Problem-Based Learning in Teaching of Thanatology in Undergraduate Nursing Program
Aprendizaje basado en problemas en la enseñanza de la Tanatología en el curso de graduación en enfermería
Aprendizagem baseada em problemas no ensino da Tanatologia, no curso de graduação em Enfermagem
Cynthia Lima Sampaio; Maria Fabiana de Sena Neri; Michell Ângelo Marques Araújo; Joselany Áfio Caetano; Suzana Mara Cordeiro Eloia; Ângela Maria Alves e Souza
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivos: Relatar uma experiência metodológica de aprendizagem, baseada em problemas, na disciplina de Tanatologia.
Método: Relato de experiência de docentes do curso de bacharelado em Enfermagem, ao utilizar situações-problema influenciadas pela metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas.
Resultados: A elaboração de três situações-problema ampliou o desenvolvimento do processo formativo em Tanatologia, favoreceu reflexões no decorrer da disciplina e aproximou a teoria de situações reais vivenciadas pelos alunos envolvidos.
Conclusões e implicações para a prática: Considera-se estratégia viável e de baixo custo promover o empoderamento quanto às questões sobre morte e morrer. Além disso, os alunos se avaliaram como agentes reflexivos e construtores do próprio crescimento pessoal e profissional.
Palavras-chave
References
1 Waterkemper R, Prado ML. Estratégias de ensino-aprendizagem em cursos de graduação em Enfermagem. Av Enferm [Internet]. 2011; [cited 2018 May 2]; 29(2):234-46. Available from:
2 Santos MA, Hormanez M. The attitude among nursing professionals and students when facing death: a review of the scientific literature of the last decade. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013; [cited 2017 Sep 11]; 18(9):2757-68. Available from:
3 Bandeira D, Cogo SB, Hildebrandt LM, Badke MR. Death and dying in the formation process of nurses from the perspective of nursing professors. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 Sep 11]; 23(2):400-7. Available from:
4 Nia HS, Lehto RH, Ebadi A, Peyrovi H. Death Anxiety among Nurses and Health Care Professionals: A Review Article. Int J Community Based Nurs Midwifery [Internet]. 2016 Jan; [cited 2017 Sep 10]; 4(1):2-10. Available from:
5 Vacek JE. Using a conceptual approach with concept mapping to promote critical thinking. J Nurs Educ [Internet]. 2009 Jan; 48(1):45-8. Available from:
6 Moreira MADM, Lustosa AM, Dutra F, Barros EO, Batista JBV, Duarte MCS. Políticas públicas de humanização: revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2015; [cited 2018 Mar 4]; 20(10):3231-42. Available from:
7 Lima R, Borsatto AZ, Vaz DC, Pires ACF, Cypriano VP, Ferreira MA. A morte e o processo de morrer: ainda é preciso conversar sobre isso. Rev Min Enferm [Internet]. 2017; [cited 2018 Apr 1]; 21:e-1040. Available from:
8 Barrows HS. Problem Based Learning Initiative. Springfield: Southern Illinois University School of Medicine [Internet]. 2017; [cited 2017 Sep 26]. Available from:
9 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde; Escola Nacional de Saúde Pública (Brasil). Curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde. Situações problema: especializando. Brasília (DF): Ministério da Saúde/FIOCRUZ; 2008. 43 p.
10 Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Charles Maguerez Arc: reflecting methodology strategies on active training for health professionals. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 Jan/Mar; [cited 2017 Oct 15]; 16(1):172-7. Available from:
11 Cogo ALP, Dal Pai D, Aliti GB, Hoefel HK, Azzolin KO, Busin L, et al. Case studies and role play: learning strategies in nursing. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016; [cited 2017 Nov 6]; 69(6):1163-7. Available from:
12 Kloh D, Lima MM, Reibnitz KS. Compromisso ético-social na proposta pedagógica da formação em enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 Oct 6]; 23(2):484-91. Available from:
Submitted date:
03/07/2018
Accepted date:
03/04/2018