Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/doi/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0003
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Research

The view of nurses about educational practices targeted at people with a stoma

La visión de los enfermeros sobre las prácticas educativas dirigidas estomizadas personas

A visão dos enfermeiros sobre as práticas educativas direcionadas as pessoas estomizadas

Vanessa Cristina Maurício; Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza; Carolina Cabral Pereira da Costa; Midian Oliveira Dias

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Abstract

Objective: To analyze the point of view of nurses in respect to educational activities aimed at social inclusion of people with ostomies.

Method: A qualitative and exploratory, interpretive and critical study based on a dialectical perspective was carried out with six nurses in a municipal rehabilitation center in Rio de Janeiro. The triangulation method was used with individual interviews, participant observation and analysis of documents. Data was analyzed using a historical and dialectical approach.

Results: The preparation of people with a stoma in relation to achieving autonomy and independence through teaching self-care was considered important by the nurses; this aspect was highlighted as the most important of all actions performed in the educational process.

Conclusions: The nurses had a humanized practice with the educational strategies used by these professionals aiming at making the educational process more dynamic, focused on practical nursing and directed toward real customer needs.

Keywords

Surgical Stomas; Nursing; Health education  

Resumen

Objetivo: Analizar los puntos de vista de las enfermeras en las actividades educativas con personas con ostomía, dirigidos a la inclusión social.

Método: Cualitativa y exploratoria, interpretativo y crítico, basado en la perspectiva dialéctica, que se celebró en un Centro de Rehabilitación Municipal, en Río de Janeiro, con seis enfermeras. Se utilizó el método de triangulación a través de entrevistas individuales, observación participante y análisis de documentos. Analizar la información desde el enfoque histórico y dialéctico.

Resultados: Las enfermeras consideran importante la preparación de las personas con estoma para el logro de la autonomía y la independencia a través de la educación de autocuidado, y pusieron de relieve este aspecto como la más importante de todas las acciones realizadas en el proceso educativo.

Conclusiones: Las enfermeras tuvieron una práctica humanizada y estrategias educativas utilizadas por estos profesionales destinadas a convertirse en el proceso educativo más dinámico, destinadas a la práctica y dirigidos a las necesidades reales de los clientes.

Palabras clave

Estomas quirúrgica; Enfermería; Educación para la salud  

Resumo

Objetivo: Analisar o ponto de vista dos enfermeiros sobre as ações educativas realizadas com as pessoas com estomia, visando à inclusão social.

Método: Pesquisa qualitativa e exploratória, interpretativa e crítica, apoiada na perspectiva dialética, realizada em um Centro Municipal de Reabilitação, do Rio de Janeiro, com seis enfermeiros. Utilizou-se a triangulação do método por meio da entrevista individual, da observação participante e da análise documental. Analisaram-se as informações a partir da abordagem histórico-dialética.

Resultados: Os enfermeiros consideraram importante o preparo das pessoas com estomia para o alcance da autonomia e independência através do ensino do autocuidado, e destacaram esse aspecto como o mais relevante entre todas as ações realizadas no processo educativo.

Conclusões: Os enfermeiros apresentavam uma prática humanizada e as estratégias educativas realizadas por estes profissionais objetivavam tornar o processo educativo mais dinâmico, voltado para a prática e direcionado às reais necessidades da clientela.

Palavras-chave

Estomas cirúrgicos; Enfermagem; Educação em saúde

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Submitted date:
03/04/2017

Accepted date:
08/06/2017

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Esc. Anna Nery

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