Flipped Classroom in teaching nursing management: experience report
Flipped Classroom en la enseñanza de la gestión en enfermería: relato de experiencia
Flipped Classroom no ensino de gerenciamento em enfermagem: relato de experiência
Jouhanna do Carmo Menegaz; Geyse Aline Rodrigues Dias; Ricky Falcão Silva Trindade; Suzayne Naiara Leal; Nathalia Karym Araújo Martins
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Relatar a experiência do uso de dois métodos de Flipped Classroom na atividade curricular Organização dos Serviços de Saúde de um curso de graduação em enfermagem.
Método: Relato de experiência de ensino desenvolvida no segundo semestre de 2016 e no primeiro de 2017 por meio da introdução de Just in Time Teaching e Peer Instruction em três conteúdos programáticos.
Resultados: Os métodos flipped foram introduzidos em duas turmas. Na turma um foram introduzidos o Peer Instruction e o Just in Time Teaching, em aulas de alinhamento organizacional e processo administrativo, respectivamente. Na turma dois, apenas o Just in Time Teaching, em aulas de processo de trabalho e de processo administrativo.
Conclusão: Os estudantes tiveram dificuldade com a integração do estudo individual. Iniciativas isoladas de inserção podem dificultar o planejamento do professor e a estruturação pedagógica de abordagem do conteúdo.
Palavras-chave
Referências
1 Bengsten S, Barnett R. Confronting the Dark Side of Higher Education. J Philos Educ [Internet]. 2017; [cited 2016 Dec 5]; 51(1):114-31. Available from:
2 Lima MM, Reibnitz KS, Kloh D, Vendruscolo C, Corrêa AB. Diálogo: rede que entrelaça a relação pedagógica no ensino prático-reflexivo. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Jul/Aug; [cited 2016 Dec 5]; 69(4):654-61. Available from:
3 Guzmán-Valenzuela C, Barnett R. O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes. Educ Pesqui [Internet]. 2013; Oct/Dec; [cited 2016 Dec 5]; 39(4):891-906. Available from:
4 Hannafin MJ, Hill JR, Land SM, Lee E. Student-Centered, Open Learning Environments: Research, Theory, and Practice. In: Spector J, Merrill M, Elen J, Bishop M, eds. Handbook of Research on Educational Communications and Technology. New York (NY): Springer; 2014. p. 641-51. [cited 2016 Dec 5]. Available from:
5 Tucker B. The Flipped Classroom: Online instruction at home frees class time for learning. Educ Next [Internet]. 2012; [cited 2016 Dec 5]; 12(1):82-3. Available from:
6 Thai NT, De Wever B, Valcke M. The impact of a flipped classroom design on learning performance in higher education: Looking for the best "blend" of lectures and guiding questions with feedback. Comput Educ [Internet]. 2017 Apr; [cited 2016 Dec 5]; 107:113-26. Available from:
7 Schön DA. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed; 2000.
8 Gillispie V. Using the flipped classroom to bridge the gap to generation Y. Ochsner J [Internet]. 2016; [cited 2017 Oct 10]; 16(1):32-6. Available from:
9 EDUCAUSE Learning Initiative (ELI). 7 Things you should know about flipped classrooms. 2012. [cited 2016 Oct 19]. Available from:
10 Domínguez LC, Veja NV, Espitia EL, Sanabria AE, Corso C, Serna AM, et al. Impacto de la estrategia de aula invertida en el ambiente de aprendizaje en cirugía: una comparación con la clase magistral. Biomédica [Internet]. 2015; [cited 2017 Oct 10]; 35:513-21. Available from:
11 Rui Z, Lian-Rui X, Rong-Zheng Y, Jing Z, Xue-Hong W, Chuan Z. Friend or Foe? Flipped Classroom for Undergraduate Electrocardiogram Learning: a Randomized Controlled Study. BMC Med Educ [Internet]. 2017 Mar; [cited 2017 Oct 10]; 17(1):53. Available from:
12 Novak GM. Just-in-time teaching. New Dir Teach Learn [Internet]. 2011; [cited 2016 Dec 5]; 128:63-73. Available from:
13 Schuller MC, DaRosa DA, Crandall ML. Using just-in-time teaching and peer instruction in a residency program's core curriculum: enhancing satisfaction, engagement, and retention. Acad Med [Internet]. 2015 Mar; [cited 2017 Oct 10]; 90(3):384-91. Available from:
14 Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Saúde. Faculdade de Enfermagem . Projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem. Belém: UFPA; 2008.
15 Rodrigues CCFM, Carvalho DPSRP, Salvador PTCO, Medeiros SM, Menezes RMP, Ferreira Júnior MA, et al. Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul. Esc Anna Nery [Internet]. 2016; [cited 2016 Dec 5]; 20(2):384-9. Available from:
16 Ministério da Educação (BR). Relatório de Área ENADE 2013: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Enfermagem. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2013.
17 Menegaz JC, Backes VMS. Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos. Esc Anna Nery [Internet]. 2016; [cited 2016 Dec 5]; 20(2):268-74. Available from:
18 Sayer R, Marshman E, Singh C. Case study evaluating Just-In-Time Teaching and Peer Instruction using clickers in a quantum mechanics course. Phys Rev Phys Educ Res [Internet]. 2016 Jul/Dec; [cited 2016 Dec 5]; 12(2):020133. Available from:
Submetido em:
20/10/2017
Aceito em:
08/02/2018