Communication as a strategy for hospital accreditation maintenancea
La comunicación como estrategia para el mantenimiento de la acreditación hospitalaria
A comunicação como estratégia para manutenção da acreditação hospitalar
Elana Maria Ramos Freire; Valéria Cristina da Silva; Adriane Vieira; Selme Siqueira de Matos; Marília Alves
Abstract
This document has an erratum: 10.1590/2177-9465-EAN-2018-0224er
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: analisar as estratégias de comunicação adotadas por um Hospital Geral, que colaboram para manutenção da acreditação com excelência.
Método: estudo de caso de um Hospital Privado de Belo Horizonte, Brasil, acreditado com excelência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos institucionais. As entrevistas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo.
Resultados: a acreditação provocou mudanças organizacionais e comportamentais que inicialmente geraram insegurança e resistência nos colaboradores. O desenvolvimento de estratégias para melhoraria da comunicação interna contribuiu para uniformidade das informações e maior compreensão por parte dos profissionais sobre suas ações, promovendo, assim, mudanças nas atitudes dos trabalhadores, tornando-os engajados e envolvidos com o processo.
Conclusão: a comunicação assume papel de destaque para consolidação da acreditação hospitalar e deve ser estratégia prioritária para alcance e manutenção da mesma, visando à qualidade assistencial e a segurança do paciente.
Palavras-chave
References
1 Reis CT, Martins M, La Guardia J. A segurança do paciente como dimensão da qualidade do cuidado de saúde: um olhar sobre a literatura. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013; [cited 2018 Jan 12]; 18(7):2029-36. Available from:
2 Lucena AF. Processo de enfermagem: interfaces com o processo de acreditação hospitalar. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2013; [cited 2018 Jan 12]; 34(4):8-9. Available from:
3 Organização Nacional de Acreditação - ONA. Manual de acreditação das organizações prestadoras de serviços de saúde. São Paulo: Organização Nacional de Acreditação [Internet]; 2018 [cited 2018 Jan 12]. 152 p. Available from:
4 Manzo BF, Brito MJM, Alves M. Influência da comunicação no processo de acreditação hospitalar. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013; [cited 2018 Jan 12]; 66(1):46-51. Available from:
5 Ochoa CG. As diferenças entre comunicação interna e endomarketing. ECCOM [Internet]. 2014; [cited 2018 Jan 12]; 5(9):107-18. Available from:
6 The value and impact of health care accreditation: a literature review. Ottawa: Accreditation Canada [Internet]; 2015 [cited 2018 Mar 5]. 17 p. Available from:
7 World Health Organization. The high 5s project: interim report. Geneva: World Health Organization [Internet]; 2014 [cited 2018 Mar 5]. Available from:
8 Lingard L, Espin S, Whyte S, Regehr G, Baker GR, Reznick R, et al. Communication failures in the operating room: an observational classification of recurrent types and effects. Qual Saf Health Care [Internet]. 2004; [cited 2018 Mar 5]; 13(5):330-4. Available from:
9 Hamester MMM, Moura GL, Fishmann AA, Gaspary E, Balsan LAG. O papel comunicativo dos colaboradores para a política nacional de humanização: o caso de um hospital universitário. RAHIS Rev Adm Hosp Inovação Saúde [Internet]. 2015; [cited 2018 Mar 5];12(2):34-43. Available from:
10 Welch M. Appropriateness and acceptability: employee perspectives of internal Communication. Public Relat Rev [Internet]. 2012 Jun; [cited 2018 Mar 5]; 38(2):246-54. Available from:
11 Organização Nacional de Acreditação. ONA. Certificações válidas [Internet]; 2019 Jan [cited 2019 Jan 10]. Available from:
12 IQJ. Heath Service Accreditation [Internet]; 2018 [cited 2018 Mar 7]. Available from:
13 Consórcio Brasileiro de Acreditação. Unidades Acreditadas no Brasil [Internet]; 2018 [cited 2018 Mar 7]. Available from:
14 Whittington R. Strategy after modernism: recovering practice. Eur Manage Rev [Internet] 2004; [cited 2018 Mar 7]; 1(1):62-8. Available from:
15 Golsorkhi D, Rouleau L, Seidl D, Vaara R. Introduction: what is strategy as practice? In: Golsorkhi D, Rouleau L, Seidl D, Vaara R, eds. Cambridge Handbook of Strategy as Practice. New York: Cambridge University Press; 2010.
16 Canhada DID, Rese N. Implementação de estratégias: barreiras e facilitadores evidenciados na literatura brasileira especializada. Future Stud Res J [Internet]. 2011 Jan-Jun; [cited 2018 Mar 5]; 3(1):38-58. Available from:
17 Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman Editora; 2015.
18 Minayo MCS. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec; 2010.
19 Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad Saúde Pública [Internet]. 2008 Jan; [cited 2018 Mar 5]; 24(1):17-27. Available from:
20 Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa: Edições 70; 2009.
21 Machado JP, Martins ACM, Martins MS. Avaliação da qualidade do cuidado hospitalar no Brasil: uma revisão sistemática. Cad Saúde Pública [Internet]. 2013 Jun; [cited 2018 Mar 5]; 29(6):1063-82. Available from:
22 Camillo NRS, Oliveira JLC, Belluci Júnior JA, Cervilheri AH, Haddad MCFL, Matsuda LM. Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Mai-Jun; [cited 2018 Sep 16]; 69(3):451-9. Available from:
23 Karanges E, Johnston K, Beatson A, Lings I. The influence of internal communication on employee engagement: a pilot study. Public Relat Rev [Internet]. 2015 Mar; [cited 2018 Mar 5]; 41(1):129-31. Available from:
24 Siman AG, Cunha SGS, Martins ES, Brito MJM. Estratégia do trabalho gerencial para alcance da acreditação hospitalar. Rev Min Enferm [Internet]. 2015; [cited 2018 Mar 5]; 19(4):815-22. Available from:
25 Siman AG, Brito MJM. Mudanças na prática de enfermagem para melhorar a segurança do paciente. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016; [cited 2018 Sep 16]; 37(spe):e68271. Available from:
26 Martins MTMC. Diálogo e interações face a face: a força da oralidade na comunicação interna. Organicom [Internet]. 2013; [cited 2018 Mar 5]; 10(19):184-98. Available from:
27 Hinchcliff R, Greenfield D, Westbrook JI, Pawsey M, Mumford V, Braithwaite J. Stakeholder perspectives on implementing accreditation programs: a qualitative study of enabling factors. BMC Health Serv Res [Internet]. 2013; [cited 2018 Mar 5]; 13:437. Available from:
Submitted date:
07/28/2018
Accepted date:
11/23/2018