Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0006
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Pub Talk: participation, education and men’s health promotion

Charla de Bar: participación, educación y promoción de la salud del hombre

Conversa de Boteco: participação, educação e promoção da saúde do homem  

Francisco Nilson Paiva dos Santos; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera; Renata Ferraz de Toledo

Downloads: 0
Views: 5

Abstract

ABSTRACT: Objective:: To evaluate the execution process of dialogical actions of a socio-educational group called “Pub Talk”, created by professionals of the Paraisópolis II Basic Health Unit, recognizing challenges related to men’s health.

Method:: Comprehensive evaluative research, which parameters were conceptual aspects of the Nola Pender’s model. Interviews were conducted with the professionals and the focus group with men participating in the Group, analyzing three components of this model: individual experiences and characteristics; feelings and knowledge about the behavior one wants to achieve; desirable health promotion behavior.

Results:: The group is a self-care guiding intervention; values ​​scientific and popular knowledge, with protagonism of those involved; covers the prevention of disease and changes of habits; has different perceptions regarding the structural and technical aspects of the meetings.

Conclusion:: Dialogic actions contributed to the promotion of the health of the participants by favoring the (re)cognition of determinants of their health and living conditions.

Keywords

Health Education; Self-care; Nursing Models

Resumen

RESUMEN: Objetivo:: Evaluar el proceso de ejecución de acciones dialógicas del grupo socioeducativo “Charla de Bar”, creado por profesionales de la Unidad Básica de Salud Paraisópolis II, reconociendo desafíos relacionados con la salud del hombre.

Método:: Investigación evaluativa-comprensiva, cuyos parámetros fueron aspectos conceptuales del modelo de Nola Pender. Fueron realizadas entrevistas con profesionales y grupo focal con los participantes, analizándose tres componentes: características y experiencias individuales; sentimientos y conocimientos sobre el comportamiento que se quiere alcanzar y; comportamiento deseable para promoción de la salud.

Resultados:: El grupo es una intervención orientadora de autocuidado; valora saberes científicos y populares, con el protagonismo de los participantes; abarca prevención de enfermedades y cambio de hábitos; tiene distintas percepciones de los aspectos estructurales y técnicos de los encuentros.

Conclusión:: Las acciones dialógicas contribuyeron para la promoción de la salud de los participantes al favorecer el (re)conocimiento de determinantes de sus condiciones de vida y salud.
 

Palabras clave

Educación en Salud; Autocuidado; Modelos de Enfermería

Resumo

Objetivo: Avaliar o processo de execução de ações dialógicas de um grupo socioeducativo denominado “Conversa de Boteco”, criado por profissionais da Unidade Básica de Saúde Paraisópolis II, reconhecendo desafios relacionados à saúde do homem.

Método: Pesquisa avaliativa compreensiva, cujos parâmetros foram aspectos conceituais do modelo de Nola Pender. Realizou-se entrevistas com os profissionais e o grupo focal com homens participantes do Grupo, analisando-se três componentes deste modelo: características e experiências individuais; sentimentos e conhecimentos sobre o comportamento que se quer alcançar e; comportamento de promoção da saúde desejável.

Resultados: O grupo é uma intervenção orientadora do autocuidado; valoriza saberes científicos e populares, com protagonismo dos envolvidos; abarca a prevenção de doenças e mudanças de hábitos; tem distintas percepções dos aspectos estruturais e técnicos dos encontros.

Conclusão: As ações dialógicas contribuíram para a promoção da saúde dos participantes ao favorecem o (re)conhecimento de determinantes de suas condições de vida e saúde.

Palavras-chave

Educação em Saúde; Autocuidado; Modelos de Enfermagem  

Referências

1 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: princípios e diretrizes. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009 [Internet]. Available from: http://www.unfpa.org.br/Arquivos/saude_do_homem.pdf

2 Barros CT, Gontijo DT, Lyra J, Lima LS, Monteiro EMLM. “Mas se o homem cuidar da saúde fica meio que paradoxal ao trabalho”: relação entre masculinidades e cuidado à saúde para homens jovens em formação profissional. Saúde Soc [Internet]. 2018;27(2):423-34. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018166057

3 Moura EC, Gomes R, Pereira GMC. Perceptions about men's health in a gender relational perspective, Brazil, 2014. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2017;22(1):291-300. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017221.17482015

4 Leite JF, Dimenstein M, Paiva R, Carvalho L, Amorim AKMA, França A. Sentidos da Saúde numa Perspectiva de Gênero: um Estudo com Homens da Cidade de Natal/RN. Psicol Ciênc Prof [Internet]. 2016;36(2):341-53. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001812013

5 Araújo MG, Lima GAF, Holanda CSM, Carvalho JBL, Sales LKO. Opinião de profissionais sobre a efetivação da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Esc Anna Nery [Internet]. 2014;18(4):682-9. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140097

6 Siqueira BPJ, Teixeira JRB, Valença Neto PF, Boery EM, Boery RNSO, Vilela ABA. Homens e cuidado à saúde nas representações sociais de profissionais de saúde. Esc Anna Nery [Internet]. 2014;18(4):690-6. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140098

7 Moura EC, Santos W, Neves ACM, Gomes R, Schwarz E. Men's health care in the scope of the Family Health Strategy. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2014;19(2):429-38. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014192.05802013

8 Cavalcanti JRD, Ferreira JA, Henriques AHB, Morais GSN, Trigueiro JVS, Torquato IMB. Assistência Integral a Saúde do Homem: necessidades, obstáculos e estratégias de enfrentamento. Esc Anna Nery [Internet]. 2014;18(4):628-34. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140089

9 Pender NJ, Murdaugh CL, Parsons MA. Health Promotion in Nursing Practice. 4th ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall; 2002.

