Interfaces of violence with and nursing education: a possible and necessary dialogue
Interfaces de la violencia com la formación en enfermería: un diálogo possible y necessário
Interfaces da violência com a formação em enfermagem: um diálogo possível e necessário
Elisangela Argenta Zanatta; Thais Cristina Hermes; Jean Henrique Krüger; Peterson Luiz Duarte; Carine Vendruscolo
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Identificar o ideário e as práticas pedagógicas de educadores de cursos de graduação em enfermagem quanto à presença da violência durante o processo de formação.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, realizada com 19 educadores. Para a coleta de informações utilizou-se as Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo, estabelecendo sua aproximação com o referencial de Paulo Freire.
Resultados: A violência é, nas aulas teóricas e práticas, problematizada de forma elementar. O agir dos educadores é influenciado por suas experiências, porém com superficial reflexão crítica sobre a prática.
Conclusão: O estudo reitera a necessidade de investir na formação em enfermagem, sobretudo ao tratar de temas como a violência, envolvendo diálogo e atitudes pautadas na amorosidade, possibilitando vínculos afetivos e que todos sejam encorajados a se expressar.
Palavras-chave
Referencias
1 Fiske AP, Rai TS. Virtuous Violence: hurting and killing to create, sustain, end, and honor social relationships. Cambridge: Cambridge University Press; 2014.
2 Abranches CD, Assis SG, Pires TO. Violência psicológica e contexto familiar de adolescentes usuários de serviços ambulatoriais em um hospital pediátrico público terciário. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2013 Oct; [cited 2017 Nov 22]; 18(10):2995-3006. Available from:
3 Lima GHA, Sousa SMA. Violência psicológica no trabalho da enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 Oct; [cited 2017 Nov 15]; 68(5):817-23. Available from:
4 Modin TC, Cardoso TA, Jasen K, Konradt CE, Zaltron RF, Behenck MO, et al. Sexual violence, mooddisorder sand suicide risk: a population-based study. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2016 Mar; [citado 2017 Oct 25]; 21(3):853-60. Available from:
5 World Health Organization (WHO). Global status report on violence prevention 2014. Geneva: World Health Organization; 2014. [Internet]. [cited 2017 Nov 6]. Available from
6 Vieira EM, Hasse M. Perceptions of professionals in an intersectorial network about the assistance of women in situation of violence. Interface (Botucatu) [Internet]. 2017 Jan/Mar; [cited 2017 Oct 17]; 21(60):52-62. Available from:
7 Oliveira PS, Rodrigues VP, Morais RLGL, Machado JC. Assistência de profissionais de saúde à mulher em situação de violência sexual: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2016 May; [cited 2018 May 21]; 10(5):1828-39. Available from:
8 Iftikhar R, Tawfiq R, Barabie S. Interns' perceived abuse during their undergraduate training at King Abdul Aziz University. Adv Med Educ Pract [Internet]. 2014 May; [cited 2018 May 21]; 5:159-66. Available from:
9 Zanatta EA, Schneider AC, Kloh D, Vendruscolo C, Krüger JH, Hermes TC, et al. Violência no âmbito da formação em saúde: estudo bibliométrico. Rev Saúde UnG-Ser [Internet]. 2015; [cited 2017 Sep 2]; 9(3-4):81-92. Available from:
10 Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília (FD): Diário Oficial da União; 2001. [Internet]. [cited 2017 Oct 10]. Available from:
11 Freire P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 2012.
12 Freire P. Política e educação. 8ª ed. Indaiatuba: Villa das letras; 2007.
13 Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
14 Cabral IE. Uma abordagem criativo-sensível de pesquisar a família. In: Althoff CR, Elsen I, Nitschke RG, orgs. Pesquisando a família: olhares contemporâneos. Florianópolis (SC): Papa-livros; 2004. p. 127-39.
15 Soratto J, Pires DEP, Cabral IE, Lazzari DD, Witt RR, Sipriano CA. A creative and sensitive way to research. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 Nov/Dec; [cited 2017 Aug 10]; 67(6):994-9. Available from:
16 Motta MGC, Pedro ENR, Paula CC, Coelho DF, Ribeiro AC, Greff AP, et al. Experiences of adolescent with HIV/AIDS. Rev Min Enferm [Internet]. 2014 Jan/Mar; [cited 2017 Dec 06]; 18(1):181-7. Available from:
17 Bardin L. Análise de Conteúdo. 4ª ed. São Paulo: Edições 70; 2011.
18 Sarti C. A construção de figuras da violência: a vítima, a testemunha. Horiz Antropol [Internet]. 2014;20(42):77-105. Available from:
19 Freire P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro; 2001.
20 Mattos AR, Castro LR. Jovens e a liberdade: reflexões sobre autonomia, responsabilidade e independência. Psicol Soc [Internet]. 2016 Jan/Apr; [cited 2017 Jun 28]; 28(1):65-73. Available from:
21 Silva APAS, Pontes ERJC, Araújo OMR, Maggioni M, Barbieri AR, Togini JRF. Adolescente vítima de agressão: desequilíbrio nas necessidades humanas básicas. Rev Pesq Cuid Fundam [Internet]. 2013 Apr/Jun; [cited 2017 Nov 16]; 5(2):3749-56. Available from:
22 Policy Paper 17: School-related gender-based violence is preventing the achievement of quality education for all. Paris: EFA Global Monitoring Report; 2015. [Internet]. [cited 2018 May 19] Available from:
23 Sanjurjo L, Feltran G. Sobre lutos e lutas: violência de estado, humanidade e morte em dois contextos etnográficos. Ciênc Cult [Internet]. 2015 Apr/Jun; [cited 2017 Jul 10]; 67(2):40-5. Available from:
24 Ornellas MLS. Grito e silêncio: dois ecos que violam a escola. Estilos Clin [Internet]. 2012 Jun; [cited 2017 Oct 18]; 17(1):136-47. Available from:
25 Clark CM, Ahten SM, Macy R. Using Problem-Based Learning Using Problem-Based Learning Scenarios to Prepare Nursing Students to Address Incivility. Clin Simul Nurs [Internet]. 2013 Mar; [cited Nov 2017 17]; 9(3):75-83. Available from:
26 Rocha BD, Landerdahl MC, Cortes LF, Vieira LB, Padoin SMM. Violência contra as mulheres: percepção dos estudantes de enfermagem a respeito do enfoque na formação. Invest Educ Enferm [Internet]. 2015 May/Aug; [cited 2017 Aug 25]; 33(2):206-68. Available from:
27 Silva M, Silva AG, Diniz JE. O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira. Perspectiva [Internet]. 2015 May/Aug; [cited 2017 Dec 30]; 33(2):789-803. Available from:
28 Junges KS, Behrens MA. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Perspectiva [Internet]. 2015 Jan/Apr; [cited 2018 May 21]; 33(1):285-317. Available from:
Submitted date:
09/02/2018
Accepted date:
27/06/2018