Training in service: perception of health workers in assistance in federal prison units
Capacitación en servicio: percepción de los trabajadores de salud en la asistencia en unidades prisionales federales
Capacitação em serviço: percepção dos trabalhadores de saúde na assistência em unidades prisionais federais
Lana Jocasta de Souza Brito; Silvia Helena Henriques; Cléria Bragança; Laura Andrian Leal
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Caracterizar o processo de capacitação em serviço dos trabalhadores de saúde que atuam em unidades prisionais federais.
Método: Trata-se de estudo descritivo-exploratório e qualitativo. As informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada junto a profissionais dos referidos serviços, entre os meses de junho e outubro de 2018.
Resultados: A análise dos dados revelou que os profissionais de saúde desconheciam acerca do trabalho executado no interior de tais estabelecimentos, cuja preocupação pelo aprimoramento desses trabalhadores é recente e marcada por ações isoladas. Dos cursos oferecidos, poucos contemplam a realidade de saúde prisional, fazendo com que o servidor busque conhecimento por conta própria. Devido ao ambiente violento e confinador, a equipe de saúde carece de cursos, tais como defesa e armamento.
Conclusões e implicações para a prática: O estudo revela falhas nas estratégias de capacitação oferecida pela organização e sensibilização gerencial incipiente acerca do preparo profissional e emocional desses trabalhadores.
Palavras-chave
References
1 Tavares MFL, Rocha MR, Bittar CML, Petersen CB, Andrade M. Health promotion in professional education: challenges in Health and the need to achieve in other sectors. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016 jun; [cited 2018 jun 25]; 21(6):1799-1808. Available from:
2 Minayo MCS, Ribeiro AP. Health conditions of prisoners in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016 jul; [cited 2018 jun 25]; 21(7):2031-2040. Available from:
3 Viana DM, Nogueira CA, Araujo RS, Vieira RM, Rennó HMS, Oliveira VC. A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. R Enferm Cent O Min [Internet]. 2015 may/aug; [cited 2018 jun 25]; 5(2):1658-1668. Available from:
4 Presidência da República (BR). Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 5707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília (DF): Casa Civil; 2007.
5 Peixoto LS, Pinto ACS, Izu M, Tavares CMM, Rosas AMMTF. Perception of nurses in relation to training services offered through the service of continuous education. J Res Fundam Care Online [Internet]. 2015 apr/jun; [cited 2018 jun 25]; 7(2):2323-2335. Available from:
6 Presidência da República (BR). Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 11907, de 02 de fevereiro de 2009. Estrutura a Carreira de Agente Penitenciário Federal, de que trata a Lei n.º 10.693, de 25 de junho de 2003; cria as Carreiras de Especialista em Assistência Penitenciária e de Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária entre outros. Brasília (DF): Casa Civil; 2009; [cited 2018 jun 10]. Available from:
7 Costa GMC, Barbosa ML, Celino SDM, Oliveira LV. Perfil demográfico e das condições de trabalho: a realidade das equipes de saúde implantadas em unidades prisionais. Rev Bras Pesq Saúde [Internet]. 2014 oct/dec; [cited 2018 jun 25]; 16(4):13-22. Available from:
8 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
9 Braun V, Clarke V. Using thematic analysis in psychology. Qual Es Psychol. 2006; [cited 2018 jun 25]; 3(2):77-101. Available from:
10 Barcinski M, Cunico SD. Os efeitos (in)visibilizadores do cárcere: as contradições do sistema prisional. Psicologia [Internet]. 2014; [cited 2018 jun 25]; 28(2):63-70. Available from:
11 Kalyani MN, Jamshidi N, Molazem Z, Sharif F. How do nursing students experience the clinical learning environment and respond to their experiences? A qualitative study. BMJ Open [Internet]. 2019 jul; [cited 2018 jun 25]; 9(7):e028052. Available from:
12 Medeiros ER, Pinto ESG. Experience and professional training in the School Health Program. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2018; [cited 2018 jun 25]; 52:e03378. Available from:
13 Maffissoni AL, Vendruscolo C, Trindade LL, Zocche D. Redes de atenção à saúde na formação em enfermagem: interpretações a partir da atenção primária à saúde. Rev Cuid [Internet]. 2018 sep; [cited 2018 jun 20]; 9(3):1-13. Available from:
14 Barsaglini R. Do Plano à Política de saúde no sistema prisional: diferenciais, avanços, limites e desafios. Physis [Internet]. 2016 oct; [cited 2018 jun 25]; 26(4):1429-1439. Available from:
15 Aidala AA, Cavaliere B, Cinick S. Strategies and Tools for Public Health Workforce Training Needs Assessments in Diverse and Changing Population Health Contexts. J Public Health Manag Pract. [Internet] 2019 sep/oct; [cited 2018 jun 25]; 25(5):490-497. Available from:
16 Leal LA, Camelo SHH, Rocha FLR, Vegro TC, Santos FC. A promoção da saúde da equipe de enfermagem no âmbito hospitalar. Rev Rene [Internet]. 2015 sep/oct; [cited 2018 jun 25]; 16(5):762-772. Available from:
17 Barbosa ML, Menezes TN, Santos SR, Olinda RA, Costa GMC. The quality of life of health professionals working in the prison system. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2018 apr; [cited 2018 jun 25]; 23(4):1293-1302. Available from:
18 Ávila Neto AM, Argolo Junior C, Dória LG, Diniz LAJB. O gerenciamento de crise em rebeliões no sistema penitenciário brasileiro. Rev Eletrônica Direito e Conhecimento [Internet]. 2018 jan/jul; [cited 2018 jun 25]; 1(3):193-206. Available from:
Submitted date:
05/29/2019
Accepted date:
08/21/2019