Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0237
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

Health teaching-service integration: possible dialogues from collective co-management

Integración ensino-servicio en salud: diálogos posibles a partir de la cogesión de colectivos

Integração ensino-serviço em saúde: diálogos possíveis a partir da cogestão de coletivos

Carine Vendruscolo; Fabiane Ferraz; Letícia de Lima Trindade; Daiana Kloh Khalaf; Maria Elisabeth Kleba; Marta Lenise do Prado

Downloads: 0
Views: 3

Abstract

Objective: To analyze the Pró-Saúde management from an intersectoral dialogical space of teaching-service integration.

Method: A case study whose information was produced by observing meetings of intersectoral management instances and interviews with Health Training Prism members, between 2012 and 2013. We used the operational proposal for the analysis of qualitative data, in the light of the Paideia Training and Support Methodology for collective co-management.

Results: The instances presented themselves as a democratic possibility of sharing the power of representatives of the university (field of theory) and service (field of practice), consonant with the Paideia Support. However, it is necessary for the people involved to appropriate strategies that encourage the reorientation of teaching and to qualify listening in the collective space.

Final Considerations: Training reorientation processes co-management, fostering the dialogue between teaching and service, ramp up praxis in health management and enable changes in training and health care.

Keywords

Unified Health System; Management in Health; Primary Health Care; Nursing Education; Higher Education

Resumen

Objetivo: Analizar la gestión del Pró-Saúde a partir de un espacio dialógico intersectorial de integración enseñanza-servicio.

Método: Estudio de casos, cuyas informaciones fueron producidas mediante observación de reuniones de instancias gestoras intersectoriales y entrevistas con miembros del Prisma de la Formación en Salud, entre 2012-2013. Se utilizó la propuesta operativa para análisis de datos cualitativos, a la luz de la Metodología de Formación y Apoyo Paidéia para la cogestión de colectivos.

Resultados: Las instancias se presentaron como posibilidad democrática de compartir el poder de los representantes de la universidad (campo de la teoría) y del servicio (campo de la práctica), consonante con el Apoyo Paidéia. Sin embargo, es necesario que las personas involucradas se apropien de las estrategias que fomenten la reorientación de la enseñanza y califiquen la escucha en el espacio colectivo.

Consideraciones finales: La cogestión de procesos de reorientación de la formación, al fomentar el diálogo entre enseñanza y servicio, potencializa la praxis en la gestión en Salud y viabiliza cambios en la formación y en la atención a la salud.

Palabras clave

Sistema Único de Salud; Gestión en Salud; Atención Primaria de Salud; Educación en Enfermería; Educación Superior

Resumo

Objetivo: Analisar a gestão do Pró-Saúde a partir de um espaço dialógico intersetorial de integração ensino-serviço.

Método: Estudo de caso, cujas informações foram produzidas mediante observação de reuniões de instâncias gestoras intersetoriais e entrevistas com membros do Prisma da Formação em Saúde, entre 2012-2013. Utilizou-se a proposta operativa para análise de dados qualitativos, à luz da Metodologia de Formação e Apoio Paidéia para a cogestão de coletivos.

Resultados: As instâncias se apresentaram como possibilidade democrática de compartilhamento de poder dos representantes da universidade (campo da teoria) e do serviço (campo da prática), consonante com o Apoio Paidéia. Contudo, é necessário que as pessoas envolvidas se apropriem das estratégias que fomentem a reorientação do ensino e qualifiquem a escuta no espaço coletivo.

Conclusão: A cogestão de processos de reorientação da formação, ao fomentar o diálogo entre ensino e serviço, potencializa a práxis na gestão em Saúde e viabiliza mudanças na formação e na atenção à saúde.

Palavras-chave

Sistema Único de Saúde; Gestão em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Educação em Enfermagem; Educação Superior

Referencias

1 Castro CP, Campos GWS. Apoio Institucional Paidéia como estratégia para educação permanente em saúde. Trab Educ Saúde [Internet]. 2014 Jan/Apr; [cited 2018 Aug 6]; 12(1):29-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462014000100003

2 Figueiredo MD, Campos GWS. O Apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014; [cited 2018 Aug 3]; 18(Suppl.1):931-43. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000500931&script=sci_abstract&tlng=pt

3 Castro CP, Campos GWS. Apoio Matricial como articulador das relações interprofissionais entre serviços especializados e atenção primária à saúde. Physis (Rio de Janeiro) [Internet]. 2016; [cited 2018 Aug 11]; 26(2):455-81. Available from: http://www.gastaowagner.com.br/index.php?preview=1&option=com_dropfiles&format=&task=frontfile.download&catid=20&id=5&Itemid=1000000000000

4 Gerhardt Neto MR, Medina TSS, Irdes A. Apoio Matricial em saúde mental na percepção dos profissionais especialistas. Aletheia [Internet]. 2014 Dec; [cited 2018 Aug 7]; 45:139-55. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942014000200011

5 Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Martini JG. Instâncias intersetoriais de gestão: movimentos para a reorientação da formação na Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2018; [cited 2018 Jul 10]; 22(Supl. 1):1353-64. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/2018nahead/1807-5762-icse-1807-576220170180.pdf

6 Freire P. Pedagogia do oprimido. 59ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2015.

7 Carvalho SOB, Duarte LR, Guerrero JMA. Parceria ensino e serviço em Unidade Básica de Saúde como cenário de ensino-aprendizagem. Trab Educ Saúde [Internet] 2015 Jan/Apr; [cited 2018 Jul 12]; 13(1):123-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v13n1/1981-7746-tes-1981-7746-sip00026.pdf

