Active methodologies as strategies to develop education in values in nursing graduation
Las metodologías activas como estrategias para desarrollar la educación en valores en la graduación de enfermería
As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem
Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha Marques
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Refletir sobre como as metodologias ativas de ensino-aprendizado são importantes estratégias para os professores trabalharem a educação em valores na graduação em enfermagem.
Método: Trata-se de uma reflexão e, para tal, utilizaram-se como referencial teórico as produções do Grupo de Pesquisa de Educação Moral da Universidade de Barcelona (Espanha).
Resultados: As metodologias ativas contribuem para criar condições que potencializem a sensibilidade moral, situações que permitam a vivência de conflitos morais, estimulando o diálogo e cenários que proporcionem o reconhecimento da diferença, favorecendo a construção de consensos. Há inúmeras estratégias de metodologias ativas que contribuem para a formação moral do indivíduo, mas este artigo focará as principais formas: aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a metodologia da problematização.
Considerações finais e implicações para a prática: Torna-se indispensável transformar as fundamentações teóricas sobre educação em valores em práticas pedagógicas viáveis para a sua implementação nos currículos de enfermagem.
Palavras-chave
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Submitted date:
02/10/2018
Accepted date:
06/01/2018