e aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Interface. 2005 fev;9(16):105-14.
21 Brehmer LC, Ramos FRS. O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem. Interface. 2016 jan/mar;20(56):135-45.
22 Moraes BA, Costa NAS. Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil. Rev Esc Enferm USP. 2016 jun;50(Spec):9-16.
23 Marques JP, Miranda ARA. A importância da articulação teoria e prática nos percursos formativos dos professores de história. História & Ensino. 2016 jul/dez;22(2):137-63.
24 Pandovani O, Correa AK. Currículo e formação do enfermeiro: desafios das universidades na atualidade. Sau. & Transf. Soc. [Internet]. 2017 maio/ago [citado 2018 dez 11];8(2):112-9. Disponível em:
25 Bernstein B. Pedagogy, symbolic control and identity. Madrid: Ediciones Morata; 1998.
26 Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina; 2015.
27 Franco AC, Boog MCF. Relação teoria-prática no ensino de educação nutricional. Rev Nutr. 2007 nov/dez;20(6):643-55.
28 Zoboli ELCP, Schveitzer MC. Nursing values as social practice: a qualitative meta-synthesis. Rev Lat Am Enfermagem. 2013;21(3):695-703.
29 Puppin MAP, Sabóia VM. Interdisciplinarity as a structurer in the training and health care process. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017; [citado 2018 dez 11];11(Supl. 10):4065-71. Disponível em:
30 Vendrusculo AP, Filippin NT, Cunha TA, Schetinger MRC. Interdisciplinaridade na percepção de docentes de ensino superior. Educere Revista da Educação. 2019 jul/dez;19(2):291-312.
31 Nunes EC, Silva LW, Pires EP. Nursing professional education: implications of education for transpersonal care. Rev Lat Am Enfermagem. 2011;19(2):252-60.
32 Santos SSC. Educação em enfermagem e a complexidade. Contexto & Educação. 2013; [citado 2018 dez 11];20(73-74):103-17. Disponível em:
33 Nascimento ES, Santos GF, Caldeira VP, Teixeira VMN. Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo. Rev Bras Enferm. 2003 jul/ago;56(4):447-52.
34 Arruda C, Lopes SGR, Koerich MHAL, Winck DR, Meirelles BHS, Mello ALSF. Health care networks under the light of the complexity theory. Esc Anna Nery. 2015;19(1):169-73.
Submetido em:
30/10/2019
Aceito em:
26/02/2020