Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching
Metodologías activas de aprendizaje: caminos posibles para la innovación en la enseñanza en salud
Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde
Kelly Dandara da Silva Macedo; Beatriz Suffer Acosta; Ethel Bastos da Silva; Neila Santini de Souza; Carmem Lúcia Colomé Beck; Karla Kristiane Dames da Silva
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Introdução: A qualificação docente sobre metodologias ativas de aprendizagem é potencial para a transformação de práticas.
Objetivo: Relatar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica problematizadora para o ensino superior em saúde.
Método: Trata-se de um relato de experiência realizado com a participação de docentes de uma universidade pública da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram implementadas junto aos docentes dos cursos de enfermagem, nutrição e biologia seis oficinas pedagógicas com base no Arco de Charles e Maguerez. Problematizou-se o uso de metodologias ativas no ensino em saúde e teorizaram-se os temas "avaliação, portfólio reflexivo e mapa conceitual".
Resultado: A problematização com o Arco de Charles e Maguerez facilitou a compreensão e a aplicabilidade das metodologias ativas.
Conclusão: Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica e atender às DCNs nesse cenário.
Palavras-chave
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Submetido em:
17/01/2018
Aceito em:
28/04/2018