8 Vendruscolo C, Prado ML, Kleba ME. Reorientação do Ensino no SUS, para além do quadrilátero, o prisma da educação. Rev Reflex Ação [Internet]. 2016 Sep/Dec; [cited 2017 Apr 25]; 24(3):246-60. Available from: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/5420/pdf

9 Oliveira AMC, Dallari SG. Analysis of factors influencing and conditioning social participation in Primary Health Care. Saúde Debate [Internet]. 2017 Sep; [cited 2018 Jan 9]; 41(spe3):202-13. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042017000700202&lng=pt

10 Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Reibnitz KS. Integração ensino-serviço e sua interface no contexto da reorientação da formação na saúde. Interface (Botucatu). 2016; [cited 2018 Sept 22]; 20(59):1015-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n59/1807-5762-icse-1807-576220150768.pdf

11 Corrêa AB, Reibnitz KS, Kloh D, Prado ML, Rodrigues J, Lima MM. Contribuições do programa Pró-saúde: uma visão dos egressos de enfermagem. Rev Enferm UFPE On Line (Recife) [Internet]. 2017 Feb; [cited 2018 Aug 11]; 11(2):567-75. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/11975/145244

12 Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2015.

13 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

14 Souza TP, Carvalho SR. Apoio territorial e equipe multirreferencial: cartografias do encontro entre o apoio institucional e a redução de danos nas ruas e redes de Campinas, SP, Brasil. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014; [cited 2018 Sep 21]; 18(Supl.1):945-56. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18s1/1807-5762-icse-18-1-0945.pdf

15 Morais APP, Tanaka OY. Apoio matricial em saúde mental: alcances e limites na atenção básica. Saúde Soc [Internet]. 2012; [cited 2018 Jan 10]; 2(1):161-70. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902012000100016&script=sci_abstract&tlng=pt

16 Silva KL, Matos JAV, França BD. A construção da educação permanente no processo de trabalho em saúde no estado de Minas Gerais, Brasil. Esc Anna Nery [Internet]. 2017; [cited 2018 Jun 3]; 21(4):e20170060. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n4/pt_1414-8145-ean-2177-9465-EAN-2017-0060.pdf

17 Winters JRF, Prado ML, Waterkemper R, Kempfer SS. Dialogical and Participative Training in Nursing Education: contribution to the development of critical and reflective and creative thinking of students. Rev Min Enferm [Internet] 2017; [cited 2018 Aug 8]; 21:e-1067. Available from: http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1205

18 Kahan B. Using a comprehensive best practices approach to strengthen ethical health-related practice. Health Promot Pract [Internet]. 2012 Jul; [cited 2018 Mar 20]; 13(4):431-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22764139

19 Macedo APMC. Nursing supervision: studying the "Case" of the phenomenon of interorganizational articulation nursing school and hospital. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014; [cited 2016 Feb 12]; 48(no.esp2):190-6. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/0080-6234-reeusp-48-nspe2-00190.pdf

20 Cavalcante RB, Esteves CJS, Pires MCA, Vasconcelos DD, Freitas MM, Macedo AS. A teoria ator-rede como referencial teórico-metodológico em pesquisas em saúde e enfermagem. Text Context Enferm [Internet]. 2017 Nov; [cited 2018 Aug 4]; 26(4):e0910017. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400302&lng=en

21 Gigante RL, Campos GWS. Política de formação e educação permanente em saúde no Brasil: bases legais e referências teóricas. Trab Edu Saúde [Internet]. 2016; [cited 2018 Aug 3]; 14(3):747-63. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000300747&lng=en&nrm=iso

22 Moura RH, Luzio CA. O apoio institucional como uma das faces da função apoio no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): para além das diretrizes. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014;18(Supl. 1):957-70. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v18s1/1807-5762-icse-1807-576220130333.pdf

23 Sant'Anna SR, Hennington EA. Micropolítica do trabalho vivo em ato, ergologia e educação popular: proposição de um dispositivo de formação de trabalhadores da saúde. Trab Edu Saúde (Rio de Janeiro) [Internet]. 2011; [cited 2018 Aug 3]; 9(Supl. 1):223-44. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v9s1/11.pdf

24 Carvalho M, Santos NR, Campos GWS. A construção do SUS e o planejamento da força de trabalho em saúde no Brasil: breve trajetória histórica. Saúde Debate [Internet]. 2013 Sep; [cited 2010 Jul 25]; 37(98):372-87. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000300002&lng=pt

25 Zodpey S, Sharma A. Advancing reforms agenda for health professionals' education through transformative learning. Indian J Public Health [Internet]. 2014 Dec; [cited 2018 Jun 1]; 58(4):219-23. Available from: http://www.ijph.in/text.asp?2014/58/4/219/146274

26 Junges KS, Behrens MA. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva (Florianópolis) [Internet]. 2015 Jan/Apr; [cited 2018 Aug 10]; 33(1):285-317. Available from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p285/31220

27 D'Amour D, Goulet L, Labadie JF, Martín-Rodriguez LS, Pineault R. A model and typology of collaboration between professionals in healthcare organizations. BMC Health Serv Res [Internet]. 2008 Sep; [cited 2018 Aug 2]; 8:188. Available from: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6963-8-188
 


Submitted date:
13/08/2018

Accepted date:
01/10/2018

6824df1aa953953e61389613 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections