Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0028
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Pesquisa

Continuing Health Education in elderly care: difficulties and facilitators of the Family Health Support Center*

Educación Permanente en Salud en la atención al anciano: dificultades y facilidades del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia

Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso: dificuldades e facilidades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Iara Sescon Nogueira; Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Downloads: 0
Views: 1

Abstract

Objectives: To analyze the difficulties and facilitators of Continuing Health Education developed by the Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF - Family Health Support Centers) in elderly care.

Method: A qualitative and exploratory-descriptive study was developed with 46 NASF professionals. Data were obtained with the Focus Group technique and analyzed with basic lexicography using the IRaMuTeQ® software, through Word Clouds. The theoretical-analytical framework adopted was Freire's Dialogical Theory.

Results: The difficulties of Continuing Health Education in elderly care were experienced more frequently than facilitators, which were associated with lack of support, instruments and resources.

Conclusion and implications for practice: Portraying Continuing Health Education can contribute to the reflection, planning and evaluation of educational practices and elderly care practiced by the NASF.

Keywords

Primary Health Care; Continuing Education; Elderly Care; Public Health Policies

Resumen

Objetivos: Analizar dificultades y facilidades de la Educación Permanente en Salud desarrollada por el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia en atención al anciano.

Método: Estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, desarrollado con 46 profesionales del Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia. Los datos fueron obtenidos por la técnica de Grupo Focal y analizados por lexicografía básica utilizando el software IRaMuTeQ®, por medio de Nube de Palabras. El referencial teórico-analítico adoptado fue la Teoría Dialógica de Freire.

Resultados: Las dificultades son más vivenciadas que las facilidades; se relacionó la falta o ausencia de apoyo, herramientas y subsidios.

Conclusión e implicaciones para la práctica: Retratar el universo de la Educación Permanente en Salud podrá contribuir en los movimientos de reflexión, planificación y evaluación de las prácticas educativas y asistenciales de salud del anciano en el Núcleo de Apoyo a la Salud de la Familia.

Palabras clave

Atención Primaria de Salud; Educación Continuada; Salud del Anciano; Políticas Públicas de Salud  

Resumo

Objetivos: Analisar as dificuldades e facilidades da Educação Permanente em Saúde desenvolvida pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família na atenção ao idoso.

Método: Estudo qualitativo e exploratório-descritivo, desenvolvido com 46 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Os dados foram obtidos pela técnica de Grupo Focal e analisados por lexicografia básica utilizando o software IRaMuTeQ®, por meio da Nuvem de Palavras. O referencial teórico-analítico adotado foi a Teoria Dialógica de Freire.

Resultados: As dificuldades de Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso são mais vivenciadas do que as facilidades, e relacionou-se a falta ou ausência de apoio, ferramentas e subsídios.

Conclusão e implicações para a prática: Retratar o universo da Educação Permanente em Saúde poderá contribuir com os movimentos de reflexão, planejamento e avaliação das práticas educativas e assistenciais acerca da saúde do idoso, praticadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde; Educação Continuada; Saúde do Idoso; Políticas Públicas de Saúde

Referências

1 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2014.

2 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009.

3 Mishima SM, Aiub AC, Rigato AFG, Fortuna CM, Matumoto S, Ogata MN, et al. Managers' perspective on continuous health education in a region of São Paulo State. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015; 49(4):665-73. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342015000400665&script=sci_abstract

4 Andrade RS, Caldas LBSN, Falcão MLP, Goes PSA. Processo de Trabalho em Unidade de Saúde da Família e a Educação Permanente. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016; 14(2):505-21. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016005002101&script=sci_abstract&tlng=pt

5 Santos S, Tonhom SFR, Komatsu RS. Integralidade do cuidado ao idoso na Estratégia Saúde da Família-ESF. CIAIQ2016 [Internet]. 2016; 2:1292-301. Available from: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/886/870

6 Bonfim IG, Bastos ENE, Góis CWL, Tófoli LF. Apoio matricial em saúde mental na atenção primária à saúde: uma análise da produção científica e documental. Interface (Botucatu) [Internet]. 2013 Jan; 17(45):287-300. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832013005000012&lng=pt&nrm=iso

7 Barros TB, Maia ER, Pagliuca LMF. Facilidades e dificuldades na assistência ao idoso na estratégia de saúde da família. Rev Rene [Internet]. 2011 Oct/Dec; 12(4):732-41. Available from: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-682322?lang=fr

8 Oliveira AMS, Menezes TMO. A enfermeira no cuidado ao idoso na estratégia saúde da família: sentidos do vivido. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014 Jul/Aug; 22(4):513-8. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/15373/11628

9 Freire P. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra; 2011.

10 Freire P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 48ª ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra; 2014.

11 Viana DM, Nogueira CA, Araújo RS, Vieira RM, Rennó HMS, Oliveira VC. A educação permanente em saúde na perspectiva do enfermeiro na estratégia de saúde da família. Rev Enferm Cent Oeste Min [Internet]. 2015 May/Aug; 5(2):1658-68. Available from: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/470/868

12 Backes DS, Colomé JS, Erdmann RH, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. Mundo Saúde [Internet]. 2011; 35(4):438-42. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf

13 Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas Psicol [Internet]. 2013; 21(2):513-8. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016

14 Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução Nº 466, de dezembro de 2012. Dispõe de Normas Técnicas envolvendo seres humanos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2012.

15 Oliveira SRG, Wendhausen ALP. (Re)significando a educação em saúde: dificuldades e possibilidades da Estratégia Saúde da Família. Trab Educ Saúde [Internet]. 2014; 12(1):129-47. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462014000100008&script=sci_abstract&tlng=pt

16 Gigante RL, Campos GWS. Política de formação e educação permanente em saúde no brasil: bases legais e referências teóricas. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016; 14(3):747-63. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016000300747&script=sci_abstract&tlng=pt

17 Lima SAV, Albuquerque PC, Wenceslau LD. Educação permanente em saúde segundo os profissionais da gestão de Recife, Pernambuco. Trab Educ Saúde [Internet]. 2014; 12(2):425-41. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462014000200012&script=sci_abstract&tlng=pt

18 Mendonça FTNF, Santos AS, Buso ALZ, Malaquias BSS. Health education with older adults: action research with primary care professionals. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017; 70(4):792-9. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672017000400792&script=sci_abstract

19 Barbosa VBA, Ferreira MLSM, Barbosa PMK. Educação permanente em saúde: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2012 Mar; 33(1):56-63. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472012000100008

20 Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Oficinas do APSUS. Saúde do Idoso na Atenção Primária à Saúde. Oficina 9. Saúde do Idoso. O APSUS Saúde do Idoso na Atenção Primária à Saúde. Paraná: Secretário de Estado da Saúde; 2014.

21 Miccas FL, Batista SHSS. Permanent education in health: a review. Revista de Saúde Pública [Internet]. 2014; 48(1):170-85. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v48n1/en_0034-8910-rsp-48-01-0170.pdf

22 Mekaro KS, Ogata MN, França Y. Concepções das práticas educativas dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2014 Oct/Dec; 13(4):749-55. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/21942
 


Submetido em:
05/02/2018

Aceito em:
19/04/2018

68238dfda95395319236fbf6 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections