Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0195
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Institutional caregiver experiences in child care

Vivencias del cuidador institucional en la acogida infantil

Vivências do cuidador institucional no acolhimento infantil

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz; Eda Schwartz; Viviane Marten Milbrath

Downloads: 0
Views: 18

Abstract

Objective: to know the experience of institutional caregivers in child care.

Method: qualitative research that used the Attachment Theory and the Symbolic Interactionism. Fifteen caregivers were interviewed, in 2015, in a child care institution based in a municipality in the south of Brazil. Data were analyzed through content analysis.

Results: two categories emerged from the study: Embracing the children in the institution; Helping children adapt to institutionalization. Institutionalization imposes several social ills, such as abandonment and violence. These must be faced by caregivers, generating sadness and revolt. In addition, institutionalization leaves a mark on the child’s life, which belongs to no one, nor has his individuality and subjectivity preserved.

Conclusion and Implications for practice: it is necessary to provide caregivers psychological support and Permanent Education so that they are supported in the work, improving the conditions of care offered to the child.

 

Keywords

Child, Institutionalized; Caregivers; Interpersonal Relations; Qualitative Research; Nursing  

Resumen

Objetivo: conocer la vivencia del cuidador institucional en la acogida infantil.

Método: investigación cualitativa que utilizó la Teoría del Apego y el Interaccionismo Simbólico. Se entrevistó a 15 cuidadoras, en el año de 2015, en una institución de acogida infantil de un municipio del sur de Brasil. Se analizaron los datos a través del análisis de contenido.

Resultados: emergieron dos categorías del estudio: Acogiendo a los niños en la institución; Auxiliando a los niños en la adaptación a la institucionalización. La institucionalización impone varios males sociales, como el abandono y la violencia, los cuales necesitan ser enfrentados por las cuidadoras, generando tristeza y revuelta. Además, la institucionalización inflige una marca para la vida del niño, que no pertenece a nadie, ni tiene su individualidad y subjetividad preservadas.

Conclusión e implicaciones para la práctica: es necesario proporcionar a las cuidadoras soporte psicológico y Educación Permanente para que estén respaldadas en el trabajo, mejorando las condiciones de la atención ofrecida al niño.

Palabras clave

Niño Institucionalizado; Cuidadores; Relaciones Interpersonales; Investigación Cualitativa; Enfermería  

Resumo

Objetivo: conhecer a vivência do cuidador institucional no acolhimento infantil.

Método: pesquisa qualitativa que utilizou a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico. Entrevistaram-se 15 cuidadoras, no ano de 2015, em uma instituição de acolhimento infantil de um município do sul do Brasil. Analisaram-se os dados por meio da análise de conteúdo.

Resultados: duas categorias emergiram do estudo: Acolhendo as crianças na instituiçãoAuxiliando as crianças na adaptação à institucionalização. A institucionalização impõe diversas mazelas sociais, como o abandono e a violência. As mesmas precisam ser enfrentadas pelas cuidadoras, gerando tristeza e revolta. Além disso, a institucionalização inflige uma marca para a vida da criança, que não pertence a ninguém, nem tem sua individualidade e subjetividade preservada.

Conclusão e implicações para prática: é preciso proporcionar às cuidadoras suporte psicológico e Educação Permanente para que estejam respaldadas no trabalho, melhorando as condições do atendimento oferecido à criança.

Palavras-chave

Criança Institucionalizada; Cuidadores; Relações Interpessoais; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem  

Referências

1 Presidência da República (BR). Lei Nº 8.069 de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília (DF): Diário Oficial da União; 1999 [Internet]. [cited 2016 Nov. 10]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm

2 Dias GB, Pedroso JS, Santos ACSL. Avaliação de desenvolvimento de bebês em acolhimento institucional com "Ages and Stages Questionnaries". Mudanças Psicol Saúde [Internet]. 2015;23(2):1-7. Available from: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MUD/issue/view/384

3 Valentim NS, Yamamoto K. Estudo de aspectos adaptativos e psicológicos de mães de crianças acolhidas em abrigos. Psicol Argum [Internet]. 2014;32(77):53-62. Available from: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19781

4 Furlan V, Sousa TRP. Família, acolhimento institucional e políticas públicas: um estudo de caso. Rev Psicol Polit [Internet]. 2014;14(31):499-516. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2014000300006

5 Salinas-Quiroz F, Posada G. MBQS: método de evaluación para intervenciones em apego dirigidas a primera infancia. Rev Latinoam Cienc Soc Niñez Juv [Internet]. 2015; [cited 2016 Nov 10]; 13(2):1051-63. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1692-715X2015000200036&script=sci_abstract&tlng=es

6 Charon JM. Symbolic Interactionism: an introduction, an interpretation, an integration. 10th ed. Boston: Pearson Prentice Hall; 2010.

7 Bowlby J. Apego: a natureza do vínculo. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes; 2009.

8 Çatay Z, Kologlugil D. Impact of a support group for the caregivers at an orphanage in Turkey. Infant Ment Health J [Internet]. 2017 Mar; [cited 2017 Jan 5]; 38(2):289-305. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28236315

9 Lima SCC. O Trabalho do Cuidado: Uma Análise Psicodinâmica. Rev Psicol Organ Trab. [Internet]. 2012 May/Aug; [cited 2016 Jan 10]; 12(2):203-16. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v12n2/v12n2a06.pdf

10 Charmaz K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009.

11 Hsieh HF, Shannon SE. Three Approaches to Qualitative Content Analisys. Qual Health Res [Internet]. 2005 Nov; [cited 2018 Jun 22]; 15(9):1277-88. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1049732305276687

12 Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos [Internet]. Brasília (DF): Conselho Nacional de Saúde; 2012 [cited 2017 Oct 19]. Available from: http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

13 Berens AE, Nelson CA. The science of early adversity: is there a role for large institutions in the care of vulnerable children? Lancet [Internet]. 2015 Jul; [cited 2018 Jan 5]; 386(9991):388-98. Available from: http://www.thelancet.com/pdfs/journals/lancet/PIIS0140-6736(14)61131-4.pdf

14 Cavalcante LI, Corrêa LS. Perfil e trajetória de educadores em instituições de acolhimento infantil. Cad Pesqui [Internet]. 2012;42(146):494-517. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742012000200010&script=sci_abstract&tlng=pt

15 Conzatti R, Mosmann C. Resiliência em crianças acolhidas: suas percepções sobre as adversidades. Psicol Rev (Belo Horizonte) [Internet]. 2015;21(2):352-78. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682015000200009

16 Hueb MFD. Acolhimento institucional e adoção: uma interlocução necessária. Rev SPAGESP [Internet]. 2016;17(1):28-38. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702016000100004

17 Tryphonopoulos PD, Letourneau N, Ditommaso E. Attachment and caregiver-infant interaction: a review of observational-assessment tools. Infant Mental Health J [Internet]. 2014 Nov/Dec; [cited 2018 Jan 5]; 35(6):642-56. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/imhj.21461/pdf

18 Corval R, Belsky J, Baptista J, Oliveira P, Mesquita A, Soares I. Inhibited attachment disordered behavior in institutionalized preschool children: links with early and current relational experiences. Attach Hum Dev [Internet]. 2017 Dec; [cited 2018 Jan 5]; 19(6):598-612. Available from: https://escholarship.org/uc/item/0cw5x298

19 Trivellato AJ, Carvalho C, Vectore C. Escuta afetiva: possibilidades de uso em contextos de acolhimento infantil. Psicol Esc Educ [Internet]. 2013 Jun/Dec;17(2):299-307. Available from: http://www.scielo.br/pdf/pee/v17n2/v17n2a12.pdf

20 Betini RSD, Hirdes JP, Lero DS, Cadell S, Poss J, Heckman G. A longitudinal study looking at and beyond care recipient health as a predictor of long term care home admission. BMC Health Serv Res [Internet]. 2017 Nov; [cited 2018 Jan 5]; 17(1):709. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5680746/pdf/12913_2017_Article_2671.pdf

21 Zappe JG, Yunes MAM, Dell'Aglio DD. Imagens de famílias com crianças e adolescentes: impacto do status socioeconômico e da institucionalização. Pensando Fam [Internet]. 2016 Jul; [cited 2018 Jan 5]; 20(1):83-98. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/penf/v20n1/v20n1a07.pdf

22 Costa ACR, Cavalcante LIC, Pontes FAR. Metas e estratégias de socialização de pais e avós de crianças em acolhimento institucional. Gerais Rev Interinst Psicol [Internet]. 2015 Jan/Jun; [cited 2018 Jan 5]; 8(1):94-110. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v8n1/v8n1a08.pdf

23 Silva ML, Arpini DM. Nova Lei Nacional de Adoção: revisitando as relações entre família e instituição. Aletheia [Internet]. 2013;40:43-57. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942013000100005

24 Silva CDL, Denardi RC, Becker APS, Delvan JS. A psicologia nos serviços de acolhimento institucional e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Pesqui Prát Psicos [Internet]. 2015 Jan/Jul [cited 2016 Oct 31]; 10(1):55-65. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ppp/v10n1/05.pdf

25 Cintra AL, Souza M. Institucionalização de crianças: leituras sobre a produção da exclusão infantil, da instituição de acolhimento e da prática de atendimento. Rev Mal-Estar Subj (Fortaleza) [Internet]. 2010 Sep [cited 2016 Oct 31]; 10(3):809-33. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v10n3/06.pdf

26 Guedes CF, Scarcelli IR. Acolhimento institucional na assistência à infância: o cotidiano em questão. Psicol Soc [Internet]. 2014; [cited 2016 Oct 31]; 26(n.spe):58-67. Available from: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v26nspe/07.pdf

27 Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (BR) . Conselho Nacional de Assistência Social - CNSS. Orientações Técnicas: serviços de acolhimento para crianças e adolescentes [Internet]. Brasília (DF): Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente; 2009 [cited 2016 Jan 10]. Available from: http://www.mds.gov.br/cnas/noticias/orientacoes_tecnicas_final_pdf

28 Goulart JS, Paludo SS. Apadrinhamento Afetivo: Construindo Laços de Afeto e Proteção. Psico (Porto Alegre). 2014 Jan/Mar;45(1):35-44. Available from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12439
 


Submetido em:
28/06/2018

Aceito em:
27/12/2018

681df8e2a95395793875b086 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections