The process of knowledge transference: a matter concerning of teaching of psychiatric nursing
El proceso de transferencia de conocimiento: una cuestión acerca de la enseñanza de la enfermería psiquiátrica
O processo de transferência de conhecimento: uma questão sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica
Laís de Mello Santos; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Virgínia Faria Damásio Dutra; Isaura Setenta Porto
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivos: Identificar as estratégias utilizadas pelos docentes para compartilhar os conteúdos de Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental; descrever as etapas do compartilhamento de saberes à luz do processo de transferência do conhecimento.
Método: Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratório do tipo estudo de caso, realizado com seis docentes e 23 discentes, a produção dos dados se deu por entrevista semiestruturada e grupo focal. Para a análise dos dados foi utilizado o modelo SECI de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização.
Resultados: Os docentes efetuaram a socialização e a externalização, mas não deixam claro a avaliação e as estratégias de ensino-aprendizagem. A combinação foi concretizada, mas a internalização demonstrou-se inacabada, apesar de sugerir uma tentativa de alcança-la.
Conclusão: A viabilidade e a aplicabilidade do processo de transferência de conhecimento para o ensino de Enfermagem Psiquiátrica foram comprovadas.
Palavras-chave
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Submitted date:
12/02/2016
Accepted date:
02/03/2017