Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0192
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Reflexão

Organizational strategy for the development of nurses' competences: possibilities of Continuing Education in Health

Estrategia organizacional para el desarrollo de competencias de enfermeros: posibilidades de Educación Permanente en Salud

Estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros: possibilidades de Educação Permanente em Saúde

Amanda de Lemos Mello; Lana Jocasta de Souza Brito; Marlene Gomes Terra; Silvia Henriques Camelo

Downloads: 0
Views: 5

Abstract

Objective: To reflect on Continuing Education in Health as an organizational strategy for the development of nurses' competences.

Methods: A theoretical-reflective study was performed, combining concepts from Continuing Education in Health, organizational strategy and professional competence, understood as key elements for the work of nurses in health services.

Results: To understand how to live together, individuals need to have knowledge about others, their history and traditions. When "learning how to do", they acquire broader competence to deal with unexpected situations and to facilitate team work. With regard to "learning how to be", they are encouraged to acquire autonomy and discernment on behalf of the group. If the focus is on development rather than control, there is shared interest and an integrated and strategic model for nurses' competences to be improved.

Conclusion: The development of competences in nurses is the basis for the Learning Paths as a possible operationalization of Continuing Education in Health.

Keywords

Nursing; Staff Development; Professional Competence; Strategies

Resumen

Objetivo: Reflexionar sobre Educación Permanente en Salud como estrategia organizacional para el desarrollo de competencias de enfermeros.

Método: Estudio teórico-reflexivo, de entrelazamiento de concepciones de Educación Permanente en Salud, estrategia organizacional y competencia profesional, comprendidos como elementos clave para la actuación de los enfermeros en los servicios de salud.

Resultados: Para aprender a vivir juntos, hay que existir conocimiento en relación a los demás, su historia y tradiciones. En el aprender a hacer, la persona adquiere competencia más amplia para lidiar con situaciones inesperadas y facilitar el trabajo en equipo. En aprender a ser, instiga al sujeto para adquirir autonomía y discernimiento, con enfoque en un colectivo.

Conclusión: Si el foco es en el desarrollo, hay interés conciliado y un modelo integrado y estratégico para que las competencias de los enfermeros sean desarrolladas, lo que confiere a las Rutas de Aprendizaje la posibilidad de operacionalizar la Educación Permanente en Salud.

Palabras clave

Enfermería; Desarrollo de Personal; Competência Profissional; Estratégias

Resumo

Objetivo: Refletir sobre Educação Permanente em Saúde como estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros.

Método: Estudo teórico-reflexivo, de entrelaçamento das concepções de Educação Permanente em Saúde, estratégia organizacional e competência profissional, compreendidos como elementos-chave para a atuação dos enfermeiros nos serviços de saúde.

Resultados: Para aprender a viver juntos é preciso existir conhecimento em relação aos outros, sua história e tradições. No aprender a fazer, a pessoa adquire competência mais ampla para lidar com situações inesperadas e facilitar o trabalho em equipe. Em aprender a ser instiga o sujeito para adquirir autonomia e discernimento, em prol de um coletivo.

Conclusão: Se o foco for no desenvolvimento e não no controle, há interesse conciliado e um modelo integrado e estratégico para que as competências dos enfermeiros sejam desenvolvidas. O desenvolvimento de competências nos enfermeiros embasa as Trilhas de Aprendizagem como possibilidade de operacionalizar a Educação Permanente em Saúde.

Palavras-chave

Enfermagem; Desenvolvimento de Pessoal; Competência Profissional; Estratégias

Referências

1 Salum NC, Prado ML. A educação permanente no desenvolvimento de competências dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2014 Apr/Jun; [cited 2017 Jun 11]; 23(2):301-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n2/pt_0104-0707-tce-23-02-00301.pdf

2 Santos APA, Camelo SHH, Santos FC, Leal LA, Silva BR. O enfermeiro no pós-operatório de cirurgia cardíaca: competências profissionais e estratégias da organização. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016; [cited 2016 Jun 10]; 50(3):474-81. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n3/pt_0080-6234-reeusp-50-03-0474.pdf

3 Sade PMC, Peres AM. Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro: diretriz para serviços de educação permanente. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015; [cited 2016 Jun 10]; 49(6):991-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n6/pt_0080-6234-reeusp-49-06-0991.pdf

4 Oliveira NB, Silva FVC, Assad LG. Competências do enfermeiro especialista em nefrologia. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2015 May/Jun; [cited 2017 Jun 11]; 23(3):375-80. Available from: http://www.facenf.uerj.br/v23n3/v23n3a14.pdf

5 Fracolli LA, Castro DFA. Nursing competence in the Primary Care: a focus on the humanization of the work process. Mundo Saúde [Internet]. 2012; [cited 2016 Jun 10]; 36(3):427-32. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/95/4.pdf

6 Soares MI, Camelo SHH, Resck ZMR, Terra FS. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2016 Jul/Aug; [cited 2017 Jun 14]; 69(4):676-83. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000400676&lng=en

7 Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2009. [cited 2017 Feb 20]. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf

8 Cardoso MLM, Costa PP, Costa DM, Xavier C, Souza RMP. The National Permanent Health Education Policy in Public Health Schools: reflections from practice. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2017 May; [cited 2017 May 31]; 22(5):1489-500. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232017002501489&script=sci_arttext&tlng=en

9 Fernandes FC, Cortez EA, Laprovita D, Almeida LP, Ferreira AF, Corvino MPF. Educação permanente em saúde sob a perspectiva de Agostinho de Hipona. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 May/Jun; [cited 2017 May 31]; 70(3):656-61. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000300656&lng=en

10 Sousa ATO, Formiga NS, Oliveira SHS, Costa MML, Soares MJGO. A utilização da teoria da aprendizagem significativa no ensino da Enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 Jul/Aug; [cited 2017 May 31]; 68(4):713-22. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672015000400713&script=sci_abstract&tlng=pt

11 Brasil. Resolução CNE/CES Nº. 3 de 07 de novembro de 2001 (BR). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União [Internet]. Brasília (DF). 9 Nov 2001. [cited 2017 Jun 4]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

12 Ferraz L, Vendruscolo C, Marmett S. Educação permanente na enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2014 May/Aug; [cited 2017 Jun 21]; 28(2):196-207. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/8366/8871

13 Camelo SHH, Angerami ELS. Competência profissional: a construção de conceitos, estratégias desenvolvidas pelos serviços de saúde e implicações para a enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013 Apr/Jun; [cited 2017 Jun 21]; 22(2):552-60. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n2/v22n2a34.pdf

14 Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA. Estratégias para desenvolvimento de pessoas. Brasília: Ipea; 2014. [cited 2017 Jun 21]. Available from: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/150511_estrategias_para_desenvolvimento_de_pessoas.pdf

15 Freitas IA, Brandão HP. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. In: Borges-Andrade JE, Mourão L, Abbad GS, coord. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed; 2006.

16 Delors J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO; 1998.

17 Le Boterf G. Compétence et Navigation Professionnelle. Paris: Éditions d'Organisation; 1997.

18 Fleury MTL, Fleury A. Construindo o conceito de competência. Rev Adm Contemp. [Internet]. 2001; [cited 2017 Ago 23]; 5(no.espe):183-96. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552001000500010&lng=en&nrm=iso
 


Submetido em:
30/06/2017

Aceito em:
06/11/2017

68236373a9539520084fc9c3 ean Articles

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections