Evaluation of teacher competencies of nursing to managing educational programs for adults
Evaluación de las competencias de los profesores de enfermería para la gestión de programas educativos para adultos
Avaliação das competências dos professores de enfermagem para administrar programas educativos para adultos
Patricia Bover Draganov; Maria Cristina Sanna
Abstract
Objective: To evaluate the performance that nurses, nursing teachers, assigns itself the competencies to administer educational programs for adults.
Methods: Descriptive study, comparative, transversal and quantitative, developed with 226 nurses teachers of undergraduate courses in nursing relating to the state of Sao Paulo. Data were collected with Likert scale, launched in Excel® spreadsheet and analyzed by descriptive statistics and nonparametric tests of Wilcoxon and Friedman.
Results: The population was predominantly between 46-55 years (87/38,49%) were women (198/87, 61) and masters (180/79, 65%). Teachers considered themselves distant from competencies which hoped to achieve, how to manage programs, what requires domain policies, budgets and marketing was the list of lower performance compared to others.
Conclusion: Administer educational programs for adults is still something unexplored and little experienced by these teachers.
Keywords
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho que o enfermeiro docentede enfermagem atribui a si nas competências para administrar programas educativos para adultos.
Métodos: Estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros de cursos de graduação em enfermagem paulistanos. Os dados foram colhidos com escala de Likert, lançados em planilha Excel® e analisados por estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon e Friedman.
Resultados: A população tinha predominantemente entre 46 e 55 anos (87/38,49%), eram mulheres (198/87,61) e mestres (180/79,65%). Os professores consideraram-se distantes das competências que almejavam alcançar, como administrar programas, o que requer domínio de políticas, orçamentos e marketing, o rol de mais baixo desempenho em comparação aos demais.
Conclusão: Administrar programas educativos para adultos ainda é algo pouco explorado e pouco experenciado por esses docentes.
Palabras clave
Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho que o enfermeiro docentede enfermagem atribui a si nas competências para administrar programas educativos para adultos.
Métodos: Estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros de cursos de graduação em enfermagem paulistanos. Os dados foram colhidos com escala de Likert, lançados em planilha Excel® e analisados por estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon e Friedman.
Resultados: A população tinha predominantemente entre 46 e 55 anos (87/38,49%), eram mulheres (198/87,61) e mestres (180/79,65%). Os professores consideraram-se distantes das competências que almejavam alcançar, como administrar programas, o que requer domínio de políticas, orçamentos e marketing, o rol de mais baixo desempenho em comparação aos demais.
Conclusão: Administrar programas educativos para adultos ainda é algo pouco explorado e pouco experenciado por esses docentes.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
29/01/2013
Revisado em:
28/06/2013
Aceito em:
12/07/2013