Macro and micropolitics recontextualization of an integrated curriculum: experienced itinerary in nursing undergraduatea
Nueva contextualización macro y micropolitica del currículo integrado: los caminos experimentados en un curso de enfermeira
Recontextualização macro e micropolítica do currículo integrado: percursos experimentados em um curso de enfermagema
Elaine Cristina Dias Franco; Amanda Nathale Soares; Maria Flávia Gazzinelli
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Analisar o processo de recontextualização do currículo integrado de um Curso de Graduação em Enfermagem.
Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso único, desenvolvido por meio de análise documental, observação sistemática e entrevista semiestruturada com nove docentes. Análise dos dados pela Análise Crítica do Discurso.
Resultados: O processo de recontextualização do currículo integrado nos contextos do Ciclo de Políticas revela que, no Contexto da Influência e da Produção Textual, o currículo é resultado de uma bricolagem de políticas educacionais, políticas de saúde e experiências de outras instituições.
Conclusão: Fragilidades relacionadas à organização da estrutura modular e à pouca aproximação do docente com o Contexto da Produção Textual do currículo, associadas à formação e à experiência docente, favorecem a recontextualização da proposta curricular quando é traduzida para o Contexto da Prática. É necessário instituir estratégias que integrem a formação docente aos seus cotidianos nas políticas curriculares.
Palavras-chave
References
1 Pereira EMA, Heinzle MRS, Pinto MM. Internacionalização na educação superior e mobilidade estudantil: o vai e vem de jovens acadêmicos. Rev Esp Pedag [Internet]. 2017 Jan/Apr;24(1):35-49. Available from:
2 Pereira EMA. Pedagogia universitária para novas clientelas estudantis. Rev Argentina Educ Superior [Internet]. 2017;9(14):113-29. Available from:
3 Unesco. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. World Conference on Higher Education: the new dynamics of higher education and research for societal change and development. Paris: Unesco; 2009. [cited 2015 Dec 10] Available from:
4 Siqueira-Batista R, Gomes AP, Albuquerque VS, Cavalcanti FOL, Cotta RMM. Education and competences for the Brazilian Unified Health System (SUS): is it possible to find alternatives to the logic of late capitalism? Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013 Jan;18(1):159-70. Available from:
5 Cruz E, Costa FA. Revisitando o(s) sentidos para a Integração Curricular. Rev e-Curricul [Internet]. 2015 Apr/Jun;13(2):193-213. Available from:
6 Santomé JT. Globalizacion e interdisciplinariedad: el curriculum integrado. Madrid: Ediciones Morata; 2012.
7 Rodrigues J, Zagonel IPS, Mantovani MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2007;11(2):313-7. Available from:
8 Oliveira IC, Cutolo LRA. Health Science Students' Views on Comprehensiveness. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2015 Apr/Jun;39(2):208-17. Available from:
9 Teixeira E, Fernandes JD, Andrade AC, Silva KL, Rocha MEMO, Lima RJO. Overview of Nursing Graduation courses in Brazil in the National Curriculum Guidelines decade. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013 Sep;66(no.spe):102-10. Available from:
10 Ministério da Educação e Cultura (BR). Conselho Nacional de Educação Brasil. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 03 de 07 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF): Diário Oficial da União; 2001.