10 Santos I, Soares CS, Berardinelli LMM. Promovendo o autocuidado de clientes com obesidade e coronariopatia: aplicação do diagrama de Pender. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2013 Jul/Sep; 21(3):301-6. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/7457/5400

11 Melo GC, Trezza MCSF, Reis RK, Santos DS, Riscado JLS, Leite JL. Comportamentos relacionados à saúde sexual de pessoas vivendo com o Vírus da Imunodeficiência Humana. Esc Anna Nery [Internet]. 2016;20(1):167-75. Available from: http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160022

12 Santos AS, Viana MCA, Chaves EMC, Bezerra AM, Gonçalves Júnior J, Tamboril ACR. Tecnologia educacional baseada em Nola Pender: promoção da saúde do adolescente. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2018;12(2):582-8. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/35786/1/2018_art_assantos.pdf

13 Saldanha-Xavier B, Santos I, Costa e Silva VF. Promovendo autocuidado em clientes em hemodiálise: aplicação do diagrama de nola pender. Rev Pesqui Cuid Fundam Online [Internet]. 2017;9(2):545-50. Available from: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.545-550 

14 Malta DC, Reis AAC, Jaime PC, Morais Neto OL, Silva MMA, Akerman M. O SUS e a Política Nacional de Promoção da Saúde: perspectiva resultados, avanços e desafios em tempos de crise. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2018;23(6):1799-809. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.04782018

15 Toledo RF, Giatti LL. Challenges to participation in action research. Health Promot Int [Internet]. 2015;30(1):162-73. Available from: http://dx.doi.org/10.1093/heapro/dau079

16 Toledo RF, Giatti LL, Jacobi PR. A pesquisa-ação em estudos interdisciplinares: análise de critérios que só a prática pode revelar. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014:18(51):633-46. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0026

17 Minayo MCS. Origen de los argumentos científicos que fundamentan la investigación cualitativa. Salud Colect [Internet]. 2017;13(4):561-75. Available from: http://revistas.unla.edu.ar/saludcolectiva/article/view/942. DOI: 10.18294/sc.2017.942

18 Stake RE. Evaluación Comprensiva y Evaluación Basada en Estándares. Barcelona: Editorial Graó; 2006.

19 Maziviero MC, Silva AS. O caso do Complexo Paraisópolis em gestões: diferenças conceituais em programas de intervenção em favelas em São Paulo. urbe Rev Bras Gest Urbana [Internet]. 2018;10(3):500-20. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.003.ao03

20 Nóbrega DO, Andrade ERG, Melo ESN. Pesquisa com grupo focal: contribuições ao estudo das representações sociais. Psicol Soc [Internet]. 2016;28(3):433-41. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102016v28n3p433

21 Meneses AFP, Fuentes-Rojas M, D´Antona AO. Triangulação de métodos: estratégia metodológica na pesquisa interdisciplinar sobre o cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Rev Espaç Diálogo Desconexão REDD [Internet]. 2018;10(1):52-65. Available from: https://periodicos.fclar.unesp.br/redd/article/download/11754/7569

22 Sevalho G. O conceito de vulnerabilidade e a educação em saúde fundamentada em Paulo Freire. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018;22(64):177-88. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0822

23 Pinto ACS, Queiroz MVO, Gubert FA, Braga VAB, Pinheiro PNC. Educação em Saúde na prevenção do HIV/AIDS com homens jovens usuários de crack. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2016;25(3):1-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016004070015

24 Mendes R, Fernandez JCA, Sacardo DP. Promoção da saúde e participação: abordagens e indagações. Saúde Debate [Internet]. 2016;40(108):190-203. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104-20161080016

25 Oliveira LC, Ávila MMM, Gomes AMA, Sampaio MHLA. Participação popular nas ações de educação em saúde: desafios para os profissionais da atenção primária. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014;18(Suppl 2):1389-400. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0357

26 Freire P. Criando métodos de pesquisa alternativa: Aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: Brandão CR, org. Pesquisa Participante. 8ª ed. São Paulo (SP): Brasiliense; 2001. p. 34-41.

27 Machado JC, Cotta RMM, Moreira TR, Silva LS. Análise de três estratégias de educação em saúde para portadores de hipertensão arterial. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016;21(2):611-20. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232015212.20112014
 


Submetido em:
10/01/2019

Aceito em:
03/04/2019

6821f295a9539579857b1157 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections