Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Relato de Experiência

Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching

Metodologías activas de aprendizaje: caminos posibles para la innovación en la enseñanza en salud

Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde

Kelly Dandara da Silva Macedo; Beatriz Suffer Acosta; Ethel Bastos da Silva; Neila Santini de Souza; Carmem Lúcia Colomé Beck; Karla Kristiane Dames da Silva

Downloads: 0
Views: 4

Abstract

Introduction: Teaching qualification about active learning methodologies is a potential for the transformation of practices.

Aim: To report the experience of teachers in the discussion of active learning methodologies as a problematizing pedagogical strategy for higher education in health.

Method: This is an experience report with teachers from a public university in the northwestern region of the state of Rio Grande do Sul/Brazil. Six teaching workshops based on the Arch of Charles and Maguerez were implemented alongside the teachers of the nursing, nutrition and biology courses. The use of active methodologies in health teaching was problematic and the themes "evaluation, reflective portfolio and conceptual map" were theorized.

Result: The problematization with the Arch of Charles and Maguerez facilitated the understanding and the applicability of the active methodologies.

Conclusion: There are prospects for the inclusion of active learning methodologies in teachers' practice, which may become a pedagogical strategy and attend to DCNs in this scenario.

Keywords

Problem-Based Learning; Teaching; Education Higher; Nursing; Health Education

Resumen

Introducción: La cualificación docente sobre metodologías activas de aprendizaje es potencial para la transformación de prácticas.

Objeto: Relatar la experiencia de docentes en la discusión de metodologías activas de aprendizaje como estrategia pedagógica problematizadora para la enseñanza superior en salud.

Método: Se trata de un relato de experiencia realizado con docentes de una universidad pública de la región noroeste del estado de Rio Grande do Sul/Brasil. Se implementaron junto a los docentes de los cursos de enfermería, nutrición y biología seis talleres pedagógicos basados en el Arco de Carlos y Maguerez. Se planteó el uso de metodologías activas en la enseñanza en salud y se teorizó los temas "evaluación, cartera reflexiva y mapa conceptual".

Resultado: La problematización con el Arco de Charles y Maguerez facilitó la comprensión y la aplicabilidad de las metodologías activas.

Conclusión: Hay perspectivas de inclusión de metodologías activas de aprendizaje en la práctica de los docentes, pudiendo convertirse en estrategia pedagógica y atender a las DCNs en este escenario.

Palabras clave

Aprendizaje Basado en Problemas; Enseñanza; Educación Superior; Enfermería; Educación en Salud

Resumo

Introdução: A qualificação docente sobre metodologias ativas de aprendizagem é potencial para a transformação de práticas.

Objetivo: Relatar a experiência de docentes na discussão de metodologias ativas de aprendizagem como estratégia pedagógica problematizadora para o ensino superior em saúde.

Método: Trata-se de um relato de experiência realizado com a participação de docentes de uma universidade pública da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram implementadas junto aos docentes dos cursos de enfermagem, nutrição e biologia seis oficinas pedagógicas com base no Arco de Charles e Maguerez. Problematizou-se o uso de metodologias ativas no ensino em saúde e teorizaram-se os temas "avaliação, portfólio reflexivo e mapa conceitual".

Resultado: A problematização com o Arco de Charles e Maguerez facilitou a compreensão e a aplicabilidade das metodologias ativas.

Conclusão: Há perspectivas de inclusão de metodologias ativas de aprendizagem na prática dos docentes, podendo tornar-se estratégia pedagógica e atender às DCNs nesse cenário.

Palavras-chave

Aprendizagem Baseada em Problemas; Ensino; Educação Superior; Enfermagem; Educação em Saúde

Referências

1 Fujita JALM, Carmona EV, Shimo AKK, Mecena EH. Uso da metodologia da problematização com o Arco de Maguerez no ensino sobre brinquedo terapêutico. Rev Port Educação [Internet]. 2016 Jun; [cited 2017 Dec 10]; 29(1):229-58. Available from: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872016000100011&lng=pt&nrm=iso. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.5966

2 Berbel NAN. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina Ciênc Soc Hum [Internet]. 2011 Jan/Jun; [cited 2017 Dec 10]; 32(1):25-40. Available from: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326

3 Sobral FR, Campus CJG. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2012 Feb; [cited 2017 Dec 10]; 46(1):208-18. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100028&lng=en&nrm=iso

4 Farias PAM, Martin ALAR, Cristo CS. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Rev Bras Educ Méd [Internet]. 2015 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 10]; 39(1):143-50. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143&lng=en&nrm=iso