11 Fernandes JD, Rebouças LC. A decade of National Curriculum Guidelines for Graduation in Nursing: advances and challenges. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013 Sep;(no.spe):66:95-101. Available from:
12 Soriano ECI, Peres CRFB, Marin MJS, Tonhom SFR. Os cursos de enfermagem frente às diretrizes curriculares nacionais: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2015 Apr;9(Suppl. 3):7702-9. Available from:
13 Chaves SE. Macropolitical and micropolitical movements in the undergraduate teaching on nursing. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014 Apr/Jun;18(49):325-36. Available from:
14 Varela DSS, Carvalho MMB, Barbosa MUF, Silva IZF, Gadelha RRM, Machado MFAS. Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS. Rev Bra Educ Saúde [Internet]. 2016 Jul/Sep;6(3):39-43. Available from:
15 Kloh D, Reibnitz KS, Lima MM, Correa AB. Changes in nurses training under the axis of comprehensive care: integrative review. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2014 Jan;9(Suppl.1):475-83. Available from:
16 Galindo MB, Goldenberg P. Interdisciplinaridade na Graduação em Enfermagem: um processo em construção. Rev Bras Enferm [Internet]. 2008;61(1):18-23. Available from:
17 Teófilo TJS, Santos NLP, Baduy RS. Betting on change in medical education: trajectories of a medical school. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Jan/Mar;21(60):177-88. Available from:
18 Garanhani ML, Vannuchi MTO, Pinto AC, Simões TR, Guariente MHDM. Integrated Nursing Curriculum in Brazil: A 13-Year Experience. Creative Education [Internet]. 2013;4(12):66-74. Available from:
19 Heinsle MRS, Bagnato MHS. Recontextualização do currículo integrado na formação médica. Pró-Posições [Internet]. 2015 Sep/Dec; [cited 2016 May 10]; 26(3):225-38. Available from:
20 Pierotti I, Pinto AC, Moraes FR, Garanhani ML. Currículo integrado de Enfermagem: distribuição e avaliação do tema transversal ser humano. Rev Espaço Saúde [Internet]. 2014;15(Suppl 1):175-84. Available from:
21 Ball SJ, Bowe R, Gold A. Reforming Education & Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. London: Routledge; 1992.
22 Bagnato MHS. Recontextualização curricular no ensino de Enfermagem. Curr Front [Internet]. 2012 Sep/Dec;12(3):173-89. Available from:
23 Bernstein B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes; 1996.
24 Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman; 2015.
25 Fairclough N. Discurso e Mudança Social. Trad/Org. Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília; 2016.
26 Ide CAC, Arantes SL, Mendonça MK, Silva VR, Del Corona ARP. Avaliação da implantação do currículo integrado no programa de graduação em enfermagem. Acta Paul Enferm [Internet]. 2014;27(4):340-7. Available from:
27 Pereira WR, Chaouchar SH. Identificação de novas práticas pedagógicas na percepção dos docentes de um curso de enfermagem. Ciênc Cuid Saúde. [Internet]. 2010 [cited 2016 May 10]; 9(1):99-106. Available from:
28 Alves E, Burgatti JC, Oliveira MAC. Um olhar hermenêutico-dialético sobre alterações curriculares de um curso graduação de Enfermagem. Invest Qualitat Saúde [Internet]. 2014;2:23-6. Available from:
29 Franco ECD, Soares AN, Bethony MFG. Currículo integrado no ensino superior em Enfermagem: o que dizem os enfermeiros docentes. Enferm Foco [Internet]. 2016;7(1):33-6. Available from:
30 Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Teachers'knowledge about teaching-learning process and its importance for professional education in health. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Jan; [cited 2017 Feb 10]; 20(57):437-48. Available from:
31 Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DK. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 May/Aug; [cited 2017 Jan 10]; 14(2):473-86. Available from:
32 Vieira JE, Tamousauskas MRG. Evaluation of Faculty Resistance to Proposals for Renovation in Undergraduate Medical Curriculum. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2013; [cited 2017 Feb 3]; 37(1):32-8. Available from:
33 Sacristan JG. Aproximação ao conceito de currículo. In: Sacristan JG, eds. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed; 2017.
34 Bethony MFG, Souza V, Soares AN, Franco ECD, Souza RS, Oliveira VAC. Nursing curriculum evaluation: crossing into the educational Project. REME Rev Min Enferm [Internet]. 2016; [cited 2017 Mar 10]; 20:e962. Available from:
Submitted date:
02/20/2018
Accepted date:
05/29/2018