Creative and sensitive production of care-educational technology for families of children with gastrostomya
Producción sensible y creativa de tecnología cuidativo-educativa para familias de niños con gastrostomía
Produção sensível e criativa de tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia
Ana Caroline Silva Caldas; Rosilda Silva Dias; Santana de Maria Alves de Sousa; Elizabeth Teixeira
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Descrever o processo de produção de uma tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia a partir dos modelos de Hildegard Peplau e de Paulo Freire.
Método: Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada entre outubro de 2016 a fevereiro de 2017 em três unidades de saúde e uma unidade domiciliar em São Luís, MA, Brasil. Participaram 13 familiares. Utilizou-se do método criativo sensível à dinâmica corpo saber, a entrevista semiestruturada e observação. A análise foi temática.
Resultados: Das situações-problema que emergiram do corpus, foram construídos os conteúdos da tecnologia, com descodificação em subtemas. Tecnologia do tipo impressa (cartilha), intitulada A criança e sua gastrostomia: um guia para famílias e cuidadores. Contém 24 páginas e nove tópicos de conteúdo, com textos e imagens.
Conclusão: Emergiram evidências sociais que favorecem a produção de uma tecnologia sensível à realidade, que após validação, ajudará as famílias.
Implicações para a prática: A cartilha poderá ser utilizada nas atividades assistenciais e de ensino.
Palavras-chave
References
1 Moreira MCN, Gomes R, Sá MRC. Doenças crônicas em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2014; [cited 2017 Apr 10]; 19(7):2083-94. Available from:
2 Pinto MB, Soares CCD, Santos NCCB, Pimenta EAG, Reichert APS, Collet N. Perception of mothers about the school inclusion of children with chronic disease. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017; [cited 2017 May 10]; 11(3):1200-6. Available from:
3 Organização Mundial da Saúde - OMS. Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação: relatório mundial. Brasília (DF): Organização Mundial da Saúde; 2003.
4 Goltrand F, Sulivan PB. Gastrostomy tube feeding: when to start, what to feed and how to stop. Eur J Clin Nutr [Internet]. 2010 May; [cited 2017 May 15]; 64 Suppl 1:S17-21. Available from:
5 Pereira F. A gastrostomia endoscópica na nutrição entérica da criança. J Port Gastrenterol [Internet]. 2011 Nov; [cited 2017 Apr 15]; 18(6):268-9. Available from:
6 Baker L, Beres AL, Baird R. A systematic review and meta-analysis of gastrostomy insertion techniques in children. J Pediatr Surg [Internet]. 2015 May; [cited 2016 Mar 3]; 50(5):718-25. Available from:
7 Crowley JJ, Hogan MJ, Towbin RB, Saad WE, Baskin KM, Marie Cahill A, et al.; Society of Interventional Radiology Standards of Practice Committee; Society for Pediatric Radiology Interventional Radiology Committee. Quality improvement guidelines for pediatric gastrostomy and gastrojejunostomy tube placement. J Vasc Interv Radiol [Internet]. 2014 Dec; [cited 2015 Oct 22]; 25(12):1983-91. Available from:
8 Sumritsopak R, Treepongkaruna S, Butsriphum N, Tanpowpong P. Percutaneous Endoscopic Gastrostomy in Children: Caregivers' Perspectives. J Pediatr Nurs [Internet]. 2015 Jul/Aug; [cited 2017 Apr 15]; 30(4):e3-7. Available from:
9 Guerreiro S, Angelo M. Impacto del estoma enteral em el niño y la família. Av Enferm [Internet]. 2010; [cited 2017 Apr 18]; 28(no.espe):99-108. Available from:
10 Mahant S, Jovcevska V, Cohen E. Decision-making around gastrostomy-feeding in children with neurologic disabilities. Pediatrics [Internet]. 2011 Jun; [cited 2017 Mar 18]; 127(6):e1471-81. Available from:
11 Vilar AMA, Andrade M, Alves MRS. Alta de crianças com estoma: uma revisão integrativa da literatura. Rev Enferm Refer [Internet]. 2013 Jul; [cited 2017 Mar 18]; 10:145-52. Available from: Available from:
12 Okido ACC, Zago MMF, Lima RAG. O cuidado do filho dependente de tecnologia e suas relações com os sistemas de cuidados em saúde. Rev Latino Am Enferm [Internet]. 2015 Mar/Apr; [cited 2017 May 25]; 23(2):291-8. Available from:
13 Salbego C, Nietsche EA, Teixeira E, Böck A, Cassenote LG. Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito em desenvolvimento. In: Teixeira E, org. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Porto Alegre: Moriá; 2017. p. 31-50.
14 Aredes NDA, Dias DMV, Fonseca LMM, Campbell SH, Martins JCA, Rodrigues MA. E-baby integridade da pele: inovação tecnológica no ensino de enfermagem neonatal baseado em evidências. Esc Anna Nery [Internet]. 2018; [cited 2018 Sep 14]; 22(3):e20170424. Available from:
15 Cordeiro LI, Lopes TO, Lira LEA, Feitoza SMS, Bessa MEP, Pereira MLD, et al. Validation of educational booklet for HIV/Aids prevention in older adults. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017; [cited 2018 Sep 14]; 70(4):775-82. Available from:
16 Dalmolin A, Girardon-Perlini NMO, Coppetti LC, Rossato GC, Gomes JS, Silva MEN. Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2016; [cited 2018 Sep 14]; 37(no.espe):e68373. Available from:
17 Ilha S, Santos SSC, Backes DS, Barros EJL, Pelzer MT, Oliveira AMN. (Geronto) Tecnologia cuidativo-educacional na doença de Alzheimer e no apoio ao idoso/família: perspectiva dos docentes e discentes. Esc Anna Nery [Internet]. 2017; [cited 2018 Sep 14]; 21(2):e20170039. Available from:
18 Peplau HE. Interpersonal relations in nursing: a conceptual frame of reference for psycodynamic nursing. Basingstoke: Palgrave Macmillan; 2002.
19 Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2014.
20 Cabral IE. O método criativo e sensível: alternativa de pesquisa em enfermagem. In: Gauthier JHM, Cabral IE, Santos I, Tavares CMM, orgs. Pesquisa em enfermagem: novas metodologias aplicadas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1998. p. 177-208.
21 Jewish General Hospital - JGH. How to Create Effective Written Patient Learning Materials. [Internet]. 2008 [cited 2017 Mar 18]. Available from:
22 Souza LCSL, Nitschke RG, Souza AIJ. O cuidado de Enfermagem no hospital na percepção das famílias: desafios e perspectivas para a profissão. In: Elsen I, Souza AIJ, Marcon SS, orgs. Enfermagem à família: dimensões e perspectivas. Maringá: Eduem; 2011. p. 97-114.
23 Geense WW, van Gaal BGI, Knoll JL, Cornelissen EAM, van Achterberg T. The support needs of parentes having a child with a chronic kidney disease: a focus group study. Child Care Health Dev [Internet]. 2017 Nov; [cited 2018 Jan 21]; 43(6):831-8. Available from:
24 Kirk L, Shelley A, Battles M, Latty C. Educating parentes on gastrostomy devices: necessary components to achieve success. J Pediatr Nurs [Internet]. 2014 Sep/Oct; [cited 2017 Apr 20]; 29(5):457-65. Available from:
25 Lima MF, Paulo LF, Higarashi IH. Crianças dependentes de tecnologia: o significado do cuidado domiciliar. Online Braz J Nurs [Internet]. 2015; [cited 2017 Apr 10]; 14(2):1066-73. Available from:
26 Peplau HE. Relaciones interpersonales en enfermería: Un marco de referencia conceptual para la enfermeira psicodinâmica. Barcelona: Ediciones Científicas y Técnicas; 1993.
27 Funai A, Silva Filho C, Maestri E, Martini JG. Saberes necessários à prática educativa: ensinar é uma especificidade humana. In: Prado ML, Reibnitz KS. Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis: NFR/UFSC; 2016. [Internet]. [cited 2016 Oct 14] p. 99-116. Available from:
Submitted date:
07/23/2018
Accepted date:
11/20/2018