5 Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 Apr/Jun; [cited 2017 Dec 10]; 21(61):421-34. Available from: http:///www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832017000200421&lng=en&nrm=iso

6 Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. Using the theory of meaningful learning in nursing education. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 Jul/Aug; [cited 2017 Dec 10]; 68(4):713-22. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400713&lng=en&nrm=iso

7 Ausubel DP. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Boston: Kluwer Academic Publishers; 2000.

8 Freire P. Pedagogia do oprimido. 50ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

9 Ministério da Educação (BR). Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (DF): Diário Oficial da União; 2001.

10 Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a graduação em enfermagem: avanços e desafios. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013 Sep; [cited 2018 Mar 18]; 66(no.esp):95-101. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700013

11 Conterno SFR, Lopes RE. Pressupostos pedagógicos das atuais propostas de formação superior em saúde no Brasil: origens históricas e fundamentos teóricos. Avaliação (Campinas) [Internet]. 2016 Aug/Nov; [cited 2017 Dec 10]; 21(3):993-1016. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772016000300993&lng=en&nrm=iso

12 Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 Mar; [cited 2017 Dec 10]; 16(1):172-7. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000100023&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100023.I

13 Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL; 2012.

14 Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 22ª ed. Petrópolis: Vozes; 2001.

15 Freitas DA, Santos EMS, Lima LVS, Miranda LN, Vasconcelos EL, Nagliate PC. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016; [cited 2017 Dec 10]; 20(57):437-48. Available from: http://www.scielo.br/pdf/icse/v20n57/1807-5762-icse-1807-576220141177.pdf

16 Vieira MNCM, Panúncio-Pinto MP. A Metodologia da Problematização (MP) como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2015; [cited 2017 Dec 10]; 48(3):241-8. Available from: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104310

17 Mesquita SKC, Menezes RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de Enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016; [cited 2017 Dec 10]; 14(2):473-86. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462016000200473&script=sci_abstract&tlng=pt

18 Morin J. Mudando a educação com metodologias ativas. Formato E-Book. In: Souza CA, Morales OET, organizadores. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens (Mídias Contemporâneas, 2). Ponta Grossa: UEPG/PROEX; 2015. p. 15-33.

19 Costa GD, Cotta RMM. Aprender fazendo: representações sociais de estudantes da saúde sobre o portfólio reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014; [cited 2017 Dec 10]; 18(51):771-84. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000400771&script=sci_abstract&tlng=pt

20 Cotta MMR, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013; [cited 2017 Dec 10]; 18(6):1847-56. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232013000600035&script=sci_abstract&tlng=es

21 Cesário JB, Ribeiro MRR, Dias RBF, Rothebarth AP, Lima LPS. Portfólio Reflexivo como estratégia de avaliação formativa. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2016 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 10]; 3(1):356-64. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/14500/pdf_34

22 Silva LS, Cotta MMR, Costa GD, Campos AAO, Cotta RM, Silva LS, Cotta FM. Formação de profissionais críticos-reflexivos: o potencial das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliação na aprendizagem significativa. Rev CIDUI [Internet]. 2014; [cited 2017 Dec 10]; 2:1-16. Available from: http://www.cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/541/522

23 Pereira EG, So KNS, Ciosak SI, Otrenti E, Nichiata LYI. Portfólio no ensino em Saúde: contribuição a reflexão a partir de seu uso na disciplina de Enfermagem em Doenças Transmissíveis. ABCS Health Sci [Internet]. 2015; [cited 2017 Dec 10]; 40(3):329-32. Available from: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/816

24 Aguiar JG, Correia PRM. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Rev Bras Pesq Educ Ciênc [Internet]. 2013; [cited 2017 Dec 10]; 13(2):141-57. Available from: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2469

25 Carvalho DPSRP, Rego ALC, Ferreira KS, Silva SB, Vitor AF, Ferreira Júnior MA. Teoria da aprendizagem significativa como proposta para inovação no ensino de enfermagem: experiência dos estudantes. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 11]; 5(1):186-92. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/13210

26 Correia PRM, Aguiar JG, Viana AD, Cabral GC. Por Que Vale a Pena Usar Mapas Conceituais no Ensino Superior? Rev Grad USP [Internet]. 2016 Jul; [cited 2017 Dec 10]; 1(1):41-52. Available from: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4243194/mod_resource/content/1/2016%20USP%20mapaconceitual.pdf
 


Submetido em:
17/01/2018

Aceito em:
28/04/2018

68248f95a95395181c7d9bf0 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections