O ensino da historia da enfermagem no Peru
History of nursing teaching in Peru
La enseñanza de la historia de enfermería en el Peru
Nelida Cantuarias Noriega; Sebastián Bustamante; Edquén María del Pilar Gómez Luján; Délia Aurora Lázaro Aranda; Yolanda Rodríguez Núnez
Resumo
Expõe-se uma aproximação do ensino da Historia de Enfermagem no Peru, contextualizada no estudo a partir da criação das primeiras Escolas, sob o modelo Nightingaleano inglês (1907) e o francês (1916). Destaca-se as tendências socioeconómicas de sua realidade, na prática assistencial e formação acadêmica. Os conteúdos de sua Historia incluem o modelo inglês universal e nacional, além de relatórios sobre a criação de escolas, grêmios e outras organizações, conteúdos sobre a celebração do Dia Internacional, Dia Nacional da Enfermagem Peruana e biografia de enfermeiras destacadas. As experiências de ensino compreendem conferências, seminários, com uma duração média de 12 horas. Reconhece-se autocríticamente que os conhecimentos fatuais e reconhecimentos institucionais ainda não são sistematizados e categorizados. Na atualidade, existe interesse das Escolas por estabelecer uma prática docente que acumule este saber.
Abstract
This study presents an approach of the History of Nursing teaching in Peru since the creation of the first schools, following the English Nightingale's (1907) and French (1916) patterns. It stands out socio-economic tendencies in this reality, affecting nursing assistance and academic education. History contents include English and national patterns, reports on the creation of schools, associations and other organizations, International and Peruvian Nursing Day celebrations and out standing nurses' biographies. Educational experiences include conferences and seminars lasting 12 hours on average. It is recognized that the knowledge of facts and institutions is not even systematized and categorized. Nowadays, schools are interested in establishing a teaching practice that combines this knowledge.
Resumen
Se ha expuesto una aproximación a la ensenanza de la Historia de Enfermería en Peru, contextualizada en el estudio a partir de la creación de las primeras Escuelas, bajo el modelo Níghtingeliano inglés (1907) y el francés (1916). Se ha destacado las tendencias socioeconómicas y políticas de su realidad, en la práctica asistencial y formación académica. Los contenidos de su Historia incluyen el modelo inglés universal y nacional, además de crónicas sobre la creación de: Escuelas, gremios y otras organizaciones, contenidos sobre la celebración del Día Internacional, Día Nacional de la Enfermería Peruana y biografía de enfermeras destacadas. Las experiencias de ensenanza abarcan conferencias, seminarios, con una duración media de 12 horas. Se ha reconocido autocríticamente que los conocimientos factuales y reconocimientos institucionales aún no son sistematizados y categorizados. Actualmente existe interés de las Escuelas por establecer una práctica docente que acumule este saber.