Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
https://app.periodikos.com.br/journal/ean/article/6829e401a953951c9408a524
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
Articles

O ensino de história da enfermagem e o resgate da memória: panorama nos cursos de enfermagem da região nordeste

History of nursing teaching and memory rescue: a survey of nursing courses in the north-east of Brazil

La ensenanza de historia de la enfermería y el rescate de la memoria: el panorama en los cursos de enfermería de la región nordeste

Lídya Tolstenko Nogueira

Downloads: 0
Views: 1

Resumo

E apresentado o panorama do ensino de História da Enfermagem nos Cursos de Enfermagem localizados na Região Nordeste do Brasil e os empreendimentos de seus docentes para a preservação da memória da enfermagem local. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, cujas fontes de dados foram os depoimentos de 14 docentes envolvidos com o ensino de História da Enfermagem, obtidos mediante entrevista semi-estruturada. Destacam-se as singularidades e avanços no processo de ensinar História da Enfermagem, a diversidade de conteúdos e estratégias pedagógicas adotadas na Região. Quanto aos documentos históricos de enfermagem, foram mencionadas práticas desiguais, oscilando entre a preservação em arquivo público, a guarda em condições precárias e o descarte, que comprometem a memória da enfermagem e a criação de fontes primárias de pesquisa. O estudo apontou ainda, as experiências de resgate da memória da enfermagem, impulsionadas, na maioria das vezes, pelo ensino de pós-graduação.

Abstract

The study presents a survey of History of Nursing teaching in the nursing courses in the north-east of Brazil and the teachers'efforts to preserve nursing memory. It is a descriptive and qualitative study. Data was collected during semi-structured interviews with 14 History of Nursing teachers. It shows the singularities and the development of the History of Nursing teaching process and the diversity of contents and pedagogical strategies adopted in the region. Historical documents were stored in different ways: in public archives or under precarious conditions or even discarded, damaging nursing documentary and the creation of primary sources. The study pointed out experiences to preserve nursing documentary, carried out mostly by graduate programmes.

6829e401a953951c9408a524 ean Articles
Links & Downloads

Esc. Anna Nery

Share this page
Page Sections