Supervised Curricular Internship and the development of management skills: a perception of graduates, undergraduates, and professors
Práctica Curricular Supervisada y desarrollo de competencias gerenciales: visión de egresados, estudiantes de pregrado y docentes
Estágio Curricular Supervisionado e o desenvolvimento das competências gerenciais: a visão de egressos, graduandos e docentes
Jorge Luiz Rigobello; Andrea Bernardes; André Almeida de Moura; Ariane Cristina Barboza Zanetti; Wilza Carla Spiri; Carmen Silvia Gabriel
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Analisar a percepção dos egressos, concluintes e docentes acerca do processo de ensino-aprendizagem do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) dos Cursos de Graduação em Enfermagem e à luz do desenvolvimento das competências gerenciais.
Método: Estudo qualitativo baseado na análise de conteúdo de Mayan advindo de um questionário de perguntas objetivas e discursiva que avaliou a percepção de 87 discentes, 280 egressos e 48 docentes de duas universidades paulistas.
Resultados: Emergiram quatro categorias temáticas acerca desse processo e do desenvolvimento das competências gerenciais, evidenciando: o papel fundamental do enfermeiro supervisor no ECS; a necessidade de maior presença dos docentes; quanto às competências gerenciais, os sujeitos enfatizaram liderança, gestão de recursos e desempenho das funções burocráticas como essenciais.
Considerações finais: O ECS constitui um ambiente propício ao aprendizado da profissão e desenvolvimento de competências gerenciais, entretanto, faz-se necessário maior articulação entre as instituições de ensino e locais da prática do ECS.
Palavras-chave
References
1 Lima TC, Paixão FRC, Cândido EC, Campos CJG, Ceolim MF. Supervised curricular internship: analysis of the students' experience. Rev Bras Enferm [Internet]. 2014 Jan/Feb; [cited 2017 Aug 17]; 67(1):133-40. Available from:
2 Buriolla MAF. O estágio supervisionado. 6th ed. São Paulo: Cortez; 2009. 182p.
3 Evangelista DL, Ivo OP. Contribuições do estágio supervisionado para a formação do profissional de enfermagem: expectativas e desafios. Rev Enferm Contemp [Internet]. 2014 Dec; [cited 2017 Aug 18]; 3(2):123-30. Available from:
4 Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 3, de 07 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. [Internet]. 2001 [cited 2017 Aug 18]. Available from:
5 Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer Nº 213/2008, de 09 de outubro de 2008. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial. [Internet]. 2008 [cited 2017 Aug 18]. Available from:
6 Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 4, de 6 de abril de 2009. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial. [Internet]. 2009 [cited 2017 Aug 18]. Available from:
7 Benito GAV, Tristão KM, Paula ACSF, Santos MA, Ataide LJ, Lima RCD. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 Jan/Feb; [cited 2017 Sep 24]; 65(1):172-8. Available from:
8 Colliselli L, Tombini LHT, Leba ME, Reibnitz KS. Estágio curricular supervisionado: diversificando cenários e fortalecendo a interação ensino-serviço. Rev Bras Enferm [Internet]. 2009 Nov/Dec; [cited 2017 Aug 17]; 62(6):932-7. Available from:
9 Marran AL, Lima PG. Estágio curricular supervisionado no ensino superior brasileiro: algumas reflexões. Rev e-Curriculum [Internet]. 2011; [cited 2017 Aug 17]; 7(2):1-19. Available from:
10 Tavares CMM, Rodrigues LMS. Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem. Rev Rene [Internet]. 2012; [cited 2017 Sep 24]; 13(5):1075-83. Available from:
11 Ito EE, Takahashi RT. Percepções dos enfermeiros de campo sobre o estágio curricular da graduação de enfermagem realizados em sua unidade de trabalho. Rev da Esc Enferm da USP [Internet]. 2005 Mar; [cited 2017 Sep 24]; 39(1):109-10. Available from:
12 Rossi NF, Fortuna CM, Matumoto S, Marciano FM, Silva JB, Silva JS. As narrativas de estudantes de enfermagem nos portfólios do Estágio Curricular Supervisionado. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2014 Jul/Sep; [cited 2017 Sep 24]; 16(3):566-74. Available from:
13 Higarashi IH, Nale N. O estágio supervisionado de enfermagem em hospitais como espaço de ensino-aprendizagem: uma avaliação. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2006 Dec; [cited 2017 Aug 19]; 5(Suppl):65-70. Available from:
14 Marchioro D, Ceratto PC, Bitencourt JVOV, Martini JG, Silva Filho CC, Silva TG. Estágio curricular supervisionado: relato dos desafios encontrados pelos (as) estudantes. Arq Ciênc Saúde UNIPAR [Internet]. 2017 May/Aug; [cited 2017 Sep 24]; 21(2):119-22. Available from:
15 Mayan MJ. Essentials of qualitative inquiry. 2nd ed. Walnut Creek: Left Coast Press; 2016. 192 p.
16 Cavalcante RB, Calixto P, Pinheiro MMK. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Infor Soc Est [Internet]. 2014 Jan/Apr; [cited 2017 Sep 24]; 24(1):13-8. Available from:
17 Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11ª ed. São Paulo: Hucitec; 2012. 408 p.
18 Barison RG. A avaliação como prática docente em estágio supervisionado em enfermagem. Terra Cult [Internet]. 2002; [cited 2017 Sep 24]; 18(35):101-20. Available from:
19 Peres AM, Ezeagu TNM, Sade PMC, Souza PB, Gómez-Torres D. Mapeamento de competências: GAPS identificados na formação gerencial do enfermeiro. Texto Context Enferm [Internet]. 2017; [cited 2017 Sep 24]; 26(2):e06250015. Available from:
20 Kikuchi EM, Guariente MHDM. Currículo integrado: a experiência do curso de enfermagem da UES. 2ª ed. Londrina: UEL; 2014. 314 p.
21 Meira MDD, Kurcgant P. Educação em enfermagem: avaliação da formação por egressos, empregadores e docentes. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 Jan/Feb; [cited 2017 Aug 18]; 69(1):16-22. Available from:
22 Pimentel EC, Vasconcelos MVL, Rodarte RS, Pedrosa CMS, Pimentel FSC. Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde. Rev Bras Educ Med [Internet]. 2015 Jul/Sep; [cited 2017 Sep 24]; 39(3):352-8. Available from:
23 Leal LA, Camelo SHH, Santos FC. O docente de administração em enfermagem: formação e competências profissionais. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2017 Jun; [cited 2017 Sep 24]; 11(6):2329-38. Available from:
24 Lucchese R, Vera I, Pereira WR. As políticas públicas de saúde - SUS - como referência para o processo ensino-aprendizagem do enfermeiro. Rev Eletr Enferm [Internet]. 2010; [cited 2017 Sep 24]; 12(3):562-6. Available from:
25 Martins REMW. O estágio na licenciatura em geografia como um espaço de formação compartilhada. Bol Goia Geogr (Online) [Internet]. 2015 May/Aug; [cited 2017 Sep 24]; 35(2):237-53. Available from:
26 Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC, Prado PMC. Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde. Rev Bras Enferm [Internet]. 2009 Jan/Feb; [cited 2017 Sep 24]; 62(1):86-91. Available from:
27 Moura AA, Bernardes A, Balsanelli AP, Zanetti ACB, Gabriel CS. Leadership and nursing work satisfaction: an integrative review. Acta Paul Enferm [Internet]. 2017 Jul/Aug; [cited 2017 Dec 5]; 30(4):442-50. Available from:
28 Caveião C, Zagonel IPS, Coelho ICM, Peres AM, Montezeli JH, Venturi KK. Students' competences with regard to Nursing Administration: an exploratory and descriptive research. Online Braz J Nurs [Internet]. 2014; [cited 2017 Sep 24]; 13(4):602-12. Available from:
29 Dellaroza MSG, Tada CN, Haddad MCL, Vannuchi MTO, Maziero VG. O ensino de gerência em enfermagem na graduação: uma revisão integrativa. Semin Ciências Biológicas e da Saúde [Internet]. 2015 Aug; [cited 2017 Sep 24]; 36(1 Supl):149-58. Available from:
Submitted date:
04/10/2017
Accepted date:
02/08/2018