Learning through research: from teaching science to the sphere of nursing carea
Aprendizaje a través de la investigación: desde la enseñanza de la ciencia al campo asistencial de la enfermería
Aprender pela pesquisa: do ensino da ciência ao campo assistencial da enfermagem
Ítalo Rodolfo Silva; Joséte Luzia Leite; Maria Auxiliadora Trevizan; Isabel Amélia Costa Mendes; Thiago Privado da Silva; Silvia Maria de Sá Basílio Lins
Abstract
Keywords
Resumen
Palabras clave
Resumo
Objetivo: Compreender as conexões entre o ensino da pesquisa na graduação e os reflexos no contexto assistencial da enfermagem, a partir dos significados atribuídos por enfermeiros e estudantes universitários de enfermagem.
Método: Pesquisa qualitativa cujos referenciais teórico e metodológico foram, respectivamente, a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 16 enfermeiros e nove graduandos em enfermagem. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada.
Resultados: O estudo revelou que pontos estruturantes e mantenedores da prática científica do enfermeiro apresentam conexões com o ensino da pesquisa na graduação. Nesse processo, influenciam a transversalidade do ensino da pesquisa e as estratégias adotadas pelos professores.
Conclusão: Na enfermagem, o aprender pela pesquisa requer estratégias que contextualizem pesquisa com a realidade assistencial, de modo que o estudante perceba a ciência como elemento estruturante de sua profissão. Para tanto, a pesquisa deverá ser processual, não-linear, transversal no decurso da graduação.
Palavras-chave
Referências
1 Kahn M. A cooperação dos BRICS na ciência, tecnologia e inovação: retórica e realidades. Contexto Int [Internet]. 2015; [cited 2016 Jun 20]; 37(1):185-2013. Available from:
2 Schveitzer MC, Backes VMS, Prado ML, Lino MM, Ferraz F. Grupos de pesquisa em educação em enfermagem: linhas de pesquisa e produção científica em três regiões do Brasil. Rev Bras Enferm [Internet]. 2012 Mar/Apr; [cited 2015 Sep 12]; 65(2):332-8. Available from:
3 Carvalho V. Sobre os constructos epistemológicos nas ciências - uma contribuição para a enfermagem. In: Carvalho V, org. Para uma epistemologia da enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN; 2013. p. 259-79.
4 Backes DS, Grando MK, Gracioli MSA, Pereira ADA, Colomé JS, Gehlen LH. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2012 Sep; [cited 2015 Jan 18]; 16(3):597-602. Available from:
5 Koerich MHAL, Vieira RHG, Silva DE, Erdmann AL, Meirelles BHS. Produção tecnológica Brasileira na área de enfermagem: avanços e desafios. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2011 Dec; [cited 2014 Feb 12];32(4):736-46. Available from:
6 Demo P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas; 2015. 208 p.
7 Bachelard G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto; 1996. 316 p.
8 Scochi CGS, Munari DB, Gelbcke FL, Ferreira MA. The challenges and strategies from graduate programs innursing for the dissemination of scientific production at international journals. Esc Anna Nery [Internet]. 2014 Jan/Mar; [cited 2015 Jun 2]; 18(1):5-6. Available from:
9 Piexak DR, Balem JGT, Silveira RS, Fernandes GFM, Lunardi VL, Backes DE. A percepção de estudantes da primeira série de um curso de graduação em enfermagem acerca da pesquisa. Esc Anna Nery [Internet]. 2013 Jan/Mar; [cited 2014 Nov 8]; 17(1):68-72. Available from:
10 Pires AS, Souza NVDO, Penna LHG, Tavares KFA, D'oliveira CAFB, Almeida CM. The nursing training at the undergraduate: a integrative literature review. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2014; [cited 2014 Jun 21]; 22(5):705-11. Available from:
11 Maltagliati LV, Goldenberg P. O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual. Saúde Soc [Internet]. 2011 Apr/Jun; [cited 2014 Sep 23]; 20(2):436-46. Available from:
12 Tassigny MM, Brasil MVO. Pesquisa na graduação de administração: mediação necessária ao processo ensino-aprendizagem. Rev GUAL [Internet]. 2012 Aug; [cited 2015 May 7]; 5(2):158-73. Available from:
13 Mick J. Nurse interns' experience with participation in the evidence-basead pratice project requirement of a nursing internship Program. Nurse Educ [Internet]. 2014 Mar/Apr; [cited 2015 Mar 28]; 39(2):54-5. Available from:
14 Almeida RC, Chaves M. Empreendedorismo como escopo de diretrizes políticas da União Europeia no âmbito do ensino superior. Educ Pesqui [Internet]. 2015; [cited 2015 Sep 28]; 41(2):513-26. Available from:
15 Morin E. Ciência com consciência. 13ª ed. Rio de Janeiro: Betrand; 2010. 350 p.
16 Strauss AL, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008. 288 p.
17 Demo P. Olhar do educador e novas tecnologias. Bol Téc Senac [Internet]. 2011 Mai/Aug; [cited 2014 Aug 5]; 37(2):15-25. Available from
18 Erdmann AL, Leite JL, Nascimento KC, Lanzoni GMM. Vislumbrando a iniciação científica a partir das orientadoras de bolsistas da Enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011 Mar/Apr; [cited 2015 Jun 20]; 64(2):261-7. Available from:
19 Andrade AC, Dal Ben LW, Sanna MC. Entrepreneurship in nursing: overview of companies in the state of São Paulo. Rev Bras Enferm [Internet]. 2015 Jan/Feb; [cited 2015 Sep 14]; 68(1):40-4. Available from:
20 Tôrres JJM, Góis CWL. Organização fractal: um modelo e sugestões para gestão. Rev Ciênc Admin [Internet]. 2011 Sep/Dec; [cited 2015 Jul 10]; 17(3):593-620. Available from:
21 Rocha EMOR, Nunes BMVT. Expansão dos cursos de graduação em enfermagem: estudo no Piauí. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013 May/Jun; [cited 2014 Sep 2]; 66(3):391-98. Available from:
22 Tavares MA. Trabalho docente na universidade pública: uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico na contemporaneidade. Argumentum [Internet]. 2011 Jun/Jul; [cited 2015 Aug 5]; 3(1):238-50. Available from:
23 Féres-Carneiro T. Departamento de Psicologia da PUC-Rio: 60 anos de formação e produção de conhecimento. Psicol Clin [Internet]. 2013 Jan/Jun; [cited 2015 Aug 5]; 25(2):233-46. Available from:
24 Christensen CM, Eyring HJ. The Innovative University: Changing the DNA of Higher Education From the Inside Out. San Francisco: Jossey-Bass; 2011. 512 p.
25 Freitas PH, Colomé JS, Carpes AD, Backes DS, Beck CLC. Repercussions of the program for education through work for health (pet-health) in the training of students from the health area. Esc Anna Nery [Internet]. 2013 Jul/Aug; [cited 2015 Aug 5]; 17(3):496-504. Available from:
26 Peterson MH, Barnason S, Donnelly B, Hill K, Milley H, Riggs L, et al. Choosing the best evidence to guide clinical practice: application of AACN levels of evidence. Crit Care Nurse. [Internet]. 2014 Apr; [cited 2015 Aug 5]; 34(2):58-68. Available from:
27 Stein KF. Research: an essential (but perhaps underutilized) component to effective psychiatric mental health nursing practice. J Am Psychiatr Nusses Assoc. [Internet]. 2014 Jan/Feb; [cited 2015 Aug 5]; 20(1):29-30. Available from:
Submetido em:
06/11/2016
Aceito em:
15/03/2017