Metacognition as an educational technology in self-care learning: the case of prevention of post-surgical lymphedema of breast cancera
Metacognición como tecnología educativa en el aprendizaje del autocuidado: el caso de la prevención del linfedema post quirúrgico de cáncer de mama
Metacognição como tecnologia educacional na aprendizagem do autocuidado: o caso da prevenção do linfedema pós-cirúrgico de câncer de mama
Márcia Regina de Assis; Pedro Henrique Maraglia; Marcos Antônio Gomes Brandão; Mauricio Abreu Pinto Peixoto
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Introduzir a metacognição como uma tecnologia educacional para aprender o autocuidado. Para atingir esse objetivo, discute-se a prevenção do linfedema após cirurgia de câncer de mama.
Método: Artigo de reflexão baseado no raciocínio filosófico e teórico, em adição de evidências empíricas para apoiar o uso da metacognição para o autocuidado. Afirma que o uso de recursos metacognitivos como tecnologia educacional pode promover um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, estimula o pensamento crítico e reflexivo, aumentando a tomada de decisão consciente e autônoma.
Resultados: As características da metacognição e do autocuidado se interpenetram. Além disso, a metacognição tem sido benéfica em outros transtornos e doenças.
Considerações finais/implicações para a prática: Concluiu-se que a abordagem metacognitiva, como tecnologia, abre amplas possibilidades para a enfermagem em suas ações de ensino-aprendizagem para o autocuidado, tornando-as mais efetivas, resultando no empoderamento das mulheres, especificamente permitindo uma decisão das clientes, tornando o processo mais consciente, deliberado e autônomo.
Palavras-chave
Referencias
1 Ministério da Saúde (BR). Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2016. Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro (RJ): INCA; 2017 [Internet]. Available from:
2 Panobianco MS, Mamede MV, Almeida AM, Clapis MJ, Ferreira CB. Experiência de mulheres com linfedema pós-mastectomia: significado do sofrimento vivido. Psicol Estud [Internet]. 2008 Oct/Dec; [cited 2017 Nov 15]; 13(4):807-16. Available from:
3 Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas; 2000.
4 Peixoto MAP, Brandão MAG, Santos G. Metacognição e tecnologia educacional simbólica. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2007 Jan/Apr; [cited 2017 Nov 15]; 31(1):67-80. Available from:
5 Neves DAB. Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Perspect Ciênc Inf [Internet]. 2007 Sep/Dec; [cited 2017 Nov 22]; 12(3):116-28. Available from:
6 Ribeiro C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicol Reflex Crit [Internet]. 2003; [cited 2017 Nov 28]; 16(1):109-16. Available from:
7 Wilkinson A, Whitehead L. Evolution of the concept of self-care and implications for nurses: A literature review. Int J Nurs Stud [Internet]. 2009 Aug; [cited 2017 Dec 12]; 46(8):1143-7. Available from:
8 Richard AA, Shea K. Delineation of Self-Care and Associated Concepts. J Nurs Scholarsh [Internet]. 2011 Sep; [cited 2017 Dec 12]; 43(3):255-64. Available from:
9 Bub MBC, Medrano C, Silva CD, Wink S, Liss PE, Santos EKA. A noção de cuidado de si mesmo e o conceito de autocuidado na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2006; [cited 2017 Dec 14]; 15(n.spe):152-7. Available from:
10 Høy B, Wagner L, Hall EOC. Self-care as a health resource of elders: an integrative review of the concept. Scand J Caring Sci [Internet]. 2007 Sep; [cited 2017 Dec 5]; 21(4):456-66. Available from:
11 Ministério da Saúde (BR). Portal da Saúde. Autocuidado. [Internet]; 2017. Available from:
12 Wilson PM, Kendall S, Brooks F. The Expert Patients Programme: a paradox of patient empowerment and medical dominance. Health Soc Care Community [Internet]. 2007 Sep; [cited 2017 Dec 5]; 15(5):426-38. Available from:
13 Orem DE. Nursing: Concepts of Practice. St Louis (MO): C. V. Mosby; 1991.
14 Douglass J, Graves P, Gordon S. Self-Care for Management of Secondary Lymphedema: A Systematic Review. PLoS Negl Trop Dis [Internet]. 2016 Jun; [cited 2017 Dec 7]; 10(6):1-21. Available from:
15 Brown JC, Cheville AL, Tchou JC, Harris SR, Schmitz KH. Prescription and adherence to lymphedema self-care modalities among women with breast cancer-related lymphedema. Support Care Cancer [Internet]. 2014 Jan; [cited 2017 Dec 7]; 22(1):135-43. Available from:
16 Ridner SH, Dietrich MS, Kidd N. Breast cancer treatment-related lymphedema self-care: Education, practices, symptoms, and quality of life. Support Care Cancer [Internet] 2011 Mai. [cited 2017 Dec 7]; 19(5):631-7. Available from:
17 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2013.
18 Ridner SH. Pretreatment lymphedema education and identified educational resources in breast cancer patients. Patient Educ Couns [Internet]. 2006 Apr; [cited 2017 Dec 15]; 61(1):72-9. Available from:
19 Flavell JH. Metacognition and cognition monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. Am Psychol [Internet]. 1979 Out; 34(10):906-11. Available from:
20 Efklides A. Metacognition: defining its facets and levels of functioning in relation to self- regulation and co-regulation. Eur Psychol [Internet]. 2008; [cited 2017 Nov 18]; 13(3):277-87. Available from:
21 Jayanti A, Foden P, Brenchley P, Wearden A, Mitra S. The Burden of Cognitive Impairment in Patients With End-Stage Renal Disease and Impact on Dialysis Modality Choice. Kidney Int Rep [Internet]. 2016 Nov; [cited 2017 Dec 8]; 1(4):240-9. Available from:
22 Clark NM, Zimmerman BJ. A Social Cognitive View of Self-Regulated Learning About Health. Health Educ Behav [Internet]. 2014 Sep; [cited 2017 Dec 6]; 41(5):485-91. Available from:
23 Nelson T, Narens L. Why investigate Metacognition? In: Metcalfe J, Shimamura AP, editor. Metacognition. Knowing about knowing. Cambridge: MIT Press; 1996. p. 1-27.
24 Pöttgen J, Lau S, Penner I, Heesen C, Moritz S. Managing Neuropsychological Impairment in Multiple Sclerosis: Pilot Study on a Standardized Metacognitive Intervention. Int J MS Care [Internet]. 2015 May/Jun; [cited 2017 Dec 15]; 17(3):130-7. Available from:
25 Jelinek L, Moritz S, Hauschildt M. Patients' perspectives on treatment with Metacognitive Training for Depression (D-MCT): Results on acceptability. J Affect Disord [Internet] 2017 Out; [cited 2017 Dec 16]; 221:17-24. Available from:
26 Favrod J, Maire A, Bardy S, Pernier S, Bonsack C. Improving insight into delusions: A pilot study of metacognitive training for patients with schizophrenia. Journal of Advanced Nursing [Internet] 2011 Feb. [cited 2017 Dec 12]; 67(2):401-7. Available from:
27 Lovett MC. Teaching Metacognition. In: The Educause Learning Initiative Annual Meeting, 29 January 2008; New Orleans, LA, USA.
28 Deci EL. Por que fazemos o que fazemos: entendendo a automotivação. São Paulo: Editora Negócio.
29 Miller W, Rollnick S. Entrevista motivacional: preparando as pessoas para mudança de comportamentos aditivos. Porto Alegre: Artes Médicas; 2001.
Submitted date:
30/12/2017
Accepted date:
19/05/2018