Satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students: Randomized clinical trial
Satisfacción y autoconfianza en el aprendizaje de estudiantes de enfermeria: Ensayo clínico aleatorizado
Satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem: Ensaio clínico randomizado
Raphael Raniere de Oliveira Costa; Soraya Maria de Medeiros; Verónica Rita Dias Coutinho; Alessandra Mazzo; Marília Souto de Araújo
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Identificar e comparar a satisfação e autoconfiança na aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir do uso da simulação e do ensino tradicional, em cenários de imunização de adultos, no contexto da Atenção Primária à Saúde.
Método: Ensaio clínico controlado e randomizado. Participaram do estudo 34 estudantes da graduação em enfermagem de uma universidade pública federal brasileira. Os estudantes foram alocados em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle), e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação (experimental). Após receberem as intervenções, aplicou-se a escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Na análise da satisfação e autoconfiança na aprendizagem, utilizou-se o teste de Mann - Whitney, considerando-se o nível de significância de 5%.
Resultados: As estratégias tradicionais de ensino e a simulação promovem a satisfação e autoconfiança na aprendizagem dos estudantes. O grupo experimental apresentou médias superiores, na maioria das variáveis, de ambas as subescalas. Porém, não houve significância estatística na subescala de satisfação na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) e a autoconfiança na aprendizagem (p valor ≥ 0,05) entre os grupos experimental e controle.
Conclusão e implicações para a prática: Por serem geradoras de satisfação e autoconfiança, a simulação e as estratégias tradicionais podem ser utilizadas mutuamente na formação em enfermagem.
Palavras-chave
Referências
1 Morin EA. Cabeça bem-feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2014.
2 Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Coutinho VRD. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas à luz da bioética e dos direitos humanos. Acta Bioeth [Internet]. 2018 jun; [cited 2018 nov 10]; 24(1):31-8. Available from:
3 Foronda C, Liu S, Bauman EB. Evaluation of simulation in undergraduate nurse education: An integrative review. Clin Simul Nurs [Internet]. 2013 oct; [cited 2018 nov 10]; 9(10):e409-e16. Available from:
4 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validation to Portuguese of the Scale of Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2015 dec; [cited 2018 nov 10]; 23(6):1007-13. Available from:
5 Kootler P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5ª ed. São Paulo: Atlas; 1998.
6 Kootler P, Clarke RN. Marketing for health care organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall; 1987.
7 Lemos SIM. Análise da satisfação de estudantes num curso em e-learning no ensino superior [dissertação]. Lisboa: Universidade de Lisboa; 2011.
8 DeYoung S. Teaching strategies for nurse educators. Upper Saddle River: Prentice Hall Health; 2003.
9 Baptista RCN, Martins JCA, Pereira MFCR, Mazzo A. Students’ satisfaction with simulated clinical experiences: validation of an assessment scale. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2014 oct; [cited 2018 nov 10]; 22(5):709-15. Available from:
10 Jeffries PR. A framework for designing, implementing, and evaluating: Simulations used as teaching strategies in nursing. Nurs Educ Perspect [Internet]. 2005 mar/apr; [cited 2018 nov 10]; 26(2):96-103. Available from:
11 National League for Nursing (NLN). Simulation Innovation Resource Center. SIRC Glossary; 2013; [cited 2018 nov 10]. Available from:
12 Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Cossi MS, Araújo MS. Percepção de estudantes da graduação em enfermagem sobre a simulação realística. Rev Cuid [Internet]. 2017 sep/dec; [cited 2018 nov 10]; 8(3):1799-1808. Available from:
13 Norman J. Systematic Review of the Literature on Simulation in Nursing Education. ABNF Journal [Internet]. 2012; [cited 2018 nov 10]; 23(2):24-28. Available from:
14 Zapko KA, Ferranto MLG, Blasiman R, Shelestak D. Evaluating best educational practices, student satisfaction, and self-confidence in simulation: A descriptive study. Nurse Educ Today [Internet]. 2018 jan; [cited 2018 nov 10]; 60:28-34. Available from:
15 Campbell DT, Stanley JC. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: USP/EPU; 1979.
16 Coutinho VRD, Martins JCA, Pereira MFCR. Construção e Validação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EADaS). Rev Enf Ref [Internet]. 2014; [cited 2018 nov 10]; 4(2):41-50. Available from:
17 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Coutinho VRD, Jorge BM, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa da Debriefing Experience Scale. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 aug; [cited 2018 nov 10]; 69(4):705-11. Available from:
18 Swenty CF, Eggleston BM. The Evaluation of Simulation in a Baccalaureate Nursing Program. Clin Simul Nurs [Internet]. 2011; [cited 2018 nov 10]; 7(5):e181-e7. Available from:
19 Omer T. Nursing students’ perceptions of satisfaction and self-confidence with clinical simulation experience. J Educ Pract [Internet]. 2016; [cited 2018 nov 10]; 7(5):131-8 Available from:
20 Xiaoying MA. BSN Students’ Perception of Satisfaction and Self-confidence After a Simulated Mock Code Experience: A Descriptive Study [these]. Cedarville: Centennial Library - School of Nursing, Cedarville University; 2013; [cited 2018 nov 10]. Available from:
21 Bandura A. Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educ Psych [Internet]. 1993; [cited 2018 nov 10]; 28(2):117-48. Available from:
22 Bandura A. Self-efficacy in changing societies. New York: Cambridge University Press; 1995.
23 Perry P. Concept analysis: confidence/self-confidence. Nurs Forum [Internet]. 2011 oct/dec; [cited 2018 nov 10]; 46(4):218-30. Available from:
24 Akhu-zaheya LM, Gharaibeh MK, Alostaz ZM. Effectiveness of simulation on knowledge acquisition, knowledge retention, and self-efficacy of nursing students in Jordan. Clin Simul Nurs [Internet]. 2013; [cited 2018 nov 10]; 9(9):e335-e42. Available from:
25 Warren JN, Luctkar-flude M, Godfrey C, Lukewich J. A systematic review of the effectiveness of simulation-based education on satisfaction and learning outcomes in nurse practitioner programs. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 nov; [cited 2018 nov 10]; 46(1):99-108. Available from:
26 Liaw SY, Koh Y, Dawood R, Kowitlawakul Y, Zhou W, Lau ST. Easing student transition to graduate nurse: A simulated professional learning environment (SIMPLE) for final year student nurses. Nurse Educ Today [Internet]. 2014 mar; [cited 2018 nov 10]; 34(3):349-55. Available from:
27 Cummings C, Connelly LK. Improvement in Student Satisfaction and Confidence Levels through Simulation Activities [dissertação]. Florida: University of North Florida; 2017; [cited 2018 feb 22]. Available from:
28 Cummings C, Connelly LK. Can nursing students’ confidence levels increase with repeated simulation activities?. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 jan; [cited 2018 feb 22]; 36:419-21. Available from:
29 Stroup C. Simulation usage in nursing fundamentals: Integrative literature review. Clin Simul Nurs [Internet]. 2014 mar; [cited 2018 feb 22]; 10(3):e155-e64. Available from:
30 Costa RRO, Medeiros SM, Martins JCA, Dias VR. Perceptions of nursing students on the structural dimensions of clinical simulation. Sci Med [Internet]. 2019; [cited 2018 feb 22]; 29(1):e32972. Available from:
Submetido em:
31/03/2019
Aceito em:
16/09/2019