Socio-educational video debate technology for active aging promotion
Tecnología socioeducativa de videodebate para la cultura del envejecimiento active
Tecnologia socioeducacional de videodebate para o cultivo do envelhecimento ativo
Nathalie Porfírio Mendes; Nadia Pinheiro da Costa; Ana Cristina Viana Campos; Sandra Helena Isse Polaro; Lucia Hisako Takase Gonçalves
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Avaliar a pertinência e eficácia da tecnologia socioeducacional de videodebate como estratégia no cultivo do envelhecimento ativo.
Método: Pesquisa Convergente Assistencial realizada com dezesseis usuários idosos de uma Unidade Básica de Saúde de Belém, para implementar a tecnologia, selecionando-se vídeos encontrados no YouTube os quais foram apreciados e debatidos, buscando-se articular o enredo de cada vídeo com fatores determinantes do envelhecimento ativo, com princípios da educação permanente e com experiência de vida dos idosos participantes.
Resultados: Dos debates, emergiram categorias: "aprender a conhecer a si mesmo", "aprender a fazer diferente", "aprender a conviver com o outro", "aprender a ser melhor". O videodebate permitiu mudanças, entre outras, as comportamentais nos domínios nutrição e relacionamento, avaliadas pela escala de estilo de vida, pré/pós videodebate.
Conclusão: Essa tecnologia mostrou-se eficaz e pertinente porque permitiu aos idosos refletirem em grupo, compartilhando idéias, aprendendo juntos e construindo novas estratégias para o envelhecer ativo.
Palavras-chave
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Submitted date:
28/12/2017
Accepted date:
23/06/2018