Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0221
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Group of pregnant women and / or pregnant couples: a collective construction process (1996-2016)

Grupo de gestantes y / o casos embarazados: un procedimiento de construcción colectiva (1996-2016)

Grupo de gestantes e/ou casais grávidos: um processo de construção coletiva (1996-2016)

Amanda Nicácio Vieira; Maria Itayra Padilha; Roberta Costa; Vitória Regina Petters Gregório; Amina Regina Silva

Downloads: 0
Views: 18

Abstract

Objective: To understand how the process of construction of the Group of Pregnant Women and/or Pregnant Couples of the Federal University of Santa Catarina from 1996 to 2016 was established.

Method: Qualitative research of a social historical nature, involving nine health professionals who participated in the group of pregnant women and/or pregnant couples in this period. The date of collection took place between February and May 2017. Data analysis was guided by Orem's Self-Care Theory and Bardin's content analysis technique.

Results: The process of construction of the group of pregnant women had strong influence from the public health policies of the University Hospital Maternity and its assistance of the time. Likewise, it was created based on the need for guidance to pregnant women and their companions to deal with the pregnancy-puerperal process with the perspective of a multidisciplinary and integral work, stimulating self-knowledge and self-care.

Conclusion: The group emerged as an extension project and strengthened by public health policies, its scientific evidences and by the assistance philosophy of a maternity school. The group building process involved a set of actions, planning and execution of activities, building an educational space, free of charge, with an exchange of mutual experience and open to the community.

Keywords

Health education; History; Health policies; Pregnant Women; Prenatal Care    

Resumen

Objetivo: Comprender cómo se instituyó el proceso de construcción del Grupo de Gestantes y/ o Parejas embarazadas de la Universidad Federal de Santa Catarina en el período de 1996 a 2016.

Método: Investigación cualitativa de naturaleza histórica social, involucrando a nueve profesionales de salud que participaron del grupo de gestantes y/o parejas embarazadas en este período. La recolección de datos ocurrió entre febrero y mayo de 2017. El análisis de datos fue guiado por la Teoría del Autocuidado de Orem y por la técnica de análisis de contenido de Bardin.

Resultados: El proceso de construcción del grupo de gestantes tuvo fuerte influencia de las políticas públicas de salud de la época y de la maternidad del Hospital Universitario y su filosofía asistencial. Igualmente, fue creado a partir de la necesidad de orientación a las gestantes y sus acompañantes para lidiar con el proceso gravídico-puerperal con la perspectiva de un trabajo multidisciplinario e integral, estimulando el autoconocimiento y el auto-cuidado.

Conclusión: El grupo surgió como un proyecto de extensión fortalecido por políticas públicas de salud, sus evidencias científicas y por la filosofía asistencial de una maternidad-escuela. El proceso de construcción del grupo involucró un conjunto de acciones, planificación y ejecución de actividades construyendo un espacio educativo, gratuito, con intercambio de experiencia mutua y abierta a la comunidad.

Palabras clave

Educación en Salud; Historia; Políticas de Salud; Mujeres Embarazadas; Atención Prenatal

Resumo

Objetivo: Compreender como se instituiu o processo de construção do Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos na Universidade Federal de Santa Catarina, no período de 1996 a 2016.

Método: Pesquisa qualitativa de natureza histórico-social, envolvendo nove profissionais de saúde que participaram do grupo de gestantes e/ou casais grávidos neste período. A coleta de dados aconteceu entre fevereiro e maio de 2017. A análise de dados foi guiada pela Teoria do Autocuidado de Orem e pela técnica de análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: O processo de construção do grupo de gestantes teve forte influência das políticas públicas de saúde da época, da maternidade do Hospital Universitário e sua filosofia assistencial. Igualmente, foi criado a partir da necessidade de orientação às gestantes e seus acompanhantes para lidar com o processo gravídico-puerperal, na perspectiva de um trabalho multidisciplinar e integral estimulando o autoconhecimento e o autocuidado.

Conclusão: O grupo surgiu como projeto de extensão fortalecido por políticas públicas de saúde, suas evidências científicas e pela filosofia assistencial de uma maternidade-escola. O processo de construção do grupo envolveu um conjunto de ações, planejamento e execução de atividades construindo um espaço educativo, gratuito, com troca de experiência mútua e aberto a comunidade.

Palavras-chave

Educação em Saúde; História; Políticas de Saúde; Gestante; Cuidado Pré-Natal  

Referências

1 Sanchez CP. Enfrentamento do câncer: apoio a pacientes em tratamento. Rev Ens Teolog (São Paulo) [Internet]. 2016 Dec;2(2):126-45. Available from: http://ead.batistapioneira.edu.br/ojs/index.php/ensaios/article/view/156

2 Aguiar Filho AS, Nassif ME. Os Grupos de Apoio como canal de compartilhamento da informação e do conhecimento. Inf Inf (Londrina) [Internet]. 2016 Dec;21(3):286-305. Available from: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p286

3 Queiroz MVO, Meneses GMD, Silva TJP, Brasil EGM, Silva RM. Grupo de gestantes adolescentes: contribuições para o cuidado no pré-natal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016; [cited 2018 Jul 21]; 37(no.spe):e2016-29. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000500418&lng=en&nrm=iso

4 Brüggemann OM, Monticelli M, Furtado C, Fernandes CM, Lemos FN, Gayeski ME. Filosofia assistencial de uma maternidade-escola: fatores associados à satisfação das mulheres usuárias. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2011 Oct/Dec; [cited 2018 Nov 7]; 20(4):658-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072011000400003&lng=en. DOI: 10.1590/S0104-07072011000400003

5 Brüggemann OM, Oliveira ME, Martins HEL, Alves MC, Gayeski ME. The integration of the birth companion in the public health services in Santa Catarina, Brazil. Esc Anna Nery [Internet]. 2013 Jul/Aug; [cited 2018 Jul 20]; 17(3):432-8. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300432&lng=en

6 Benedet SA, Padilha MI, Gelbke FL, Bellaguarda MLR. The model professionalism in the implementation of the Nursing Process (1979-2004). Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 Jul/Aug; [cited 2018 Nov 6]; 71(4):1907-14. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018000401907&lng=en. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0226

7 Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília (DF): Diário Oficial da União; 2014.

8 Orem DE. Nursing: Concepts of Practice. 5th ed. Saint Louis: Mosby; 1995.

9 Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARC, Costa R. The use of sources in historical research. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 Dec; [cited 2018 Nov 6]; 26(4):e2760017. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400605&lng=en. DOI: 10.1590/0104-07072017002760017

10 Macêdo AC, Santos RM, Santos JFE, Santos TCF, Costa LMC. Contribuições da história oral à história da enfermagem brasileira: a voz por trás dos acontecimentos. Hist Enferm Rev Eletrônica [Internet]. 2013;4(2):112-26. Available from: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol4num2artigo2.pdf

11 Vinuto J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas (Campinas) [Internet]. 2014 Aug;44(22):203-20. Available from: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/tematicas/article/view/2144

12 Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2016.

13 Jorge HMF, Hipólito MCV, Masson VA, Silva RM. Assistência pré-natal e políticas públicas de saúde da mulher: revisão integrativa. Rev Bras Promoç Saúde [Internet]. 2015 Jan/Mar;28(1):140-8. Available from: http://www.redalyc.org/html/408/40842428019/

14 Miranda CM, Parente TG. Plataforma de Ação de Pequim, avanços e entraves ao gender mainstreaming. Opsis [Internet]. 2014 Jan/Jun; [cited 2014 Sep 18]; 14(1):415-30. Available from: http://dx.doi.org/10.5216/o.v14i1.26330

15 Bárcena A, Prado A, Villalobos P, Pérez R. Relatório regional sobre o exame e avaliação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim e do documento final do vigésimo terceiro período extraordinário de sessões da Assembleia Geral (2000) em países da América Latina e do Caribe. Santiago: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL); 2015. 84 p. Available from: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/37794/S1421044_pt.pdf?sequence=4&isAllowed=y

16 Rocha BN, Curi RLC, Marguti BO, Costa MA. A dimensão de gênero no índice de vulnerabilidade social (IVS): Alguns apontamentos teóricos e analíticos. Bol Reg Urbano Ambient (São Paulo) [Internet]. 2017 Jan/Jun;16:83-92. Available from: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7947

17 Maroja MCS, Silva ATMC, Carvalho AT. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: uma análise a partir das concepções de profissionais quanto às suas práticas. Rev Port Saúde Pública [Internet]. 2014 Jan/Jun;32(1):3-9. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2014.02.002

18 Ministério da Saúde/Unicef (BR). Fundo das Nações Unidas para a Infância. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: revista, atualizada e ampliada para o cuidado integrado: módulo 1: histórico e implementação / Fundo das Nações Unidas para a Infância. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2008.

19 Melo RS, Costa ACPJ, Santos LH, Saldan PC, Santos Neto M, Santos FS. Práticas de aleitamento materno exclusivo entre profissionais de saúde de um hospital amigo da criança. Cogitare Enferm [Internet]. 2017; [cited 2017 Oct 30]; 22(4):e50523. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v22i4.50523

20 World Health Organization - WHO. Care in normal birth: a practical guide. 1996. [cited 2016 Aug 22]. Available from: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/63167/1/WHO_FRH_MSM_96.24.pdf

21 Portaria Nº 569, de 1 de junho de 2000. Acesso das gestantes e recém-nascidos a atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto, puerpério e período neonatal são direitos inalienáveis da cidadania e dá outras providências. Brasília (DF): Diário Oficial da União; 2000. [cited 2017 Oct 9]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2000/prt0569_01_06_2000_rep.html

22 Rattner D. Da Saúde Materno Infantil ao PAISM. Temp Actas Saúde (Brasília) [Internet]. 2014 Jun;2(8)103-8. Available from: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1460

23 Rehuna - Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento. Available from: http://www.rehuna.org.br/index.php

24 Monticelli M, Brüggemann OM, Guerini IC, Boing AF, Padilha MF, Fernandes VB. A filosofia assistencial da maternidade de um Hospital Universitário na visão dos acadêmicos. Texto Contexto Enferm (Florianópolis) [Internet]. 2010 Jan/Mar;19(1):25-35. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v19n1/v19n1a03

25 Brüggemann OM, Koettker JG, Velho MB, Monguilhott JJC, Monticelli M. Satisfação dos acompanhantes com a experiência de apoiar a parturiente em um Hospital Universitário. Texto Contexto Enferm (Florianópolis) [Internet]. 2015 Jul/Sep;24(3):686-96. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n3/pt_0104-0707-tce-2015004220014.pdf

26 Loustaunau G, Rivero A. Desafíos de la curricularización de la extensión universitaria. Rev Masq (Argentina) [Internet]. 2016 ;1(1):37-45. Available from: http://www.extension.unicen.edu.ar/web/masquedos/files/2016/05/desafios.pdf

27 Zampieri MFM, Gregório VRP, Custódio ZAO, Regis MI, Bolsoni EB, Copelli FHS, et al. Grupo de gestantes e casais grávidos: parceria do Departamento de Enfermagem e Hospital Universitário/UFSC [Internet]. 2014. Available from: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/125953

28 Santos OM, Seibert ER. The humanization of birth experience at the University of Santa Catarina maternity hospital. Int J Gynaecol Obstet [Internet]. 2001 Nov;75Suppl 1:S73-9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11742646
 


Submetido em:
25/07/2018

Aceito em:
10/01/2019

681e129da9539505b74aabd2 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections