Effect of realistic simulation combined to theory on self-confidence and satisfaction of nursing professionals
Efecto de la simulación realística combinada a la teoría en la autoconfianza y satisfacción de profesionales de enfermería
Efeito da simulação realística combinada à teoria na autoconfiança e satisfação de profissionais de enfermagem
Hanna Clara Teixeira Mesquita; Breno de Sousa Santana; Marcia Cristina da Silva Magro
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Comparar o efeito do emprego da estratégia de simulação combinada à teoria com a simulação, per se, no ganho de autoconfiança em profissionais de enfermagem durante o manejo do paciente em parada cardiopulmonar.
Método: Estudo quase experimental com pré e pós-testes, abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência e composta de 53 profissionais de enfermagem, divididos em grupo controle e experimental. A estratégia de simulação combinada à teoria foi a intervenção. Utilizou-se questionário estruturado e escala de satisfação e autoconfiança na aprendizagem para a coleta de dados. Resultados com p≤0,05 foram considerados significativos.
Resultados: Os profissionais eram predominantemente jovens (33,2 ± 6,5 anos). No grupo experimental apesar da percepção relacionada a satisfação ter se mostrado superior, não houve diferença significativa (p=0,1 vs p=0,4). Mas a autoconfiança aumentou significativamente entre os profissionais do grupo experimental em relação ao controle (p=0,007 vs p=0,06).
Conclusão e implicações para a prática: O nível de autoconfiança dos profissionais de enfermagem para atendimento ao paciente em parada cardiopulmonar melhorou significativamente após emprego da simulação combinada a teoria.
Palavras-chave
Referências
1 Martins JCA. Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Rev Enferm Ref [Internet]. 2017; Mar;12:155-62. Available from:
2 Miranda FBG, Mazzo A, Pereira Junior GA. Uso da simulação de alta fidelidade no preparo de enfermeiros para o atendimento de urgências e emergências: revisão da literatura. Sci Med (Porto Alegre) [Internet]. 2018 Jan 26;28(1):28675. Available from:
3 Reeves S, Perrier L, Goldman J, Freeth D, Zwarenstein M. Interprofessional education: effects on professional practice and healthcare outcomes (update). Cochrane Database Syst Rev. 2013 Mar 28;(3):CD002213. Available from:
4 Reeves S, Fletcher S, Barr H, Birch I, Boet S, Davies N, et al. A BEME systematic review of the effects of interprofessional education: BEME Guide No. 39. Med Teach [Internet]. 2016 Jul 2;38(7):656-68. Available from:
5 Failla KR, Macauley K. Interprofessional Simulation: A Concept Analysis. Clin Simul Nurs [Internet]. 2014 Nov;10(11):574-80. Available from:
6 Bortolato-Major C. O ensino baseado em simulação e o desenvolvimento de competências clínicas de estudantes de enfermagem [tese]. [Internet]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2017. Available from: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53429/R-T-CARINABORTOLATO-MAJOR.pdf?sequence=1&isAllowed=y
7 Negri EC, Mazzo A, Martins JCA, Pereira Junior GA, Almeida RGS, Pedersoli CE. Clinical simulation with dramatization: gains perceived by students and health professionals. Rev Lat Am Enferm [Internet]. 2017 Aug;25:e2916. Available from:
8 Miranda RPR, Motta AL, Chaves ECL, Resck ZMR, Iunes DH. A aplicabilidade do uso de Simulação Realística na Formação Permanente do Profissional de Enfermagem. Rev Interdiscip Est Saúde [Internet]. 2016;4(2):54-62. Available from:
9 Govranos M, Newton JM. Exploring ward nurses' perceptions of continuing education in the clinical setting. Nurse Educ Today [Internet]. 2014 Apr;34(4):655-60. Available from:
10 Souza CDF, Antonelli BA, Oliveira DJ. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na formação de profissionais de saúde. Rev Univ Val do Rio Verde [Internet]. 2016;14(2):659-77. Available from:
11 Almeida RGS, Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Girão FB, Mendes IAC. Validação para a língua portuguesa da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Rev Lat Am Enferm [Internet]. 2015 Nov/Dec;23(6):1007-13. Available from:
12 Baptista RCN, Paiva LAR, Gonçalves RFL, Oliveira LMN, Pereira MFCR, Martins JCA. Satisfaction and gains perceived by nursing students with medium and high-fidelity simulation: A randomized controlled trial. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 Nov;46:127-32. Available from:
13 Tiwari SR, Nafees L, Krishnan O. Simulation as a pedagogical tool: Measurement of impact on perceived effective learning. Int J Manag Educ [Internet]. 2014 Nov;12(3):260-70. Available from:
14 Jeffries PR. The NLN Jeffries Simulation Theory. National League for Nursing (NLN). New York: Wolters Kluwer; 2015.
15 Hallin K, Bäckström B, Häggström M, Kristiansen L. High-fidelity simulation: Assessment of student nurses' team achievements of clinical judgment. Nurse Educ Pract [Internet]. 2016 Jul;19:12-8. Available from:
16 O'Leary J, Nash R, Lewis P. Standard instruction versus simulation: Educating registered nurses in the early recognition of patient deterioration in paediatric critical care. Nurse Educ Today [Internet]. 2016 Jan;36:287-92. Available from:
17 Bell-Gordon C, Gigliotti E, Mitchell K. An evidence-based practice project for recognition of clinical deterioration: Utilization of simulation-based education. J Nurs Educ Pract [Internet]. 2014;4(6):69-76. Available from:
18 Boling B, Hardin-Pierce M. The effect of high-fidelity simulation on knowledge and confidence in critical care training: An integrative review. Nurse Educ Pract [Internet]. 2016 Jan;16(1):287-93. Available from:
19 Bultas MW, Hassler M. Ercole PM, Rea G. Effectiveness of high-fidelity simulation for pediatric staff nurse education. Pediatr Nurs [Internet]. 2014 Jan/Feb;40(1):27-32. Available from:
20 Figueroa MI, Sepanski R, Goldberg SP, Shah S. Improving teamwork, confidence, and collaboration among members of a pediatric cardiovascular intensive care unit multidisciplinary team using simulation-based team training. Pediatr Cardiol [Internet]. 2013 Mar;34(3):612-9. Available from:
21 Hart PL, Brannan JD, Long JM, Maguire MBR, Brooks BK, Robley LR. Effectiveness of a structured curriculum focused on recognition and response to acute patient deterioration in an undergraduate BSN program. Nurse Educ Pract [Internet]. 2014 Jan;14(1):30-6. Available from:
22 Hommes T. Implementation of simulation to improve staff nurse education. J Nurses Prof Dev [Internet]. 2014 Mar/Apr;30(2):66-9. Available from:
23 Rodrigues CCFM, Carvalho DPSRP, Salvador PTCO, Medeiros SM, Menezes RMP, Ferreira Júnior MA, et al. Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 Apr/Jun;20(2):384-9. Available from:
24 Çelik Y, Ceylantekin Y, Kiliç I. The evaluation of simulation market in nursing education and the determination of learning style of students. Int J Health Sci (Qassim) [Internet]. 2017 Jan/Mar;11(1):1-6. Available from:
25 Jacondino MB, Silveira DN, Martins CL, Coimbra VCC. Processo de ensino-aprendizagem do estudante de enfermagem e os estilos de aprendizagem. Rev Estilos Aprendiz [Internet]. 2015;8(15):31-50. Available from:
26 Ferreira RPN, Guedes HMG, Oliveira DWD, Miranda JL. Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Rev Enferm Centro Oeste Min [Internet]. 2018;8:e2508. Available from:
27 Ferreira C, Carvalho JM, Carvalho FLQ. Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde. II STAES - Semin Tecnol Apl Educ Saúde [Internet]. 2015;32-40. Available from:
Submetido em:
06/09/2018
Aceito em:
20/11/2018